A bipolaridade é um transtorno psicológico e, como tal, apenas um profissional especializado pode confirmar esse diagnóstico. Contudo, essa palavra acabou se tornando uma expressão para definir pessoas instáveis, que mudam de humor com rapidez. Nesse sentido, se tem dúvidas sobre como lidar com chefe bipolar, a fim de ter um relacionamento positivo com ele, este artigo é perfeito para você. Continue lendo para saber como vencer esse desafio e aprender muito com ele.

O Que é um Chefe Bipolar?

Dentro do contexto profissional, o chefe bipolar é aquele do tipo imprevisível, que em um momento se mostra amável e gentil e no outro te critica na frente de todos os colegas, sem o menor cuidado. É como se existissem várias pessoas dentro de uma só, e você nunca sabe qual irá aparecer no dia seguinte. Nesses casos, a figura do líder, que deveria servir como apoio e incentivo aos colaboradores da empresa, se torna um sinônimo de medo e insegurança.

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Os seres humanos costumam adaptar a forma com a qual lidam com cada pessoa de acordo com o que “leem” ao observá-la. Assim, se define se é necessário ser mais formal ou informal com alguém. No caso do chefe bipolar, essa leitura se torna confusa, já que a cada momento se mostra de uma maneira distinta, o que compromete a qualidade do relacionamento interpessoal e a confiança dos funcionários em relação a ele.

7 Dicas de Como Lidar Com Chefe Bipolar de Maneira Positiva

Caso esteja passando por essa situação e tenha um chefe bipolar, acalme-se. Existem formas positivas de lidar com ele e, assim, melhorar o relacionamento de vocês. Lembre-se que é importante sempre começar em si a mudança que deseja ver nas outras pessoas, pois a forma com a qual lidamos com elas também influencia na maneira com a qual elas agem em relação a nós. Nesse sentido, coloque as dicas a seguir em prática e faça a sua parte.

1 – Entenda Que Você Não é o Problema

A primeira coisa a se considerar para melhorar o relacionamento com um indivíduo imprevisível é que você não é o problema. Dessa maneira, quando seu chefe fala de forma ríspida ou, até mesmo, grosseira contigo, está dizendo mais sobre ele mesmo do que qualquer outra coisa. Por isso, evite tomar aquilo para si e jamais leve para o pessoal.

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Concentre-se em dar o seu melhor, ser produtivo, cumprir com todas as suas obrigações e, principalmente, se conscientizar em relação ao seu valor como pessoa e profissional. Assim, o que os outros disserem deixará de te afetar, porque saberá reconhecer suas qualidades e pontos de melhoria por si mesmo.

2 – Descubra os Padrões de Comportamento Dele

Mesmo no caso de pessoas imprevisíveis, é possível entender como o temperamento delas funciona. Para isso, é necessário observar o seu chefe, com o intuito de identificar quais são os momentos em que as explosões dele costumam aparecer. É logo pela manhã ou após o almoço que ele se mostra mais irritado? Coincide de ter alguma reunião da diretoria marcada no mesmo dia? Se atentar a esses detalhes irá te ajudar a entender quais são os padrões de comportamento dele e usar isso de maneira inteligente.

3 – Escolha Bem os Momentos Para Interagir

Com as informações sobre os padrões de comportamento do seu chefe em mãos, ficará mais fácil encontrar melhores oportunidades de conversar com ele, pois saberá quando existem maiores chances de o encontrar de bom ou mau humor. Então, poderá definir estratégias de como lidar com cada tipo de temperamento ou deixá-lo espairecer antes de tentar qualquer tipo de interação. Lembre-se que conhecimento é poder, portanto use isso ao seu favor e verá como as coisas ficarão melhores no seu ambiente de trabalho.

4 – Mantenha a Calma

Se o seu chefe tiver um ataque de fúria e começar a gritar com você, por mais desafiante que isso pareça, mantenha a calma. Querer pagar na mesma moeda e falar com ele no mesmo tom apenas irá fazer com que os ânimos se exaltem ainda mais, deixando a situação mais delicada.

No calor do momento, os riscos de você dizer algo do qual venha a se arrepender no futuro são muito grandes. Dessa forma, prefira respirar fundo, ter alguns minutos sozinho, se possível, e, então, decidir qual é a melhor atitude que pode tomar, se é relevar ou informar o ocorrido ao setor de Recursos Humanos, por exemplo.

5 – Seja Gentil

Boas doses de gentileza são bastante poderosas para neutralizar a fúria de uma pessoa. Portanto, quando perceber que o seu chefe está à beira de um ataque, direcionar palavras gentis de gratidão, ou mesmo com um pedido de desculpas, pode ser uma ótima tática para apaziguar o vulcão que há dentro dele e que está pronto para entrar em erupção. Mas, claro, é fundamental que sejam palavras verdadeiras, para que não soe como puxa-saquismo e sim como um desejo genuíno de dizer algo positivo.

6 – Dê Atenção às Palavras e Ignore o Tom de Voz

Muitos indivíduos possuem uma maneira exaltada de se expressarem. Dessa maneira, uma frase normal se transforma em uma verdadeira ameaça quando sai de suas bocas. Sugiro que comece a observar se é esse o caso do seu chefe, pois, talvez, ele apenas tenha uma forma, digamos, diferenciada de se expressar. Então, da próxima vez que começar a se sentir ameaçado com uma fala dele, experimente ouvir apenas as palavras, ignorando o tom de voz utilizado.

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7 – Se Necessário, Relate o Problema ao RH

Caso todas as dicas anteriores não surtam efeito, a situação passe dos limites e comece a comprometer o seu bem-estar e produtividade, evite sofrer calado. Comunique o setor de Recursos Humanos da empresa em que trabalha para que as medidas cabíveis sejam tomadas. Assim, os responsáveis poderão analisar o caso e identificar qual é a melhor solução, se é oferecer algum tipo de treinamento de liderança ao chefe, ter uma conversa com ele ou mesmo afastá-lo do cargo. Todo profissional tem o direito de ser tratado com respeito por todos dentro da organização, inclusive você.

Espero que as dicas que compartilhei te ajudem a passar por essa situação que é desafiadora, mas que pode ter muito a te ensinar. Nesse sentido, ao invés de se lamentar por ter um chefe imprevisível, aproveite a oportunidade para aperfeiçoar suas habilidades interpessoais. Lembre-se que tudo pode ter o seu lado positivo, basta que saiba enxergá-lo e valorizá-lo!

 

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