As amizades são extremamente importantes na vida de qualquer indivíduo. Os amigos são aqueles que apoiam, orientam e nos dão a oportunidade de tornarmos pessoas melhores. Entretanto, nem sempre aqueles que se aproximam têm boas intenções, por isso, é necessário aprender como lidar com amigos falsos e evitar que nos prejudiquem com atitudes nocivas e movidas pela inveja.

Construa relações cada vez melhores e mais saudáveis!
Clique aqui e acesse meu desafio “Detox da Mente”!

Como Identificar um Amigo Falso?

Em primeiro lugar, é importante identificar se a pessoa realmente está agindo com falsidade. Para isso, comece a observá-la se atentando para os seguintes sinais.

Aproximação: como você se tornaram amigos? Já se conheciam ou foi algo instantâneo? Pode acontecer de duas pessoas sentirem uma identificação imediata, contudo, tenha cuidado quando alguém se aproximar com muita rapidez e logo demonstrar intimidade. As amizades verdadeiras costumam acontecer aos poucos, por meio de uma aproximação gradativa, até que se construa um laço.

Alegria e Tristeza: essa pessoa costuma estar ao seu lado tanto em momentos felizes quanto tristes? Procura você apenas quando precisa de algo? Apenas ao se atentar para esse detalhe será possível identificar se você tem um amigo verdadeiro ou não.

Outras Pessoas: como seu amigo se comporta em relação às outras pessoas com as quais convive? Está sempre colocando defeitos, falando mal e envolvido em fofocas? Se sim, são grandes de que haja da mesma maneira com você, então fique atento.

PSC

Incentivo: os verdadeiros amigos são aqueles que incentivam e desejam sempre o bem daqueles que gostam. Entretanto, os falsos estão sempre colocando defeitos e desanimando a outra pessoa, colocando-a para baixo. Há, ainda, aqueles que concordam com tudo o que você faça, mesmo que saiba que não é o certo. Isso, também, não é positivo, porque a sinceridade é um dos pilares de uma amizade verdadeira.

Ao observar esses pontos será possível identificar se a sua amizade é algo bom e que agrega à sua vida ou que apenas te coloca para baixo. Se for a segunda opção, veja dicas de como lidar com essa situação.

Dicas de Como Lidar Com Amigos Falsos

Seria muito bom se pudéssemos eliminar de uma vez todas as pessoas falsas do nosso convívio. Entretanto, nem sempre é possível, pois podem se tratar de familiares, colegas de trabalho ou ter outros tipos de laços que são difíceis de romper. O que você pode fazer é impor limites na relação, não se deixar influenciar pelo que elas dizem e nem dar espaço para que interviram na sua vida.

Evite Falar Sobre a Sua Vida

Os indivíduos falsos costumam sentir inveja, que é um sentimento altamente nocivo e os levam a agir de forma negativa. Então, o ideal é que evite a falar a respeito da sua vida, assuntos pessoais e deixe-o saber apenas o necessário e o que for inevitável. Relacionamentos, posses e conquistas profissionais estão entre os maiores motivos de inveja, então guarde para si ou prefira compartilhar apenas com os amigos que tem a certeza de que são verdadeiros e irão se alegrar com sua felicidade.

Não Dê o Troco

Muitas pessoas acham que quando alguém faz algo errado com elas devem dar o troco, pagar na mesma moeda. Saiba que essa atitude não é nada construtiva e apenas servirá para alimentar ainda mais o mau, então faça diferente e retribua com o bem. Lembre-se que cada um dá aquilo que tem dentro de si, então, pense nisso antes de agir de forma vingativa em relação ao falso amigo. Deixe que a vida se encarregue de ensiná-lo o que ele precisa aprender.

Reflita Sobre o Amigo em Questão

Cada indivíduo tem uma razão para ter as atitudes que tem. Não se trata de uma justificativa para os erros, mas sim uma motivação que os leva a agir de tal forma. Nesse sentido, procure refletir sobre a vida desse amigo, suas dificuldades, inseguranças e carências. Por meio das atitudes dele é possível identificar muitas razões para o seu comportamento.

Pode ser que ele aja assim por algum tipo de frustração com a própria vida ou qualquer outro problema ou trauma do passado que não foi curado. Através do entendimento, você conseguirá lidar melhor com a situação, sem se deixar levar por sentimentos negativos, como a raiva e o rancor, que apenas irão te fazer mal.

Seja um Exemplo Positivo

A melhor maneira de combater a falsidade e outros sentimentos negativos é sendo um exemplo do contrário que o falso amigo demonstra ser. Então, se ele está sempre falando mal de outras pessoas e colocando defeito nelas, faça diferente e evite dar espaço para que continue. Com o tempo, pode ser que pare de apresentar esse comportamento, já que não tem incentivos para continuar

Quando essa pessoa fizer algo positivo, elogie, e, assim, estará incentivando-a a evoluir. Talvez, você consiga promover alguma mudança no comportamento dela, talvez não, mas o importante é que terá feito a sua parte e que plantou uma semente do bem. Mesmo que demore, pode ser que o seu exemplo, algum dia, faça sentido para ela.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Não Se Culpe Por Ter Acreditado

Muitas pessoas levam anos para perceber que o amigo que tanto consideravam não estava sendo verdadeiro. Se isso acontecer com você, evite se culpar, pois não fez nada de errado. Saiba que os indivíduos falsos costumam ser manipuladores e, com isso, conseguem enganar os outros com facilidade. Além disso, não há razões para se culpar pelos erros alheios e por ser uma pessoa boa e que acredita no próximo.

Transforme a decepção e a experiência negativa em lições, para que aprenda a identificar quando alguém se aproximar de você com segundas intenções. Contudo, não permita que o ocorrido crie crenças limitantes em sua mente, te impedindo de acreditar em outras pessoas novamente. As amizades são fundamentais em nossas vidas e não é porque um agiu com falsidade que todos os outros seguirão o mesmo padrão.

Valorize os seus bons amigos, aqueles que estão ao seu lado em todos os momentos e que são sinceros e leais. Em relação aos falsos, evite guardar rancor e espalhe sempre luz por onde for e, claro, seja sempre um amigo leal também.

Copyright: 552708262 – https://www.shutterstock.com/pt/g/antonioguillem