Voltar

Como juntar dinheiro? E Como Economizar Dinheiro Ganhando Pouco?

Publicado em | 0 comentários

Zimmytsw/ Shutterstock Aprenda a poupar e tenha dinheiro para realizar seus sonhos

Essa é aquela famosa pergunta que não quer calar, especialmente em tempos de crise, quando o custo de vida se eleva inversamente aos ganhos financeiros. No entanto, justamente em cenários assim que a atitude mais sensata é poupar dinheiro para contar com um bom orçamento quando precisar.

Antes de tentar começar a economizar, é importante vencer a crença limitante de que é difícil guardar dinheiro. Reflita – será que você não está gastando demais? Será que pode abrir mão de alguns supérfluos? Será que seu dinheiro não está apenas sendo mal aplicado?

Também é preciso identificar se a fonte dos gastos excedentes não é proveniente de problemas de ansiedade ou baixa autoestima. Muitas vezes, o ato de comprar, é usado para suprir carências afetivas e emocionais, e quando o problema não é identificado e tratado, pode resultar em compulsão e gerar sérios problemas financeiros. Isso, em longo prazo, vira uma verdadeira bola de neve.

Ainda que este não seja o seu caso, se o objetivo é economizar, é essencial desenvolver um planejamento financeiro e trabalhar com metas e objetivos realistas. Se, por exemplo, você deseja fazer uma viagem de férias, adapte esse projeto à sua realidade e comece, desde já, a cortar despesas desnecessárias.

Como Economizar e Juntar Dinheiro Ganhando Pouco?

© Depositphotos.com / leungchopan

A forma como você enxerga o mundo impacta diretamente em sua saúde financeira.

Entretanto, como juntar dinheiro ganhando pouco? Por mais difícil que possa parecer, cortando alguns custos, é possível fazer uma poupança e acumular algum rendimento. Para saber como economizar, o primeiro passo é identificar todas as suas fontes de despesas e colocá-las numa planilha.

Inclua todas as suas despesas, desde as contas fixas (cartões, mensalidades, combustível, alimentação) àqueles gastos com lazer, lanches na rua, estacionamento, salão e balada, por exemplo. Ao fazer esse mapeamento, você terá condições de visualizar para onde está indo o seu dinheiro, reavaliar e cortar gastos e adaptar sua renda ao seu objetivo de poupar.

Considerando que o problema pode ser não o quanto você ganha, mas como está gastando, o planejamento o ajudará a identificar exatamente qual o seu estado financeiro atual e o que pode fazer para chegar aonde quer.

Se o salário realmente estiver curto demais em relação às suas necessidades, avalie se não é hora de buscar uma remuneração compatível com seus anseios de vida. Outra opção é investir em uma fonte de renda alternativa, por meio de um trabalho que você possa fazer nas horas vagas.

Viu como é possível economizar? Tudo depende do modo como você se relaciona com o dinheiro. Faça-o trabalhar a seu favor e não o contrário. Busque frear dívidas supérfluas e guardar de 20% a 30% de sua renda mensal.

Por mais que agora você tenha que abrir mão de algumas coisas, mais para frente você verá que vale muito a pena poupar. Economizando, você tem mais oportunidades de patrocinar seu sucesso futuro e viver momentos extraordinários.

Gostou do artigo? Comente e compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!