Voltar

Gestão Estratégica de Pessoas: Como Implementar?

Publicado em | 0 comentários
Como Implementar uma Gestão Estratégica de Pessoas?

Rawpixel.com/Shutterstock A Gestão Estratégica de Pessoas ajuda a valorizar os profissionais e potencializar as ações da empresa

Implantar a gestão estratégica de pessoas se torna cada vez mais importante no contexto das empresas, uma vez que são os seus profissionais os responsáveis por colocar em prática suas ações e planejamentos. Por isso é essencial que a organização tenha em mente quais são suas metas e objetivos de curto, médio e longo prazo; e também qual o papel dos seus funcionários em tudo isso.

Quando a empresa está crescendo e expandido sua atuação no mercado, a gestão estratégica de pessoas compreende também o gerenciamento dos talentos, dos conhecimentos e dos resultados. O objetivo com isso é a retenção dos profissionais de destaque, uma melhor aplicação e valorização de suas habilidades, experiências e competências.

Por outro lado, quando a empresa passa por uma fase de dificuldades, a estratégia passa a ser ainda mais importante, pois requer uma atenção maior à atuação dos líderes e ao seu modo de administrar os processos e forma de liderar as pessoas.

Benefícios da Gestão Estratégica de Pessoas

  1. Alinhamento com as necessidades do negócio, objetivos e metas e desenvolvimento de uma cultura de alto desempenho das empresas, onde os profissionais ganham cada vez mais destaque e importância;
  1. Garantia que as políticas de Recursos Humanos estão sendo respeitadas e implantadas conforme planejado e atendendo de forma correta os alvos da empresa;
  1. Definição de planos de carreira e definição do ciclo de atuação dos profissionais na empresa, evidenciando cada área de trabalho onde pode atuar e desenvolver suas funções;
  1. Garantir que local ou globalmente, ou seja, na central ou nas filiais, a empresa consiga manter um padrão de qualidade coletivo ou mesmo fazer adaptações regionais do modelo de gestão e torná-lo compatíveis com as metas da empresa.
  1. Maior valorização dos profissionais, criando uma organização onde são reconhecidos e estimulados e também onde há investimentos contínuos no desenvolvimento do capital humano. Isso proporciona maior qualidade de vida no trabalho, maior retenção dos talentos e resultados extraordinários.

Para implementar estes e os demais benefícios da gestão estratégica de pessoas, a empresa deve incluir em sua estratégia de gestão do negócio as ações pertinentes à gestão de pessoas, definir quem são os responsáveis por estas tarefas e quais serão as ferramentas, métodos e também os indicações de resultados e performance.

Na prática, isso representa uma maior valorização do capital humano, desenvolvimento dos profissionais e uma maior organização empresarial. Isso dá a ele um papel importante nas transformações e desenvolvimentos que a organização busca para seu presente e futuro e aumenta sua satisfação.

Por tudo isso, podemos dizer que no modelo de gestão estratégica de pessoas ganham os funcionários, líderes e toda a empresa de modo geral. Por isso, para impulsionar ainda mais suas possibilidades e acelerar os resultados, muitas empresas estão investindo em Coaching para potencializar a e alavancar ainda mais os resultados dos seus profissionais.

Faça o mesmo, leve todos os benefícios desta fantástica metodologia para sua organização, invista na Formação Professional & Self Coaching – PSC; e ouse levar sua empresa a ir cada vez mais além.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!