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Como Implementar uma Boa Pós-Venda?

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Ivelin Radkov/Shutterstock Um bom Pós-venda ajuda a empresa a melhorar seus processos, corrigir falhas e conquistar a satisfação de seus clientes 

Se antes, o foco do processo de vendas era apenas vender e bater as metas, hoje este comportamento errático não sustenta mais nenhuma empresa. Digo isso porque além de buscar atrair compradores, as organizações devem investir em criar um excelente pós-venda, para assim, fidelizar seus clientes.

Pós-venda, é um conceito de Marketing, que instrui sobre a importância da empresa avaliar a satisfação do consumidor em relação ao produto ou serviço por ele adquirido. Deve ser iniciado logo após o cliente fazer sua aquisição.

Estes feedbacks são extremamente importantes para as organizações, pois é por meio deles, que elas podem atestar a efetividade da venda, ouvir o cliente e melhorar os processos e produtos, que por ventura, tenham sido falhos.

Quando a empresa mostra seu compromisso com a opinião dos seus clientes, da mesma forma ela deixa claro que está aberta a críticas e empenhada em evoluir continuamente. Além disso, o pós-venda também é uma oportunidade de receber elogios, reconhecimento pelo trabalho bem feito e de atestar a satisfação do cliente.

Dicas para Fazer um Bom Pós-Venda

Faça Direito: Fazer pós-venda não é apenas ligar para o consumidor no dia seguinte, perguntar sua opinião e cadastrá-la num banco de dados. Prepare seus profissionais para fazer um trabalho assertivo e para colher informações que realmente permitam a empresa corrigir falhas e evoluir no atendimento ao cliente.

Resolva o Problema: Se no pós-venda foi constatado um problema, a empresa deve, imediatamente, buscar resolvê-lo da melhor maneira possível. Isso é importante para minimizar perdas e danos, evitar desgastes, crises nas redes socais e denúncias em sites de reclamação e garantir que os clientes fiquem satisfeitos.

Nunca Terceirize o Problema: O problema do cliente é o seu problema e não do seu fornecedor ou parceiro. Ter esta consciência é essencial porque muitas empresas simplesmente abandonam o comprador, após a compra, e o deixam sem nenhum auxílio quando tem um problema com um produto ou serviço adquirido nela. Então, faça tudo que for possível para ajudar e comprometa-se com o sucesso do seu cliente.

Valorize os Feedbacks: Logicamente nenhuma empresa deseja ser criticada, porém, nos casos onde isso acontece de forma justa e honesta, com certeza, todos os feedbacks são oportunidades de melhoria. Por isso, tanto as críticas como as sugestões devem ser estudadas e aproveitadas no crescimento da organização, pois muitas vezes o cliente vê coisas que ninguém mais percebeu.

Fique atento a estas dicas, procure melhorar continuamente seus processos internos e garantir a satisfação dos seus clientes. Esta postura e comportamento empresarial assertiva e diferenciada, mostra respeito à opinião do consumidor um dos elementos mais importantes para o crescimento das empresas.

Gostou do texto? Aproveite e compartilhe abaixo sua opinião sobre pós-venda e replique estes conhecimentos em suas redes sociais!

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