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Como Implementar Gestão por Processos

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Everything Possible/Shutterstock A Gestão por Processos organiza o trabalho e confere aos profissionais maior assertividade em suas tarefas

Toda empresa que deseja crescer, ganhar espaço no mercado e a preferência de seus clientes deve investir em ações assertivas e planejadas, que proporcionem sua melhoria contínua. Neste contexto, a Gestão por Processos visa reavaliar, aprimorar e padronizar todos os processos de trabalho e trazer uma visão sistêmica da organização para a própria organização.

Na prática, auxilia numa melhor integração das atividades e setores, envolvendo todos os profissionais, independente de seu nível hierárquico ou departamento. Ao implementar processos padronizados para a realização das demandas, o trabalho se torna mais organizado e objetivo, pois o colaborador recebe orientações e treinamento prévio sobre como realizá-lo.

Assim, independente de quem vá executar a tarefa, o resultado final deverá ser sempre o mesmo objetivado. Para que isso ocorra, o profissional deve respeitar e seguir os procedimentos definidos pela empresa.

Deste modo, da gestão por processos é possível passar a fazer a gestão destes processos e verificar se as medidas aplicadas realmente estão surtindo os efeitos desejados. Para isso, os gestores e colaboradores devem estar atentos à forma de realizar o trabalho e evitar que erros prejudiquem toda a cadeia envolvida.

Benefícios da Gestão por Processos

  • Tarefas mais bem organizadas e padronizadas.
  • Maior foco na execução do trabalho.
  • Gestão do conhecimento organizacional.
  • Maior efetividade na realização das demandas.
  • Menos burocracia e mais agilidade nos processos internos.
  • Possibilidade de implantação de indicadores de desempenho.
  • Maior integração entre os profissionais envolvidos e as áreas.
  • Gestão de competências e retenção de talentos.
  • Visão sistêmica da empresa e de seus processos.

ISO 9001 e a Gestão por Processos

Garantir a perfeita execução das normas e processos, no que tange a Gestão da Qualidade é um dos principais benefícios das organizações que incluem o padrão ISO 9001, aos seus procedimentos diários de trabalho.

Falo isso, por experiência própria, pois recentemente minha empresa, o Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, depois de muito trabalho e dedicação conjunta, minha, dos demais gestores e dos nossos colaboradores, conquistou este importante selo de qualidade.

Para isso, implantamos, em todos os departamentos, diversos sistemas de gestão por processos, melhoramos procedimentos, o que além de padronizar o trabalho e, melhorar a produtividade, trouxe ainda maior engajamento a toda empresa.

Esta ação melhorou o clima organizacional, a comunicação interpessoal, aumentou o índice de efetividade nas tarefas e potencializou os resultados em todos os setores. Com isso, além de trazer melhorias importantes para o IBC, também podemos dizer que maximizamos poderosamente a qualidade dos produtos e serviços que entregamos aos nossos clientes. Maravilhoso!

Invista em Gestão por Processos, implante o padrão de qualidade ISO 9001 e ouse colher resultados extraordinários também. Ah, aproveite e compartilhe este maravilhoso artigo em suas redes sociais!

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