Se existe um profissional que não passa despercebido nas empresas, esse profissional é o líder coach. Entretanto, mesmo que os seus resultados sejam visíveis e expressivos, nem todos sabem identificar ao certo quais são as características que tornam o seu perfil tão especial.

A liderança que utiliza os princípios, ferramentas e técnicas do coaching conta com um excelente diferencial no trabalho de desenvolvimento e aprimoramento das competências e habilidades dos seus liderados. Isso se deve ao fato de que o processo potencializa o crescimento profissional e pessoal de cada indivíduo e também torna as ações e os resultados muito mais expressivos.

Mas voltemos à grande questão: como identificar um líder coach? Será que ele é realmente diferenciado? Neste artigo, você vai conferir as principais características que colocam o líder coach tão à frente dos demais líderes. Continue a leitura e confira!

1. É coach

Um líder coach, com a propriedade de quem vivenciou esse processo, utiliza as ferramentas do coaching para identificar, desenvolver e aprimorar habilidades, tanto as suas quanto as dos seus liderados. O seu intuito com isso é melhorar e mudar os relacionamentos e comportamentos dos seus colaboradores e possibilitar que todos evoluam juntos, tornando-se profissionais cada vez melhores e com resultados mais expressivos. Técnicas, ferramentas e conhecimentos de diferentes áreas são utilizados.

2. Comunica-se de forma diferenciada

Por exercitar diariamente o “ouvir na essência”, um líder coach consegue acessar as informações e intenções de seus liderados efetivamente e dialogar, de forma diferenciada, com cada colaborador. Isso não quer dizer que ele tenha um discurso para cada pessoa, mas sim que sabe se posicionar de acordo com a situação, conceder feedbacks precisos e resolver os conflitos com mais facilidade. Empatia, respeito e clareza são os diferenciais da sua relação com os liderados.

3. Faz uma gestão humanizada

Para o líder coach, os colaboradores são o capital mais importante de uma empresa, e não apenas pessoas pagas para entregar bons resultados. Para esse gestor, todo profissional merece ser respeitado e ouvido na essência, além de ter oportunidades justas de crescimento e desenvolvimento no seu trabalho.

PSC

Por esse pensamento e tratamento diferenciados, o líder coach consegue estabelecer confiança, formar equipes mais coesas e participativas, conscientizar sobre a importância do respeito mútuo, além de conhecer os anseios profissionais de cada um, estando mais próximo de todos e fazendo uma gestão menos engessada.

4. Inspira as pessoas

As conquistas profissionais, o caráter reto, a maneira justa de se posicionar, a forma de se comunicar e se relacionar com as pessoas, o modo de resolver os problemas, a maneira de compartilhar os seus conhecimentos e de conceder os feedbacks, o ato de buscar aprimoramento e desenvolver os seus liderados: esses são apenas alguns dos fatores que fazem com que o líder coach seja um líder inspirador e destaque-se nas empresas. Ele dá o exemplo e age como espera que os seus liderados ajam.

5. Faz das dificuldades oportunidades

Enquanto para a maioria um problema é sinônimo de caos, para o líder coach é uma oportunidade real de ousar ir além e evoluir um pouco mais. Com isso, esse líder consegue mostrar inteligência emocional para dirimir qualquer foco de insegurança e desmotivação na sua equipe e mantê-la, mesmo nos momentos difíceis, motivada e produtiva. Ele tem elevada inteligência emocional e age no sentido de desenvolver essa mesma propriedade em todos os membros da sua equipe.

6. Não conhece a zona de conforto

Um líder coach sabe que o mercado está em constante evolução e que é preciso estar atento para acompanhar as suas mudanças e novas demandas. Por isso, estagnação e zona de conforto são termos que não existem no seu dicionário. Para ele, empresas e profissionais devem sempre buscar evoluir, desenvolver novas ideias, melhorar os seus processos, realizar novos projetos, antecipar tendências e se preparar para o futuro. Assim, ele estimula a inovação, a tempestade de ideias e a criatividade.

7. Sabe explorar os seus diferenciais

Um líder coach conhece muito bem os seus pontos fortes e as características que o diferenciam dos demais gestores. Por isso, busca, de forma contínua, aprimorar as suas habilidades e competências, no intuito de aprimorar a sua gestão como líder, melhorar o seu suporte ao desenvolvimento dos liderados e, consequentemente, melhorar os resultados da empresa. Além disso, ele identifica os pontos positivos e de desenvolvimento de cada liderado, ajudando-os a evoluir em cada aspecto.

8. Compartilha o que sabe

Alguns líderes acreditam que, ao compartilhar o que sabem com os seus liderados, estarão construindo um “exército de concorrentes”. O líder coach, porém, não enxerga esse gesto como competição. Na verdade, ele acredita que, juntos, ele e a equipe conseguirão prosperar simultaneamente. Por isso, ele não tem medo de ensinar o que sabe aos seus colegas, tanto no que diz respeito às competências técnicas do setor, quanto no que se refere às competências comportamentais trabalhadas no processo de coaching.

9. Dá feedbacks construtivos

Ninguém é tão preciso e justo nos processos de avaliação de desempenho e feedback quanto o líder coach. Ele conhece as ferramentas mais adequadas para mensurar o desempenho de cada liderado e comunicar os resultados individuais da melhor maneira possível. Assim, ele reconhece os méritos de cada um, aponta os aspectos que precisam melhorar e dá sugestões práticas para que isso ocorra: leituras, cursos, treinamentos, palestras, eventos, mudanças comportamentais, e por aí vai.]

10. Age com humildade e democracia

Por fim, um traço nítido dos líderes coaches é a humildade. Eles sabem que não conseguiriam resultados tão extraordinários sozinhos e, por isso, fazem questão de valorizar a sua equipe. Reconhecem méritos em público, criticam com respeito em particular e agem com democracia. É um tipo de líder acessível, que não impõe as suas ideias, mas convence com argumentos. Além disso, sabe ouvir todas as ideias dos seus liderados, mesmo que nem todas sejam aprovadas.

E você, ser de luz, qual dessas características mais admira no líder que usa o coaching na gestão da sua liderança? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!