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Como gerenciar uma equipe de vendas e alcançar metas

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© Depositphotos.com / racorn Gerenciar uma equipe de vendas envolve preparação, planejamento, acompanhamento e conhecimento dos recursos disponíveis.

Os padrões da área comercial, bem como seus respectivos vendedores, mudaram. Isso porque o comportamento e as prioridades do consumidor também sofreram alterações: hoje em dia, quando o cliente entra em contato com a empresa, ele não quer necessariamente saber as funcionalidades, diferenciais e condições de pagamento de um produto ou serviço, uma vez que todas essas informações podem ser obtidas na internet.

Então, qual a função dos profissionais de venda atualmente? Na Era Digital, os vendedores fazem muito mais do que vender um produto, até porque o consumidor está mais entendido e crítico sobre suas escolhas. Portanto, “lábia” não é mais a qualidade de um vendedor de sucesso.

Por conta de suas novas responsabilidades, a denominação mais adequada para os funcionários do setor comercial hoje é “consultores. Sua missão é auxiliar o cliente a encontrar a melhor solução para as necessidades a serem supridas. É necessário, portanto, conhecer profundamente o que se está oferecendo para, assim, poder ser realmente efetivo nas orientações dadas ao cliente.

Veja abaixo algumas dicas de como gerenciar uma equipe de vendas e alcançar suas metas.

Conheça seu time

É fundamental saber detalhadamente quais são os recursos que você possui no que se refere a talentos. Busque mapear quais são as forças e fraquezas de sua equipe para, assim, desenvolver estratégias assertivas.

Preparação

Cada um de seus profissionais tem algumas habilidades particulares e outras que são coincidentes. Sendo assim, separe seu time por talentos em comum e propicie treinamentos voltados para as necessidades pontuais de cada grupo. Não se esqueça de dar atenção também para as dificuldades individuais, alternando entre uma estratégia e outra. Assim, você desenvolve o potencial pleno de todos!

É muito indicado que tenha sempre treinamentos de aprofundamento e atualização sobre os produtos ou serviços oferecidos, abordando novas soluções e formas de poder auxiliar os clientes.

Planejamento

Um dos segredos para alcançar resultados extraordinários em curto espaço de tempo, e de forma duradoura, é o planejamento.

Este momento envolve uma série de variáveis que você como gestor acredite ser pertinente para melhorar o desempenho de sua equipe.

O planejamento envolve:

  • Definir desafios para o time e para cada vendedor;
  • Estipular ações para serem aplicadas em dias específicos para aumentar as vendas ou recuperar o baixo faturamento de alguma demanda;
  • Separar 5 minutos do dia ou algum momento da semana para motivar a todos;
  • Definir prioridades para uma boa administração do tempo.

Acompanhamento

É fundamental que o líder tenha em mente dois pontos: A e B, onde a equipe está e onde todos querem chegar. Após toda a preparação e o planejamento prontos, é hora de partir para a ação e fazer acontecer!

Neste momento, o acompanhamento é fundamental. Monitore e gerencie os resultados diários, semanais e mensais, com o objetivo de perceber se seu time está indo para o caminho certo e como será possível potencializá-los, em caso de expectativas não respondidas. Compreenda o que é necessário trabalhar para melhorar a performance, readequando as estratégias.
Faça a manutenção de seus liderados, dando retornos de suas análises individuais e em grupo, garantindo que todos tenham ciência de como está seu desempenho e possam melhorar cada vez mais. O feedback pode ser um incômodo para o gestor e para colaborador, portanto preocupe-se em fazê-lo da melhor forma possível.

As 3 necessidades básicas

O ser humano possui três necessidades básicas:

1-      ser ouvido na essência;

2-      ser notado, reconhecido e amado;

3-      ter direito de errar.

No final, o que um gestor precisa para conquistar uma equipe extraordinária, seja ela de vendas ou qualquer outro setor, vai além de técnicas, processos e estratégias. Os detalhes podem te levar ao sucesso ou a decepção e, portanto, seja humano, preocupe-se verdadeiramente com cada pessoa e cuide bem de seu time!

E você, o que tem feito para ser um líder extraordinário? Comente e compartilhe em suas redes sociais.

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