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Como funciona uma avaliação 360 graus?

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Madpixblue/Shutterstock A Avaliação 360° visa à melhoria contínua do gestor, enquanto líder e ser humano.

Avaliação 360 graus é uma ferramenta extraordinária, desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Coaching. Tem como objetivo fazer uma avaliação geral da liderança, segundo pares, superiores e subordinados, visando à melhoria contínua do gestor enquanto líder e ser humano.

Nos tempos atuais, em que a gestão de pessoas ganha cada vez mais espaço, ter ferramentas para desenvolver continuamente as lideranças é fundamental. Neste contexto, a Avaliação 360 graus é uma metodologia que se destaca, uma vez que é aplicada para analisar a percepção dos profissionais em relação ao líder.

Elementos como: perfil comportamental, forma de gestão, atitudes, capacitação, habilidades técnicas, pontos fortes, de melhoria e resultados são avaliados. Ao final do processo, a liderança tem a oportunidade de mensurar como está sua gestão e inserir as melhorias apontadas para alcançar o desenvolvimento de habilidades dignas de um líder coach.

Como Funciona a Avaliação 360 Graus

A Avaliação 360 graus é realizada por meio de um questionário simples, geralmente on-line e de múltipla escolha, que é enviado a todos os participantes. Além dos subordinados, nesse tipo de avaliação, o próprio líder também tem a oportunidade de dar sua opinião em relação ao seu desempenho.

Com isso, ao ser confrontado com a análise dos demais profissionais, o gestor também tem a oportunidade de ver como os outros enxergam e avaliam a sua liderança. Os resultados são apresentados ao gestor pelo Departamento de Recursos Humanos, em conjunto com seu superior imediato.

Modelo de Avaliação

Modelo de Avaliação 360 graus

No intitulado “Cases de Sucesso: transformando empresas através do desenvolvimento de líderes”, a formadora de líderes Liana Gomes conta que foi convidada a participar da elaboração de um projeto para uma empresa que queria otimizar a profissionalização de sua gestão e melhorar seus resultados.

A empresa já investia em treinamentos de liderança baseados em uma metodologia teórica, cujos conteúdos eram distribuídos por meio de cartilhas. Ao analisar o quadro de líderes de todas as hierarquias, Gomes percebeu que, apesar do grande conhecimento que eles detinham, faltava a presença de feedbacks.

Em seu projeto, ela utilizou a avaliação 360 graus como ferramenta para obter uma avaliação precisa sobre a forma de gestão do líder, por meio do autoconhecimento e reconhecimento de seus pontos fortes. Por meio dessa e de outras técnicas coaching, objetivava acelerar o processo de desenvolvimento individual.

Como resultado, houve boa recepção com relação à ferramenta, já que os avaliados puderam dar suas opiniões e terem um feedback efetivo como uma forma de aperfeiçoar suas habilidades.

Ela também verificou que o projeto como um todo alterou não somente a liderança, como a cultura organizacional em geral. Houve a implantação da cultura de feedback que possibilitou os líderes explanarem suas opiniões sobre a empresa, bem como crenças, valores e forma de gestão.

Ainda foram identificadas as seguintes melhorias: instalação de um novo conceito de liderança, assim como uma nova postura dos líderes diante de seu papel, responsabilidades e poder, boa comunicação entre todos os níveis, desenvolvimento de espírito de equipe, maior transparência na gestão e envolvimento do quadro de colaboradores, entre outras.

Leia mais sobre esse case aqui.

A Hora dos Feedbacks

© Depositphotos.com / iofoto

O feedback é um ponto muito importante para a evolução do profissional.

Ao passar por uma Avaliação 360 graus, o profissional deve se preparar emocionalmente para receber os feedbacks. Isso ocorre porque às vezes, dependendo do perfil do líder, os subordinados, por exemplo, podem não se sentir confortáveis em dar suas opiniões diretamente ao gestor.

Como neste tipo de mapeamento, as respostas não são identificadas, podem ocorrer “surpresas” em relação ao que o gestor achava ser a real opinião de seus colegas sobre sua liderança.

Por isso, é fundamental que o avaliado tenha maturidade o suficiente para receber os feedbacks, uma vez que essa avaliação visa o seu crescimento como líder e não diminuí-lo diante de todos.
Assim, mesmo que num primeiro momento o gestor não concorde com todos os pontos levantados, ele deve estar consciente de que a sua Avaliação 360 graus é uma oportunidade de ser reconhecido por seus feitos e também de refletir, reavaliar e melhorar sua forma de liderar.

Quanto mais ferramentas e suporte o líder tem da organização, maiores são suas chances de fazer uma liderança efetiva, capaz de desenvolver pessoas e conquistar os resultados extraordinários que as empresas desejam. Experimente, faça sua Avaliação 360 graus e ouse ir além como líder!

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