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Como funciona um curso de liderança e gestão de pessoas

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© Depositphotos.com / Corepics É fundamental entender que liderança e gestão de pessoas são questões diferentes, porém, totalmente complementares.

Antes de qualquer coisa, é importante compreender que liderança e gestão de pessoas são aspectos diferentes, porém, totalmente interligados.

Liderança é a habilidade de aglutinar, inspirar e desenvolver pessoas, e de agregá-las a uma ideia a partir de sua influência. Além de possuir boa oratória, flexibilidade, adaptabilidade, ser positivo, entre outros fatores. Essas competências podem ser naturais do indivíduo ou podem ser desenvolvidas com treinamentos de coaching e liderança.

Gestão de pessoas, por outro lado, se trata de processos praticados pelo líder para gerir uma equipe. Ele pode utilizar técnicas, ferramentas e sistemas que facilitam o dia a dia, tornando sua gestão cada vez mais efetiva.

Por isso, se você é líder ou almeja uma posição de liderança, vale a pena procurar um curso que desenvolva de forma abrangente os dois âmbitos: a liderança e a gestão, uma vez que ambos caminham juntos e um não funciona positivamente sem o outro.

Veja abaixo alguns pontos fundamentais que um curso de liderança e gestão de pessoas deve abordar para ser realmente efetivo:

Conhecimento e Prática

Antes de se inscrever em um curso, certifique-se de que o mesmo é pautado em conteúdo, práticas e dinâmicas.

A neurociência explica que a emoção interfere positivamente na retenção da informação, sendo assim o processo de aprendizagem torna-se substancialmente mais efetivo quando há um estimulo de cocriação e envolvimento do participante.

Autoconhecimento

Um curso de liderança que realmente gera resultado é aquele vai além das ferramentas, e promove também o autoconhecimento.

O entendimento sobre si mesmo, propicia consciência clara de suas habilidades e capacidades. Consequentemente, há a identificação de suas características e habilidades que precisam de melhoria de maneira pontual. Assim, é possível descobrir quais pontos precisam ser aprimorados para você se desenvolver e se tornar um líder cada vez melhor.

O Leader Coach Training, oferecido pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, mescla essas de técnicas de gestão e desenvolvimento da liderança a partir de suas particularidades. Trata-se de uma metodologia assertiva para alcance de resultados extraordinários.

Comunicação e Relacionamento Interpessoal

Treinamentos de qualidade enfatizam o desenvolvimento da comunicação e relacionamento interpessoal do líder, afinal um dos papéis do gestor é justamente direcionar pessoas em prol de um objetivo comum. Sendo assim, ter a habilidade de lidar com pessoas torna-se uma necessidade básica.

Para que a equipe esteja em sintonia, é imprescindível que todos se entendam de maneira clara a partir de uma comunicação efetiva e um bom relacionamento.

Gerenciamento da equipe

Entre as habilidades de um líder de alta performance, está a de saber delegar. Mas não basta apenas distribuir tarefas, é necessário ser estratégico com foco em resultados sustentáveis e duradouros, direcionando demandas de acordo com as competências de cada integrante da equipe, obtendo o melhor de cada um.

Para isso, é necessário conhecer o perfil de cada liderado e identificar quem possui maior competência para assumir determinada responsabilidade. Uma ferramenta extraordinária para este fim é o software Coaching Assessment, um mapeador de talentos exclusivo do IBC que irá se tornar um braço direito para sua gestão.

Gestão de Tempo

Todo líder deseja, ao final do mês, entregar um resultado excepcional. Uma vez que a sincronia da equipe é fundamental para realizar as atividades variadas dentro de metas e prazos definidos, também vale a pena investir em treinamentos que trabalham a gestão do tempo.

Lembre-se de que correr com as demandas diárias nem sempre leva a maiores e melhores resultados. Muito pelo contrário: a pressa pode prejudicar o desempenho de todos, gerando estresse, ansiedade, além de erros.

Feedback

Considerando que parte da sua missão como líder é conduzir seus liderados a se tornarem cada vez melhores em suas funções, é sempre interessante aprimorar sua habilidade de dar feedbacks.

Um dos erros mais comuns ao dar feedback é a falta de clareza, que pode ser ocasionado por um acompanhamento desfalcado do desempenho do profissional ou pela comunicação inadequada. O ideal é que se aborde este tópico em todo curso liderança e gestão.

Reconhecimento

Por fim e não menos importante, exercite o hábito de reconhecer sua equipe, pois é ela que presta todo o suporte para que você chegue a patamares cada vez mais altos.

Um profissional que é reconhecido por seu desempenho se sente competente e mais confiante na realização de seu papel, naturalmente aumentando seu engajamento e resultados. Portanto, dar o devido crédito aos seus colaboradores é fundamental para o crescimento contínuo de todos.

A gratidão não costuma estar inserida nos cronogramas de cursos de liderança e gestão. Por isso, busque por si mesmo o aprimoramento e aplicação deste fator essencial.

Coaching

Hoje o Coaching é o método mais utilizado por aqueles que desejam unir excelência em liderança e gestão. Isso porque o método reúne ferramentas e técnicas de diversas ciências — além de abordar todos os pontos acima citados — a fim de desenvolver habilidades e competências necessárias para uma gestão assertiva e eficaz.

O profissional que realiza um curso de Coaching focado em liderança tem conhecimento suficiente para conquistar resultados ainda melhores, pois desenvolve um ambiente propicio a cocriação e a produtividade.

Essas dicas foram úteis para você? Comente e compartilhe com seus amigos!

 

 

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