Voltar

Como Funciona o Processo de Recrutamento e Seleção

Publicado em | 0 comentários

ProStockStudio/Shutterstock Para o candidato, a melhor fase do processo de recrutamento e seleção, com certeza é a contratação. Conheça os demais!

Você sabe como funciona um processo de recrutamento e seleção? Embora você possa não saber ao certo como cada empresa procede, imagino que como profissional você já tenha passado por várias seleções e, pelo menos como candidato, tenha uma boa noção de como funciona.

Na verdade este procedimento não é um segredo guardado a sete chaves, mas sim uma forma de fazer uma atração, captação e triagem dos currículos dos profissionais que estão disponíveis e mais atendem a empresa em determinado momento. Pode ser, por exemplo, que hoje você mande seus dados para uma vaga e não tenha retorno, mas que num futuro próximo pode virar um emprego.

O sistema de arregimentamento também consiste em selecionar para formar um banco de talentos e reunir contatos e dados de especialistas, em determinadas áreas, que são de interesse da empresa, e que podem a vir fazer parte de sua equipe. Vamos conhecer então mais de perto este procedimento e ver como se dá um processo de recrutamento e seleção de candidatos.

Funcionamento do Processo de Recrutamento e Seleção

Solicitação – O processo de recrutamento e seleção começa quando o líder ou o próprio departamento de Recursos Humanos; identifica a necessidade de contratar mais um colaborador para determinada área.

Descrição do cargo – Também chamado “job description”, neste momento é definido informações importantes como: cargo, função, atividades que serão desempenhadas, bem como salário, carga horária e competências fundamentais e desejadas.

Abertura de vaga – Após esta fase inicial, chega o momento de abrir a vaga para seleção interna ou externa. Quando é interna, a empresa busca entre seus profissionais, as habilidades desejadas para a função e contratar internamente.  Quando a vaga é aberta ao público, o RH a distribui nas redes sociais, jornais ou sites especializados e busca fora o novo colaborador.

Recrutamento – Após receber os currículos dos interessados, é a hora dos gestores de Recursos Humanos e líderes fazerem a análise e o recrutamento dos candidatos com o perfil mais compatível com a vaga.

Agendamento de entrevista – Em seguida é hora de retornar o contato com os profissionais escolhidos para a entrevista e agendar o dia, data, horário e local onde devem comparecer para fazer a seleção.

Seleção – Este é o momento mais importante do processo, a entrevista de emprego, onde os candidatos são colocados frente a frente com o selecionador e futuro gestor; e precisam apresentar seus diferenciais, mostrar suas habilidades e sair-se bem em todas as dinâmicas.

Definição – Após entrevistar todos os candidatos, chega a hora de definir qual deles é o melhor e que mais atende as necessidades da empresa e exigências da vaga.

Retorno da empresa e contratação – Este é o momento mais esperado pelos candidatos, a hora em que a empresa liga ou manda um email para informar que o profissional foi aprovado para a vaga. Maravilhoso! Também é aqui que o processo de recrutamento e seleção se encerra, pois após contratado, a empresa e o gestor já iniciam outros procedimentos, com o agora colaborador, e um deles é a integração.

Então, gostou de saber um pouco mais sobre como funciona o processo de recrutamento e seleção? E quais foram as suas melhores e piores experiências neste sentido? Comente abaixo e compartilhe suas vivências profissionais neste sentido.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!