O coaching é um método que usa de técnicas e ferramentas que fogem à superficialidade e entram em profundas reflexões internas, tornando a mudança pessoal e profissional possível. Para você ter uma ideia do poder do método, ele movimenta, aproximadamente, US$ 2,3 bilhões no mundo, de acordo com o ICF (International Coach Federation). Isso significa que o coaching contribui com o desenvolvimento de muitas pessoas em diversos países. 

O coaching é, sem dúvida alguma, a maior e melhor metodologia de desenvolvimento e capacitação humana existente na atualidade, além de ser a carreira que mais cresce no mundo. Ainda segundo o ICF, esse mercado possui mais de 53 mil profissionais trabalhando ao redor do planeta, os chamados coaches. Ou seja: é uma abertura de espaço para quem quer evoluir e uma oportunidade para quem quer ajudar os outros a progredirem. 

O método é aliado a diversos conhecimentos e ciências, tais como a psicologia, a gestão de pessoas e recursos humanos, a neurociência, a administração, a linguagem ericksoniana e muitas mais. Toda essa sabedoria é parte das técnicas altamente eficazes que visam promover mudanças positivas e permanentes da vida pessoal e profissional dos coachees (aprendizes). Além disso, o coaching ainda promove exercícios que ajudam você a alcançar resultados extraordinários em qualquer contexto da vida: pessoal, social, familiar, amoroso, espiritual, financeiro ou profissional.

No fim das contas, o método tem como objetivo tirar um indivíduo de seu estado atual e levá-lo para um estado desejado por meio da aplicação de técnicas e ferramentas poderosas que geram ação com foco em grandes resultados. E, é lógico, os resultados são percebidos em curto, médio e longo prazo. 

A palavra empoderamento poderia definir todas as sensações que o coaching pode trazer, não é mesmo? Continue a ler o texto para aprender mais sobre o método!

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”, é um presente!

Como o coaching funciona na prática

PSC

Agora, que você já conhece mais sobre o conceito do coaching, vou te mostrar como o procedimento funciona. Fique atento, pois essa fase é ideal para você realmente perceber o poder que o método pode ter na sua vida cotidiana. 

Todo o processo de coaching é realizado e conduzido pelo que chamamos de sessões, que podem ocorrer semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, com duração de uma a duas horas, em média. Não existe regra para a frequência das sessões, e as particularidades devem ser combinadas entre o coach e seu cliente (coachee).

Antes de iniciar a sessão, o coach deve criar um ambiente completamente seguro para o seu coachee. Isso é fundamental para que o cliente se entregue e se comprometa com o processo. Além disso, essa ação favorece a definição de metas claras e tangíveis e a tomada de decisão, essenciais para o alcance do estado almejado pelo indivíduo.

O coach conduz a sessão com foco na conversação, sempre utilizando perguntas poderosas, questionamentos, feedbacks construtivos e diversas outras ferramentas que visam e propiciam o crescimento e o autodesenvolvimento.

No fim do processo, o coach estimula e auxilia o seu coachee a definir tarefas que ele mesmo deve executar durante o intervalo até a próxima sessão. As tarefas são fundamentais para deixar o cliente cada vez mais próximo do alcance de seus objetivos.

Imagine o efeito positivo que esse tipo de processo pode ter! Basicamente, você saí de um processo de coaching com muito mais propriedade e força para enfrentar diversos tipos de desafio. Incrível, não é verdade? Então, continue lendo para conferir os detalhes de cada etapa do processo.

Entenda a estrutura básica de uma sessão 

Cada coach tem sua própria maneira de conduzir suas sessões, mas existe uma estrutura básica que deve ser seguida para que o processo seja efetivamente assertivo. Conheça qual é ela:

Fase 1 – Conexão: rapport e acompanhamento

É nesta fase que se inicia o processo de coaching. Na primeira sessão, é necessário explicar um pouco sobre o conceito e qual a importância do método. Para isso, é importante fazer uma apresentação pessoal do coach enquanto profissional, além de fazer perguntas introdutórias que gerem um estado de receptividade.

Exemplo: qual é o seu objetivo ao procurar o coaching? Qual é o seu estado desejado?

Fase 2 – Proposta e definição do tema da sessão

Na segunda fase, o coach deve iniciar o Shazan, uma ferramenta que consiste em fazer questionamentos poderosos com a intenção de obter informações preciosas sobre a vida do cliente.

Exemplo: quais foram os 3 melhores momentos da sua vida até hoje? E os 3 piores?

Com isso, o profissional de coaching consegue identificar qual é o estado desejado do cliente, sabendo claramente o que ele busca alcançar ou onde ele pretende estar após finalizar o processo.

Fase 3 – Desenvolvimento da sessão

Esta etapa é o processo de coaching em si, que usa técnicas, conhecimentos e mais de 100 ferramentas com foco em resultados.

Fase 4 – Aprendizado da sessão

É hora de finalizar a sessão realizada, aplicando perguntas que levam à reflexão.

Exemplo: por que valeu a pena o encontro de hoje? Quais foram os seus maiores aprendizados durante esta sessão? O que você leva da sessão de hoje para a sua vida?

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”, é um presente!

Fase 5 – Recapitulação, tarefas e desconexão

Ao final, o coach faz uma recapitulação, resumindo os principais pontos abordados na sessão.  Nesta fase, ele também auxilia o seu cliente a definir as tarefas a serem realizadas durante a semana, com o objetivo de acelerar o processo.

Gostou de saber mais detalhes sobre o procedimento de coaching? Agora é o seu momento de correr atrás de uma formação que se encaixe com o seu momento de vida pessoal e profissional. Não deixe uma oportunidade de aprender e evoluir passar, pessoa querida!

O estudo contínuo faz parte do progresso do ser humano, Sem ele, não seria possível que a humanidade chegasse onde chegou. Por isso, você deve investir seu tempo refletindo sobre  assunto para entender qual é a melhor formação de coaching para você e em como ela pode te ajudar a desenvolver o seu potencial pleno.

Compartilhe o texto nas suas redes sociais para que outras pessoas conheçam mais sobre o método coaching. 

Copyright: https://www.shutterstock.com