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Como funciona a gestão do conhecimento nas empresas?

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cabeças com engrenagens

© Depositphotos.com / lightsource O conhecimento é a informação que foi interpretada e serve a algum contexto, orientando as ações e as tomadas de decisão.

Não faz muito tempo, os gestores se deram conta que o capital intelectual é o maior bem de uma organização, sendo responsável por sua evolução e perpetuação no mercado. Sua importância para o mundo dos negócios suscita diversas produções acadêmicas e investigações no mundo corporativo. Confira a seguir mais informações sobre o tema.

A gestão do conhecimento

Os estudos acerca da gestão do conhecimento utilizam do saber de diversas áreas, como Administração, Marketing, Psicologia, Gestão da Tecnologia e da Informação, dentre outras. O principal motivo para sua adoção é o aumento constante do desempenho dos colaboradores e equipes, provendo as condições ideais para o desenvolvimento de suas atividades e fomentando a produção, disseminação e utilização plena do conhecimento nas atividades da empresa.

O conhecimento é a informação que foi interpretada e serve a algum contexto, orientando as ações e as tomadas de decisão. Por isso que gestão do conhecimento é tão importante, e vem sendo cada vez mais adotada por organizações. De forma sistemática e planejada, os gestores desenvolvem ações para conceber, interpretar e difundir o conhecimento na empresa, a fim de munir os colaboradores com o conhecimento que vai incrementar o seu desempenho individual e o da organização.

Funcionamento da gestão do conhecimento

A gestão do conhecimento é implantada nas empresas por meio do uso de tecnologias da informação.  Os Sistemas de Gestão do Conhecimento, como são conhecidos, provêm às organizações a possibilidade de identificar, gerar e distribuir o conhecimento para todos os colaboradores da empresa.

A principal característica desses sistemas é a coleta, organização e processamento de dados, gerando informações relevantes para os gestores basearem a tomada de decisão e sustentarem ações de recursos humanos e de planejamento.

Por se tratar de um sistema informatizado, muitas empresas encontram dificuldades em adotá-lo devido aos custos para implantação, além de certa resistência das pessoas a aderirem às novidades.

Objetivos e vantagens da gestão do conhecimento

A gestão do conhecimento proporciona benefícios diversos às empresas, tais como:

– Levar o conhecimento gerado ao acesso de todos, enriquecendo o intelecto dos colaboradores e provendo a eles toda a informação relevante sobre a empresa e sua área de atuação, oferecendo suporte a tomadas de decisão e inovações organizacionais;

– Fomentar a concepção de conhecimentos, desenvolvendo inovação na empresa e alcançando maior vantagem competitiva;

– Utilização de dados para gerar informações úteis para a empresa em seu planejamento e nas atividades cotidianas;

– Valorização e destaque para o capital intelectual da empresa;

– Atribuição de celeridade aos processos;

– Eficiência nos processos de tomada de decisão, uma vez que estão pautados em informações concretas.

E você, conhece alguma empresa que adota a gestão do conhecimento? Comente sua experiência e compartilhe esse conteúdo com seus amigos.

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