Tanto na vida pessoal quanto profissional, é fundamental estar motivado para concretizar suas metas e objetivos. Motivação é basicamente o motivo para agir, ou seja, são as razões que geram vontade e estimulam ações.

No sentido organizacional, a motivação é um dos elementos fundamentais para manter uma empresa ativa e crescente, além de ser um dos principais ativos que impulsionam o desempenho de um profissional nas atividades ao qual ele se propõe a fazer.

Muitas vezes eu falei, e falo constantemente, que empresas são resultados de pessoas. Quero dizer com isso, que o capital humano é de extrema importância para que todos os tipos de organizações, sejam elas pequenas, médias ou grandes, e de qual segmento forem, obtenham o sucesso que tanto almejam em seus negócios.

Neste sentido, é necessário contar com profissionais motivados e satisfeitos, não só com as atividades que desempenham na empresa, mas também com o ambiente como um todo, com as pessoas ao seu redor, com aquilo de mais intrínseco que a organização tem a lhes oferecer.

Tudo isso vai fazer toda a diferença entre o profissional que está na empresa apenas para cumprir tabela e aquele que realmente se compromete com os resultados organizacionais e se mantém diariamente engajado para alcançar cada um deles. É daí que vem tamanha importância de encontrar mecanismos para que todos os colaboradores, independentemente da posição que ocupem e da função que desempenhem, sintam-se motivados a trabalharem em prol dos objetivos e metas empresariais, bem como de seus próprios objetivos, pessoais e de carreira.

Quer saber como motivar e potencializar os resultados de sua equipe?
Clique aqui e baixe agora meu ebook “Leader Coach”!
É um presente!

4 Dicas para manter a motivação dos colaboradores

PSC

Confira, abaixo, quatro passos poderosos para engajar sua equipe e atingir resultados extraordinários:

Cultura colaborativa

A cultura organizacional é responsável por conduzir o comportamento dos colaboradores. Ela é construída a partir de variadas ações, sempre com o intuito de construir uma filosofia interna que estimule os integrantes a seguirem uma mesma linha de pensamento e ações.

Nesse sentido, a cultura colaborativa é uma forma de estimular os colaboradores a serem mais participativos e envolvidos com a organização. Os líderes são os pilares da organização, responsáveis por fortalecer as tradições da empresa e, por isso, eles devem manter seus liderados envolvidos com os projetos, além de buscar ideias, opiniões e sugestões. Essas ações de integração e coletividade geram um sentimento de pertencimento, que impulsionam resultados altamente positivos.

Feedback

O termo feedback geralmente não é visto com bons olhos. Isso porque o profissional brasileiro tem certa dificuldade de ouvir críticas ou ser julgado. Entretanto, esta pode ser uma boa ferramenta de desenvolvimento contínuo para empresas e colaboradores, uma vez que estimula a melhoria constante.

Existem duas perspectivas a serem analisadas no caso de feedbacks que não trazem bons resultados: o líder pode estar despreparado para dar um feedback adequado, ou o liderado que pode ser imaturo para receber esse retorno.

Reconhecimento

Ser reconhecido é uma das necessidades básicas do ser humano, e é justamente assim que os profissionais devem ser tratados — como pessoas. Para motivar seus colabores, saiba reconhecer o empenho que eles entregam diariamente na conquista de metas e resultados.

O reconhecimento pode ser feito de diversas maneiras, como premiações e campanhas de incentivo, por exemplo. Cada pessoa possui suas próprias motivações e, portanto, um prêmio em dinheiro pode ser muito estimulante para um profissional, mas pode não ser tão interessante para outro, que talvez prefira uma viagem ou um jantar.

Estímulo ao desenvolvimento

O ser humano possui um potencial infinito. Portanto, seu maior estímulo é ser cada vez melhor, estar em constante desenvolvimento. Nesse sentido, uma empresa que estimula a evolução contínua de seus colaboradores possui um time motivado, engajado e comprometido.

Investir em treinamentos empresariais é amplamente vantajoso para as organizações. Isso porque, quanto mais oportunidades de aprimoramento ela proporciona aos seus colabores, mais eles se sentem estimulados em fazer parte da empresa e passam a entregar cada vez mais o seu melhor, impactando diretamente no aumento crescente dos resultados. É um círculo virtuoso e satisfatório para empresas e profissionais!

Como aumentar a motivação nas organizações

É necessário que sejam realizadas ações estratégicas e em conjunto com todos os colaboradores, para que a motivação da empresa como um todo aumente de maneira considerável. Veja como fazer isso, a seguir:

Colete informações

Antes de qualquer ação é preciso ter uma visão ampla do cenário atual da empresa. Para isso, colete informações, sugestões e opiniões de todos os colaboradores para saber o que eles pensam e sugerem para melhorar a organização como um todo.

Este processo é importante, pois todas as suas ações, no sentido de melhorar a motivação das equipes de trabalho, vão partir desta coleta de informações e deste primeiro contato com os colaboradores. Sendo assim, preste bastante atenção no que será dito e dê prosseguimento à sua missão.

Ouça na essência

O profissional que tem como objetivo e demanda melhorar a motivação das pessoas dentro das empresas deve sempre estar disposto a ouvir e deixar de lado algumas burocracias e formalidades, pois a melhor forma de acompanhar o que anda acontecendo na empresa é contar com o apoio de todos ao seu redor.

Sendo assim, é fundamental ouvir na essência o que todos têm a dizer, principalmente no que diz respeito aos pontos de melhoria da organização, pois será a partir disso que poderão ser elaboradas estratégias eficazes, para aumentar ainda mais os níveis de satisfação das pessoas em fazerem parte da empresa.

Seja flexível

Ninguém precisa tornar a empresa um quartel general. Portanto é preciso ser mais flexível e aderir campanhas e procedimentos que deixem os colaboradores mais a vontade para trabalhar, o que vai aumentar, gradativamente, a motivação na organização.

Toco neste ponto, pois foi-se o tempo em que as pessoas iam para as empresas apenas para cumprirem suas atividades, pensando apenas no salário que chega no final do mês. Hoje, os profissionais querem muito mais! Por isso, é essencial lidar com as suas demandas de maneira flexível, para que assim todos obtenham bons resultados nos processos organizacionais.

Deixe um espaço para o lado pessoal

Deixe os colaboradores utilizarem um espaço de suas mesas para colocarem objetos pessoais, fotos e símbolos que se identificam com suas personalidades. Isso estará os ajudando a entender que na empresa ele também pode se sentir em casa, parte de uma equipe e que suas características pessoais e particularidades são respeitadas.

Atitudes como estas podem parecer simples, mas fazem toda a diferença no final das contas, uma vez que todos nós passamos mais tempo trabalhando do que curtindo a vida com os familiares e amigos. Sendo assim, tornar o ambiente de trabalho o mais harmônico e amigável possível só tende a melhorar a motivação e a aumentar a performance empresarial.

Todo bom líder deve estar em equilíbrio consigo mesmo para motivar a sua equipe.Faça o nosso teste para descobrir se você é feliz!

Treinamento é essencial

Uma excelente forma de manter a motivação no ambiente de trabalho é capacitar e treinar constantemente toda a equipe funcional da empresa. Para realizar esta tarefa você pode contar com as nossas formações, principalmente aquelas voltadas especificamente para ambientes corporativos e empresariais.

Uma destas formações, que podem trazer ainda mais melhorias ao ambiente organizacional e aumentar de maneira considerável a motivação de todas as equipes de trabalho, é o curso Professional & Self Coaching – PSC, que trata da solução ideal para oxigenar a estrutura da organização e motivar os colaboradores de maneira geral.

Assim, é essencial não hesitar na hora de investir, pois os resultados serão extremamente positivos para toda a organização.

Acredito verdadeiramente na motivação dos colaboradores como fator diferencial para que muitas empresas estejam e se mantenham a frente de seus concorrentes no mercado em que atuam. Estas organizações enxergam as pessoas, o lado humano de cada uma delas, antes de pensarem em resultados e apenas e obterem lucro financeiro.

Gostou deste artigo? Comente e compartilhe o conhecimento com seus amigos em suas redes sociais!

Copyright: Depositphotos.com / Wavebreakmedia