Voltar

Como funciona a motivação empresarial

Publicado em | 0 comentários

© Depositphotos.com / Wavebreakmedia A motivação é um dos elementos fundamentais para manter uma empresa ativa e crescente.

Tanto na vida pessoal quanto profissional, é fundamental estar motivado para concretizar suas metas e objetivos. Motivação é basicamente o motivo para agir, ou seja, são as razões que geram a vontade e estimulam suas ações.

No sentido organizacional, a motivação é um dos elementos fundamentais para manter uma empresa ativa e crescente, além de ser um dos principais ativos que impulsionam o desempenho de um profissional nas atividades ao qual ele se propõe a fazer.

4 Dicas para manter a motivação dos colaboradores

Confira, abaixo, quatro passos poderosos para engajar sua equipe e atingir resultados extraordinários:

Cultura colaborativa

A cultura organizacional é responsável por conduzir o comportamento dos colaboradores. Ela é construída a partir de variadas ações, sempre com o intuito de construir uma filosofia interna que estimule os integrantes a seguirem uma mesma linha de pensamento e ações.

Nesse sentido, a cultura colaborativa é uma forma de estimular os colaboradores a serem mais participativos e envolvidos com a organização. Os líderes são os pilares da organização, responsáveis por fortalecer as tradições da empresa e, por isso, eles devem manter seus liderados envolvidos com os projetos, além de buscar ideias, opiniões e sugestões. Essas ações de integração e coletividade geram um sentimento de pertencimento, que impulsionam resultados altamente positivos.

Feedback

O termo feedback geralmente não é visto com bons olhos. Isso porque o profissional brasileiro tem certa dificuldade de ouvir críticas ou ser julgado. Entretanto, esta pode ser uma boa ferramenta de desenvolvimento contínuo para empresas e colaboradores, uma vez que estimula a melhoria constante.

Existem duas perspectivas a serem analisadas no caso de feedbacks que não trazem bons resultados: o líder pode estar despreparado para dar um feedback adequado, ou o liderado que pode ser imaturo para receber esse retorno.

Reconhecimento

Ser reconhecido é uma das necessidades básicas do ser humano, e é justamente assim que os profissionais devem ser tratados — como pessoas. Para motivar seus colabores, saiba reconhecer o empenho que eles entregam diariamente na conquista de metas e resultados.

O reconhecimento pode ser feito de diversas maneiras, como premiações e campanhas de incentivo, por exemplo. Cada pessoa possui suas próprias motivações e, portanto, um prêmio em dinheiro pode ser muito estimulante para um profissional, mas pode não ser tão interessante para outro, que talvez prefira uma viagem ou um jantar.

Estímulo ao desenvolvimento

O ser humano possui um potencial infinito. Portanto, seu maior estímulo é ser cada vez melhor, estar em constante desenvolvimento. Nesse sentido, uma empresa que estimula a evolução contínua de seus colaboradores possui um time motivado, engajado e comprometido.

Investir em treinamentos empresariais é amplamente vantajoso para as organizações. Isso porque, quanto mais oportunidades de aprimoramento ela proporciona aos seus colabores, mais eles se sentem estimulados em fazer parte da empresa e passam a entregar cada vez mais o seu melhor, impactando diretamente no aumento crescente dos resultados. É um círculo virtuoso e satisfatório para empresas e profissionais!

Gostou deste artigo? Comente e compartilhe o conhecimento com seus amigos em suas redes sociais!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!