Voltar

Como Funciona a Metodologia Scrum

Publicado em | 0 comentários
metodologia Scrum

Karashaev/Shutterstock A metodologia Scrum é utilizada na gestão de projetos de tecnologia e se mostra bastante efetiva neste sentido

 

A metodologia Scrum é um método usado para fazer a organização, planejamento e o gerenciamento de projetos relacionados à criação de softwares. Atua com um balizador de todas as ações da equipe, direcionando seu trabalho, as atividades diárias e a execução assertiva das tarefas. Estas, por sua vez, são divididas em Sprints, ou seja, em etapas específicas que se referem ao conjunto de atividades direcionadas e organizadas que deverão ser realizadas.

Neste sentido, existem três papéis importantes para que a dinâmica Scrum seja seguida de forma correta e traga os resultados desejados. São eles: Product Owner, Scrum Team e Scrum Master. O Product Owner é o responsável por definir as características do produto, o que entra e o que sai; as datas de entregas dos projetos, cuidar da parte financeira, de sua entrada no mercado e para que ele traga o retorno sobre o investimento conforme o esperado.

Scrum Team diz respeito à equipe de cinco a nove membros que compõem cada etapa do projeto. Responsável por escolher os itens que serão desenvolvidos em cada sprint.  Já o Scrum Master é uma espécie de gerenciador das pessoas, cuidando para que o grupo faça seu trabalho de modo correto, evitando interferências externas, blindando as pessoas e dando-lhes condições adequadas para fazerem suas tarefas.

Conheça Algumas Etapas da Metodologia Scrum

Sprint Planning Meeting Reunião de trabalho para planejamento onde é feita toda organização de cada sprint.

Product Sprint Backlog – São as funcionalidades que serão implementadas em cada etapa do projeto e que são definidas nas reuniões. Ao fazer esta definição, as funções são realocadas do product backlog para o sprint backlog, que é onde serão realizadas naquele momento e se transformarão num produto.

Kanban – Quando de trabalho que lista e organiza todas as atividades a serem desenvolvidas pela equipe de profissionais. Estas por sua vez são divididas em quatro estágios – A fazer; fazendo; em testes; concluído.

Sprint Retrospective – É uma espécie de recapitulação do projeto que visa identificar o que os pontos fortes, onde avançou e os pontos de melhoria, aqueles onde o projeto emperrou e precisa evoluir.

Daily Scrum – reunião rápida de alinhamento diário, duração de 15 minutos, para o grupo verificar o que cada um fez no dia anterior, o que fará no dia atual e se há algum empecilho impedindo a execução do trabalho.

Sprint Review Meeting – Reunião ao final de cada sprint, para avaliar os progressos de cada etapa.

Burndown – Gráfico que lista todas as atividades que não precisam de um dia para ser totalmente realizadas, listando o número de tarefas e a complexidade de cada uma.

Neste organizado processo de desenvolvimento de projetos, o Coaching como um poderoso apoio ao líder no que tange à gestão de pessoas e liderança, ajudando a fazer um gerenciamento mais efetivo dos profissionais, apoiando em seu foco, motivação, engajamento e na manutenção de sua produtividade.

Gostou de conhecer a metodologia Scrum? E leve todos os benefícios e diferenciais deste modelo para a gestão efetiva dos seus projetos.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!