“Eu mando e você obedece”: essa é a melhor definição de como funciona a liderança autocrática. Nesse regime de gestão, o poder é centralizado na figura do gestor, e os liderados não participam das decisões dos projetos, sendo considerados meros operários no processo de alcance das metas e resultados.

Por muito tempo, esse tipo de liderança foi praticamente o único exercido nas empresas ao redor do mundo. A figura ditatorial de um líder inflexível e extremamente exigente foi mais regra do que exceção. No entanto, hoje em dia, as lideranças têm ganhando novos tons, cada vez mais democráticos. Será que a liderança autocrática ainda tem vez nos dias atuais? É o que você vai conferir na leitura a seguir. Continue!

Características de um líder autocrático

Empresas que desenvolvem a liderança autocrática são aquelas em que líderes e liderados têm mais dificuldade de relacionamento e onde a rotatividade é maior também. A produtividade também é mais baixa, e o ambiente de trabalho é sempre tenso e opressor, ou seja, os funcionários morrem de medo de cometer erros e de serem abordados pelo seu líder, que normalmente é rude e agressivo.

A liderança autocrática, também conhecida como autoritária, é centralizada na figura do chefe. Nesse modelo, a liderança é muito centralizadora, tomando todas as decisões da maneira que bem entender, sem consultar os outros membros da equipe. Esse líder decide o que deve ser feito, distribui as tarefas e demanda que seja obedecido plenamente, abrindo pouco ou nenhum espaço para questionamentos e sugestões.

Essa postura toda pode gerar alguma produtividade no início, contudo, com o passar do tempo, o que pode ocorrer é que os funcionários comecem a desenvolver medo da figura do líder. O excesso de trabalho e o receio de dizer “não” constantemente desencadeiam problemas, como: tensão, estresse, frustração com a vida profissional, agressividade e desmotivação. Como resultado, o ambiente em geral torna-se muito conflituoso.

Você já perguntou a si mesmo se é verdadeiramente feliz?
Clique aqui e descubra qual é o grau da sua felicidade!

A liderança autocrática na prática

PSC

Por que a liderança autocrática ainda resiste? É natural que nos façamos essa pergunta. Em primeiro lugar, isso acontece porque em muitas organizações ainda existe uma mentalidade atrasada por parte dos gestores, que acreditam que as pessoas só dão resultados se forem pressionadas o tempo inteiro.

Para entender melhor, imagine um lugar onde apenas o chefe tem razão, onde ele centraliza todas as decisões e atenções, e os profissionais não têm voz nenhuma. Os colaboradores são oprimidos e desrespeitados, e todo mérito pelo sucesso é do líder e não compartilhado com a equipe.  Difícil só de pensar, não é mesmo?

Entretanto, essa ainda é uma realidade presente em muitas empresas. Porém, assim como a liderança autocrática é limitada, os resultados dela também são. Em um ambiente em que os profissionais não se sentem valorizados, respeitados, reconhecidos e importantes, dificilmente resultados extraordinários serão alcançados.

Além disso, líderes obsoletos são os maiores responsáveis pelos constantes pedidos de demissão e pela perda de talentos nas empresas — o que, em um mercado cada vez mais competitivo e carente de bons profissionais, como o nosso, é o que consideramos inadmissível.

Por isso mesmo, o líder autocrático deve fazer uma autoavaliação e enxergar tudo o que já perdeu com esse modelo de liderança ultrapassado, que vem pregando e seguindo. Para isso, uma boa dica é buscar conhecer a Liderança com Coaching, com os seus métodos e ferramentas de gestão de pessoas efetivas e mais atualizadas.

A liderança com o coaching

O contraponto à liderança autocrática é a liderança democrática, ou seja, aquela em que o líder entende que, por mais que a decisão final seja sua, é importante ouvir os seus liderados e incluí-los nesse processo. É importante entender de que maneira cada colaborador pode contribuir, com base nos seus próprios conhecimentos, o que faz com que eles se sintam úteis e valorizados.

Nesse sentido, a liderança com o coaching é extremamente útil. Nesse caso, o líder torna-se um mentor, verificando a produtividade e o progresso de cada um dos seus funcionários. Ele acompanha de perto a realização das atividades, oferece auxílio e reconhece as forças e os pontos de desenvolvimento de cada liderado. O feedback é uma rotina, de modo que cada pessoa possa progredir na sua respectiva área de atuação.

Esse tipo de líder é também um valioso motivador para toda a sua equipe, promovendo a construção de um clima organizacional pautado na cooperação, na confiança e na evolução contínua. Ele entende que o todo é sempre mais do que apenas a soma das partes, o que o leva a visualizar excelentes resultados por meio da melhora contínua de cada colaborador.

O Leader Coach Training — LCT

Nesse sentido, a formação Leader Coach Training – LCT se destaca como o curso mais completo do mercado para a formação de novos líderes com as competências do coaching. Esta é uma poderosa oportunidade de rever e aprender novos conceitos, aprimorar as suas habilidades, eliminar comportamentos e crenças que limitam a sua liderança e desenvolver uma mentalidade nova e mais positiva em relação ao que é liderar na atualidade.

A partir dessa formação, portanto, você conseguirá desenvolver-se como um verdadeiro coach de todos os seus liderados. Será capaz de reconhecer as forças e pontos de melhorias de cada um deles e os ajudará a alcançar resultados extraordinários. Lembrando sempre que quando um membro de uma equipe se desenvolve, o time inteiro progride, afinal de contas, a produtividade da equipe é resultado da somatória da produtividade de cada um.

Portanto, a liderança autocrática já não tem mais espaço nos dias de hoje. É preciso motivar, orientar, ajudar, enfim, ser alguém presente na vida das pessoas. Aquele “chefe clássico” que aparece no início do dia dando ordens e só reaparece ao fim do expediente para cobrar o que foi ordenado está com os dias contados. Ser líder é muito mais do que isso.

E você, ser de luz, já teve alguma experiência com lideranças autocráticas? Como lidou com essa questão? Deixe um comentário com as suas respostas no espaço abaixo. Por fim, lembre-se de compartilhar este artigo com todos os seus amigos, colegas, familiares e com quem mais possa se beneficiar deste conteúdo, por meio das suas redes sociais!