Voltar

Como Funciona a Liderança Autocrática

Publicado em | 0 comentários

Morphart Creation’s/Shutterstock Na liderança autocrática o chefe centraliza as ações e oprime seus liderados

“Eu mando e você obedece”; esta é a melhor definição de como funciona a liderança autocrática. Neste regime de gestão o poder é centralizado na figura do gestor e onde os liderados não participam das decisões, dos projetos e são considerados meros operários no processo de alcance das metas e resultados.

Empresas que possuem a liderança autocrática são aqueles que em líderes e liderados têm mais dificuldade de relacionamento e onde a rotatividade é maior também. A produtividade também é mais baixa e o ambiente de trabalho é sempre tenso e opressor, ou seja, os funcionários morrem de medo de cometer erros e de serem abordados pelo seu líder, que normalmente é rude e agressivo.

Liderança Autocrática na Prática

Por que a liderança autocrática ainda resiste? Imagino que você esteja se perguntando. Primeiro porque em muitas organizações ainda existe uma mentalidade atrasada por parte dos gestores, que acredita que as pessoas só dão resultados se forem pressionadas o tempo inteiro.

Para entender melhor, imagine um lugar onde apenas o chefe tem razão, onde ele centraliza todas as decisões e atenções, os profissionais não tem voz nenhuma, são oprimidos, desrespeitados e todo mérito pelo sucesso é do líder e não compartilhado com a equipe.  Difícil só de pensar, não é mesmo?

Entretanto, esta ainda é uma realidade presente em muitas empresas. Porém, assim como a liderança autocrática é limitada, os resultados dela também são, pois num ambiente em que os profissionais não se sentem valorizados, respeitados, reconhecidos e importantes; dificilmente resultados extraordinários serão alcançados.

Além disso, líderes obsoletos são os maiores responsáveis pelos constantes pedidos de demissão e pela perda de talentos nas empresas, o que em um mercado cada vez mais competitivo e carente de bons profissionais, como o nosso, é o que consideramos inadmissível.

Por isso mesmo, o líder autocrático deve fazer uma autoavaliação e enxergar todo que já perdeu com este modelo de liderança ultrapassado que vem pregando e seguindo. Para isso, uma boa dica é buscar conhecer a Liderança com Coaching, com seus métodos e ferramentas de gestão de pessoas efetivas e mais atualizadas.

Neste sentido, a formação Leader Coach Training – LCT se destaca como o curso mais completo do mercado para a formação de novos líderes com as competências de Coaching. Esta é uma poderosa oportunidade de rever e aprender novos conceitos, aprimorar suas habilidades, eliminar comportamentos e crenças que limitam a sua liderança e desenvolver uma mentalidade nova e mais positiva em relação ao que é liderar na atualidade.

Invista em você e torne-se Líder Coach!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!