Voltar

Como fazer uma palestra motivacional?

Publicado em | 0 comentários

© Depositphotos.com / Wavebreakmedia Os principais pontos que devem ser levados em conta na hora de fazer uma palestra motivacional são o público-alvo, motivação deste público e estruturação da apresentação.

Para fazer uma palestra motivacional, é primeiro necessário entender quais são as verdadeiras fontes de motivação do ser humano para conseguir abordar os assuntos que realmente são efetivos para estimular o sentimento positivo de seu público.

Foi divulgada uma pesquisa, veiculada no Jornal “Bom Dia Brasil”, da Rede Globo, que aponta os fatores que um indivíduo leva em consideração para se sentir mais motivado no trabalho são, respectivamente:

  1. Bom relacionamento interpessoal com os colegas;
  2. Reconhecimento profissional;
  3. Fazer o que gosta;
  4. Retorno financeiro.

Desafios constantes, voz ativa na organização e plano de carreira também são apontados como fatores que mantêm um profissional satisfeito e engajado.

Como fazer uma palestra motivacional

Definição do público-alvo

Para fazer um discurso que faça sentido e que seja compreendido por seu público, é necessário identificar características como: faixa etária, profissão predominante, nível cultural, se público homogêneo ou heterogêneo, além de todos os outros aspectos que podem dar melhor direção para uma apresentação adequada.

Entenda o que motiva seu público-alvo

As causas da desmotivação variam de acordo com a fase de vida, pois com o passar do tempo, as prioridades das pessoas vão mudando. Por isso, ao traçar o perfil do seu público, você terá maior clareza sobre as necessidades e pontos que precisam de maior atenção. Com essas identificações, as escolhas dos assuntos que irão compor o discurso serão assertivos, relevantes e bem aproveitados!

Estruturação da apresentação

O planejamento é fundamental para a realização de uma palestra de sucesso e que estimule a motivação dos participantes.

Elabore um conteúdo claro, de fácil entendimento e compatível com seu público, sempre levando em conta toda boa apresentação tem introdução, desenvolvimento e conclusão. Preocupe-se em interagir com o público, fazendo dinâmicas e piadas.

Considere também o ambiente, o local, espaço adequado à quantidade de pessoas, iluminação, nível de ruído, disposição de entrada e saída das pessoas, necessidade de recursos como microfone, projetor e outros meios que colaborem para realização de uma palestra extraordinária!

Essas dicas foram úteis para você? Comente e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!