Se você ainda não conhece o conceito de linha do tempo pessoal, não deixe de ler esse artigo. Eu garanto que esse novo conhecimento vai iluminar diversos pensamentos. A linha do tempo pessoal é um processo profundo de autoconhecimento que envolve uma sessão de nostalgia pelas suas memórias mais profundas, sejam elas positivas ou negativas. Continue acompanhando para saber como construir esses poderosos instrumentos de força interna.

Pratique o Autoconhecimento para seu desenvolvimento contínuo!
Acesse meu eBook “O Poder do Autoconhecimento” e saiba mais!

Como fazer uma linha do tempo pessoal

Para saber como elaborar uma linha do tempo pessoal, é importante entender com clareza quais são os pontos da sua trajetória que deseja revisitar e o que busca compreender a partir de cada um deles. A partir de um passeio complexo rumo ao passado, é possível entender melhor o presente e planejar o futuro com mais assertividade, construindo uma linearidade de pensamento, ou seja, uma linha do tempo pessoal. Isso acontece a partir desse estudo interno, pois a compreensão do que somos no nível  emocional, comportamental, pessoal, profissional, familiar, afetivo e espiritual.

Em outras palavras, é uma viagem em nossas memórias que nos permite resgatar informações contidas em nossa consciência mais profunda e um convite ao autoconhecimento. Por isso mesmo, quando fazemos uma linha do tempo pessoal, nós conseguimos entender melhor quem somos, porque somos e tudo que nos trouxe até aqui.

Obviamente, que nem tudo que lembramos são momentos positivos, porém quando enxergamos como estes eventos nos impactaram, conseguimos compreender melhor os seus reflexos em nossa mentalidade, comportamento e os resultados atuais. E, a partir destas informações valiosas, é possível fazer algo a respeito para mudar o que tem nos sabotado durante o dia a dia pessoal ou profissional.

Como fazer uma linha do tempo pessoal

Nos meus treinamentos avançados, uso a linha do tempo pessoal como uma ferramenta que me ajuda a aprender, a honrar e a respeitar a sua história. Faça isso para que meus alunos possam saber como construir uma linha do tempo pessoal de forma organizada e, com esse resultado em mãos, possam revisitar memórias. Esse é um dos caminhos para conseguir deixar para trás o que é ruim e trazer para o presente somente os aprendizados e lembranças empoderadores e positivos.

PSC

O exercício pode ser feito de forma escrita, bastando que você deve coloque sua data de nascimento e todos os anos até o tempo atual, indicando quais são os eventos de mais destaque em cada ano, podendo ser somente um ou mais. Por exemplo: se você nasceu em 1984, deve colocar todos os anos de lá até aqui e buscar em sua mente quais são as situações mais marcantes de cada ano, desde quando você era criança, adolescente até sua vida adulta.

Talvez você não se lembre de minuciosamente de todos os momentos. Se preferir, faça a primeira parte do processo em um dia e, no dia seguinte, continue. Assim, sua mente ganha um tempo de descanso para relembrar alguns fatos. De qualquer forma, tudo que fizer conexão deve ser anotado para que você consiga criar a sua linha do tempo e, depois, visualizar todos os acontecimentos e seus impactos positivos e negativos e possa analisar seus impactos em quem você é agora.

Outra forma de fazer esta timeline é colocando no chão todas as datas do seu nascimento até aqui em papéis. Após isso, caminhe sobre cada ano lentamente buscando se conectar com quem você era em cada momento de sua vida. Isso pode ser uma poderosa forma de lembrar-se de eventos importantes de forma dinâmica. 

Qual é o objetivo final

 Cada um dos atos que você cumpre ao construir a sua linha do tempo pessoal é um tipo de exercício de autoconhecimento. Ou seja: quanto mais você souber quem é, quais são as suas influências boas e não boas e tudo mais que completa a sua personalidade, poderá compreender com mais profundidade tudo que potencializa ou sabota o seu sucesso.

 Os elementos sabotadores, ou as crenças limitantes, são alimentados por nós mesmos ao longo da nossa vida. Portanto, todos os acontecimentos que fizeram e ainda nos fazem mal, basicamente que ainda não foram ressignificados, podem acabar prejudicando nosso autodesenvolvimento. No fim das contas, isso tem forte influência em quem somos enquanto pessoais dentro e fora de um ambiente de trabalho, podendo diminuir a confiança, independência e o equilíbrio da autoestima. 

 Gostou da ideia de se livrar daqueles medos e lembranças internas que podem estar influenciando negativamente a sua vida? Se você também busca esse autoentendimento, recomendo fazer a sua linha do tempo, pois pode ser um movimento muito esclarecedor.

Pratique o Autoconhecimento para seu desenvolvimento contínuo!
Acesse meu eBook “O Poder do Autoconhecimento” e saiba mais!

Próximo passo: linha do tempo para o futuro

 Além da linha do tempo que nos conecta ao passado, também devemos nos ajudar a projetar o futuro, planejando nossas metas pessoais e objetivos profissionais. Enfim, tudo que é relevante para a realização dos nossos sonhos e projetos de vida em qualquer âmbito. 

 Imagine se enxergar daqui a 20, 30 ou 50 anos! Pois com o exercício da linha do tempo para o futuro é possível! A prática é uma viagem fantástica que nos motiva a ir além, pois é o momento de nos conectarmos com o nosso futuro e buscar forças e motivações para construí-lo realmente.

 O modo de fazer esse processo voltado para o futuro está extremamente conectado ao exercício do passado, que falei acima. Caso você não entenda primeiro o seu passado é capaz de você traçar objetivos errados, tendo a chance de se arrepender mais tarde. Ninguém quer isso, não é mesmo? Então, chegou a hora de começar a fazer esse passeio ao passado. Somente com ele, é possível pensar no que fazer daqui para frente. 

Além das dicas que você leu por aqui, indico o coaching. Por meio de técnicas eficazes, o método pode ajudar você a conhecer os seus pontos fortes e os de melhoria para aprimorar suas competências e habilidades.

Se você possui mais recomendações a respeito do assunto é só comentar abaixo! Aproveite para compartilhar este texto nas suas redes sociais. 

Até o próximo artigo!

  

Copyright: Umbilicus/Shutterstock