Voltar

Como Fazer uma Boa Dinâmica para Amigo Secreto

Publicado em | 0 comentários

Zeljkodan/Shutterstock O Amigo secreto é um momento de confraternização e é importante para integrar os profissionais

Estamos encerrando mais um ciclo de 365 dias, chegou dezembro, final de ano e o momento do famoso e esperado amigo secreto nas empresas. É hora de celebrar as conquistas coletivas e individuais, especialmente, num ano onde o país enfrenta grave crise econômica e, as dificuldades, em muitos setores, foram muitas.

Por isso, a dinâmica para amigo secreto deve ser bem pensada por seus organizadores, para que assim, todos possam participar e se divertir antes e durante esta comemoração. Neste sentido, é preciso definir, desde o início, quais serão os critérios usados nesta organização para não haver conflitos.

Definições do Amigo Secreto

O ideal é fazer um amigo secreto que tenha o valor do presente compatível com os salários dos colaboradores e um custo pré – definido entre x e y reais (50 a 100 reais, por exemplo). Ter este cuidado é muito importante para que todos tenham a oportunidade de participar e não haja constrangimentos em razão de presentes fora do montante determinado.

Outro ponto essencial, ao realizar este tipo de evento, é definir o local (dentro ou fora de empresa) e se o amigo secreto será apenas entre os departamentos ou coletivo, abrangendo toda a empresa. Neste caso, antes se deve avaliar o tamanho da organização, pois se for muito grande, nem sempre será possível fazer uma festa de final de ano que consiga realmente integrar as pessoas.

Geralmente, os profissionais preferem fazer o amigo oculto entre seus colegas mais próximos, ou seja, com aqueles com quem passam maior parte de seu dia. É uma boa opção também e que pode ser replicada aos demais setores, sem maiores transtornos se todos concordarem.

Reinvente seu Amigo Oculto

Outra ideia interessante que pode elevar ainda mais seu amigo oculto é fazer desta comemoração uma oportunidade para ajudar seu próximo. Assim, ao invés de trocar presentes, você e seus colegas podem, por exemplo, adotar cartinhas dos Correios, e reverter o valor em presentes para as crianças. Olha que ideia maravilhosa – ser o Papai Noel de alguém!

Pense no quanto seria extraordinário fazer um pequeno feliz neste natal. Para isso, basta adotar uma carta e acolher o pedido desta criança. Ao fazer um amigo secreto solidário, as empresas estão estimulando seus profissionais a ampliarem sua visão de mundo e alimentando o sentimento coletivo de colaboração.

Isso, tanto no natal quanto ao longo do ano é muito importante para não perdermos nossa essência e humanidade e não deixarmos que a rotina e o dia a dia de trabalho nos impeçam de ajudar quem mais precisa. Ainda assim, independente do tipo de amigo secreto escolhido, é bom poder aproveitar este momento de descontração e confraternização com seus colegas e gestores.

Assim, todos juntos podem celebrar suas conquistas e alimentar esperanças de um ano novo cheio de novas oportunidades, projetos, resultados e prosperidade para todos. Aproveite e divirta-se!

E para você, qual foi o melhor amigo secreto da sua vida? Compartilhe e deixe sua opinião abaixo.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!