Voltar

Apresentação em PowerPoint: Como fazer uma boa apresentação

Publicado em | 0 comentários
Apresentação em PowerPoint: Como fazer uma boa apresentação

M. Blinkov/ Shutterstock O Power Point auxilia nas apresentações em público.

Em algum momento da sua vida profissional, você deverá compartilhar seus projetos, relatórios, entre outras informações em reuniões com clientes, parceiros ou equipe de trabalho. A melhor maneira de fazer isso é por meio da apresentação em PowerPoint. Diversos estudos já comprovaram que a audiência absorve mais os conceitos quando eles são expostos em slides do que somente de maneira verbal.

Saber como fazer apresentação em PowerPoint é um dos principais requisitos para se destacar no mercado de trabalho. Os profissionais que dominam essa técnica são capazes de se comunicar melhor com o público e demonstrar o seu profissionalismo, fazendo com que suas ideias sejam compradas com mais facilidade.

O grande segredo para aprender como fazer apresentação em PowerPoint é combinar um conteúdo interessante e relevante para sua audiência com um design chamativo, porém, relacionado ao tema e ocasião. Quando esse equilíbrio não é alcançado, o resultado é um fracasso visual que, ao invés de ajudar, atrapalhará a sua explanação.

Saiba como fazer apresentação em PowerPoint adequadamente  

Não dá para ensinar como fazer apresentação em PowerPoint adequadamente sem mencionarmos Steve Jobs. O criador da Apple transformou uma simples apresentação de lançamentos de seus produtos em verdadeiros shows. O modelo fez tanto sucesso que passou a ser imitado por executivos de todo o mundo. Baseado nele, confira algumas dicas para você também fazer palestras extraordinárias!

Seja objetivo

Steve Jobs era adepto à lei dos 10 minutos, segundo a qual, a atenção das pessoas se dissipava depois desse tempo. Para aproveitar esse período, seus slides eram curtos e objetivos. Outra de suas características era a inexistência de elementos que remetessem diretamente ao PowerPoint, como bullets, por exemplo. Ele preferia interagir com o telão e inserir vídeos para reforçar a sua mensagem de uma forma mais dinâmica.   

Você pode se basear nesses artifícios para apreender as técnicas de como fazer apresentação em PowerPoint adequadamente. Ao escolher o template (pano de fundo dos slides), evite aqueles temas recorrentes e muito chamativos. Crie sua própria identidade e busque fazer apresentações mais limpas, sem excessos visuais, cores e fontes, que dispersem a atenção e prejudiquem o entendimento do conteúdo.

Com relação ao texto, se você tem muito a dizer, antes de passar essas informações para sua apresentação, busque fazer um resumo e deixar apenas o essencial. Do mesmo modo, ao transferir o conteúdo para o PowerPoint, evite slides muito cheios. Escolha uma fonte com modelos e tamanhos visíveis e insira frases curtas, de impacto, para que sua mensagem seja entendida claramente.

Siga Jobs também ao interagir com a tela, considerando-a apenas com um apoio visual. Evite ler o que está escrito no PPT. A ferramenta deve ser um complemento e, portanto, você deve ter total domínio do conteúdo.

Assim como Jobs fazia, você também pode recorrer a materiais externos para facilitar o entendimento e memorização do público sobre o assunto. Mas atente-se para não lotar os slides com muitas imagens, documentos e vídeos, que podem confundir as pessoas.

Aposte em cases para abordar o assunto

Todas as apresentações de Steve Jobs tinham um enredo: ele descrevia uma situação em que trazia à tona determinado problema. Em seguida, oferecia a solução para derrotar esse vilão. Sempre que possível, utilize esse artifício para deixar o assunto mais fácil de ser compreendido. Você pode apostar em cases ou contar histórias relacionadas ao tema.

Ensaie antes de apresentar

Steve Jobs é muito conhecido por suas frases de efeito. Muitas delas saíram de suas apresentações. É que o empresário jamais recorria ao improviso durante as suas palestras. Tudo o que ele falava era preparado meses antes e ensaiado diversas vezes. Você não precisa ser tão detalhista quanto o criador da Apple, mas deve praticar a sua explanação. Com isso, ficará mais preparado, dominará o tema e evitará brancos ou outros problemas que dispersam a atenção da audiência e diminuem o impacto de suas mensagens.

Preocupe-se com os detalhes

Steve Jobs era tão detalhista que todos os elementos da sua apresentação estavam associados ao produto lançado, como a cor predominante da iluminação. Combinar os tons dos slides, fontes e ilustrações utilizadas também deve ser uma de suas preocupações ao montar sua apresentação. A combinação errada de cores pode causar desconforto na leitura e dificultar o entendimento.  

Outro cuidado de Jobs era com seus movimentos: ele gesticulava discretamente e sem chamar atenção demais para as suas mãos e nunca cruzava os braços. Mantinha-se em uma posição que facilitava a sua visualização por todas pessoas da plateia. Esses detalhes realmente fazem a diferença e devem ser empregados por todos que querem falar bem em público.

Surpreenda sua audiência

Jobs criava um clima de suspense para contar as notícias mais importantes. Sempre que dizia “Ah, e mais uma coisa”, a plateia já ficava atenta, na expectativa para o que vinha depois. Para envolver o seu público, tente também construir uma explanação dinâmica. Você pode alternar o tom de voz e o ritmo das frases, além de investir em pausas dramáticas para obter esse efeito.

Também é importante hierarquizar as informações para prender a atenção da audiência aos seus objetivos com tudo o que está colocando. Comece com uma breve apresentação do projeto, depois desenvolva as ideias (com dados, pesquisas, estatísticas) e finalize propondo as suas soluções aos problemas colocados. Todas essas informações devem estar separadas em tópicos específicos, para que as pessoas consigam acompanhar o assunto com facilidade.

Quer potencializar ainda mais sua capacidade de falar em público e aprender a fazer apresentações extraordinárias? Faça o Professional & Self Coaching e desenvolva poderosamente suas habilidades de comunicação e expressão.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!