Voltar

Como fazer uma autoavaliação profissional a partir de exemplos práticos

Publicado em | 0 comentários
Como fazer uma autoavaliação profissional a partir de exemplos práticos

© Depositphotos.com / HASLOO É muito importante que um profissional saiba se auto avaliar, estando ciente dos seus erros e de como melhora-los.

A autoavaliação é essencial para qualquer profissional, independente da área ou etapa de carreira em que ele se encontra. A partir dela, é possível fazer um balanço sobre os erros e acertos, além de identificar o que pode ser melhorado para que os objetivos almejados sejam efetivamente atingidos

A autoavaliação consiste em um momento de reflexão profunda e precisa sobre comportamentos, condutas, processos de trabalho, habilidades e talentos, entre outros aspectos a cerca da vida profissional.

Importância da autoavaliação profissional

Ela é essencial para que profissionais não se acomodem diante da rotina e procurem novas maneiras de aprender, adquirir novos conhecimentos, expandir a mente e conquistar ainda mais resultados positivos para sua carreira e também vida pessoal.

A autoavaliação profissional é uma poderosa ferramenta motivadora, pois concede a quem a faz diversas armas contra a desmotivação. Isso é possível porque o método consegue identificar o que tem causado esse efeito e possibilitar a elaboração de estratégias para vencer esse obstáculo e trabalhar para chegar até onde almeja, tanto na carreira profissional quanto na vida pessoal. Além disso, com os seus ensinamentos, fica mais fácil evitar cometer os mesmos erros que o colocaram em uma situação desconfortável.

Autoavaliação profissional na empresa

Muitas organizações implantam uma espécie de autoavaliação profissional conduzida pelo RH com intuito de evitar a desmotivação e entender como fazer para que seus funcionários consigam estar mais satisfeitos e, por consequência, trabalhem mais para atingir as metas. Nesses casos, o colaborador deve ficar tranquilo e realizá-la com toda a sinceridade, pois os resultados não acarretarão em uma demissão ou terão peso em uma promoção ou gratificação. Mesmo que os dados obtidos sejam passados para os gestores, único uso deles é ajudar os líderes a entender melhor o que está acontecendo com os colaboradores e identificar como resolver essas questões para melhorar a qualidade de vida no ambiente corporativo.

Sendo assim, empresas que tomam a decisão de implantar esse método demonstram aos colaboradores o quanto eles se importam com a o grau de satisfação deles com o trabalho e tudo que os cerca.

Como fazer uma autoavaliação profissional

Nesse momento, é importantíssimo ser sincero. Quando for responder as perguntas, faça com toda sinceridade, sem omitir nada, pois você será quem mais perderá com essa atitude. Embora pareça ser bastante fácil, olhar para si não é uma tarefa tão simples, necessitando que realize uma profunda e verdadeira avaliação sobre sua satisfação a respeito de onde está e definir o que é preciso para chegar onde pretende. Para ajudá-lo nesse momento, você pode utilizar alguns exemplos práticos que separamos:

Avalie seu desempenho

Sempre que finalizar um trabalho ou tarefa, procure avaliar o seu desempenho. Reflita sobre suas atitudes e ações, identificando pontos positivos e aspectos que podem e devem ser melhorados para a próxima tarefa.

Se o seu desempenho não foi como esperava, por exemplo, reflita sobre questões importantes como: O que posso fazer hoje para mudar esta situação? Que tipo de atitudes ou habilidades eu preciso desenvolver para que da próxima vez eu conquiste resultados melhores? O que posso fazer, na prática, para potencializar minha performance?

Faça um planejamento profissional

Como anda sua carreira? Onde você está hoje e onde pretende chegar? Como você se imagina daqui a 5, 10 ou 15 anos? Você tem ou já fez um plano de desenvolvimento individual?

Um planejamento é fundamental para traçar metas específicas para alcançar, de forma efetiva, todos os seus objetivos profissionais. Por meio dele, é possível criar passos a serem dados para estar mais perto da realização de seus anseios profissionais.

Tenha objetivos

Quais são seus objetivos profissionais: conquistar uma carreira de sucesso? Mudar de área de atuação? Montar um negócio próprio? Conquistar um novo emprego?

Ter objetivos é essencial para qualquer profissional, são eles que nos movem em busca na concretização de nossos sonhos. Defina metas a serem atingidas. Esse será o combustível motivador para você continuar dando o seu melhor em seu trabalho e vida profissional.

Identifique pontos fortes e de melhoria

Em seu dia a dia, que habilidades faltam desenvolver para que seu trabalho possa ser feito de maneira mais efetiva? Que comportamentos têm sabotado o seu trabalho e que precisam ser melhorados?

Identificar pontos fortes e de melhoria é essencial para melhorar e maximizar a sua performance enquanto profissional.

Estas dicas foram importantes para você? Deixe o seu comentário e lembre-se de compartilhar este conhecimento!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!