Voltar

Como Fazer um Planejamento de Vida?

Publicado em | 0 comentários

lassedesignen/ Shutterstock Um bom planejamento nos ajuda a realizar nossos objetivos de vida

Você já parou para pensar como gostaria de estar daqui a 10 anos? Apesar de parecer uma pergunta contraditória diante da imprevisibilidade da vida, saber exatamente o que quer e definir os passos para chegar até esse objetivo são hábitos que proporcionam mais disciplina e empenho. Afinal, não dá para contar apenas com a sorte e é necessário seguir um roteiro que norteie as nossas decisões a curto, médio e longo prazo.    

O planejamento de vida é uma ferramenta que ajuda a conquistar os objetivos em todos os setores da vida. Planejar é pensar com antecedência, estruturando os passos que precisa dar para aproveitar as oportunidades que surjam pelo caminho e prever problemas que prejudiquem o alcance de seus objetivos. Quando você esboça esse projeto, consegue deixar as suas atitudes voltadas aos resultados propostos.

Se você deixa seus planos na sua mente, as chances de serem esquecidos ou sabotados são muito grandes, isso sem contar que a elaboração desses objetivos acontece sem uma análise adequada de sua vida como um todo. Para que eles sejam realistas e bem delineados, demandam uma boa reflexão sobre a sua trajetória, bem como um levantamento de suas competências, habilidades e recursos disponíveis.   

Reflita sobre o momento atual dos setores mais importantes de sua vida

O planejamento de vida exige uma observação profunda para que você identifique como está o seu grau de satisfação em cada uma das áreas de sua vida naquele momento.  Procure analisá-las profundamente para identificar como gostaria que elas fossem e o que deve fazer para conseguir esse resultado. Nessa etapa, é importante responder adequadamente a pergunta “onde estou?”. Assim, por exemplo:

No campo saúde, verifique se você tem cumprido o cronograma de consultas médicas regulares, se tem feito uma alimentação balanceada e praticado atividades físicas, além de considerar outros fatores relacionados à manutenção do seu bem-estar físico e mental.

No campo de relacionamentos, verifique como está o seu relacionamento familiar e com seu parceiro(a). Analise também sua vida social e o seu comportamento com colegas de trabalho, por exemplo.

No campo estudos, considere quais são os cursos e outras capacitações que deseja ou precisa fazer para se aperfeiçoar acadêmica ou profissionalmente.

No campo profissional, analise se está desempenhando as atividades que gostaria, como poderia crescer mais dentro da área ou da empresa, entre outras reflexões semelhantes.

No campo financeiro, levante todas as suas despesas e compare com as receitas para quitar dívidas e guardar uma quantia que ajude a realizar os seus sonhos.

Considere outros campos também, como de seus patrimônios materiais, incluindo planejamento da construção ou reforma da sua casa, e até espiritualidade. Mas somente selecione o que realmente for essencial para você. O ideal é que o planejamento de vida englobe até oito setores.

Diante desse panorama, você deve fazer algumas reflexões para seguir ao passo seguinte de seu planejamento de vida. O que devo melhorar em cada setor da minha vida para que ele seja como sempre quis? Quais são as dificuldades, obstáculos e bloqueios que me impediram de não ter realizado essas melhorias antes? Quais são as soluções para isso? Qual o meu objetivo inicial e o final de implementar esse planejamento?   

Transforme seus desejos em metas

A segunda etapa para realizar o planejamento de vida é transformar o que você deseja para cada área de sua vida em metas precisas. Para fazer isso com mais facilidade, pergunte-se “aonde eu quero chegar? ”, visualizando como gostaria que todos os setores de sua vida fossem. Coloque no papel uma lista de desejos que você gostaria de conquistar, fazer ou realizar em todos os setores analisados. Mesmo que alguns desses anseios pareçam impossíveis, não deixe de menciona-los também.

Estabeleça estratégias para alcançar as metas propostas

Nessa etapa, você deve estabelecer estratégias para alcançar as metas estipuladas. Para facilitar esse exercício, responda a seguinte pergunta: “como fazer para chegar lá?”. As respostas induzidas são aquelas relacionadas ao que podemos fazer ou melhorar para alcançar nossas metas e realizar os nossos sonhos. Também é necessário considerar os possíveis obstáculos e definir como ultrapassá-los, bem como as fragilidades do plano e as dificuldades pessoais que poderão impedir de chegar aos objetivos traçados.

Quando estiver com a lista de desejos pronta, defini aqueles que são prioridades. Muitas vezes, uma meta leva a outra e a efetividade da primeira pode impulsionar a conquista das demais. Organize tudo hierarquicamente em um cronograma para realizá-las em um período estipulado, sem prejudicar as outras atividades.

Dedique-se para manter seu planejamento de vida

O sucesso do planejamento de vida exige muito foco e dedicação para os resultados não serem boicotados. Para que ele funcione adequadamente, você precisará não somente elaborara-lo, mas tirá-lo do papel aos poucos, na medida em que vá cumprindo as ações determinadas como se fossem compromissos inadiáveis consigo mesmo.

Como Life Coaching pode ajudar

Muitas vezes, sabemos o que queremos, mas não conhecemos as melhores formas para atingir nossos objetivos de vida. Isso ocorre devido a uma série de fatores, como, por exemplo: baixa autoestima, insegurança, medo, crenças limitantes ou mesmo falta de motivação e foco.

Se esse é o seu caso, o Coaching de Vida ou Life Coaching pode ajudá-lo! O método de desenvolvimento humano contribui para que você saia de seu estado atual e chegue aonde deseja mais rapidamente. Por meio de diversas técnicas e ferramentas que contribuem para você identificar com mais objetividade e clareza o que realmente dá sentido à sua vida.

O Coaching ajuda na definição das metas e objetivos do cliente (coachee), como também na criação de estratégias e planos de ação que realmente favoreçam a conquista dos seus resultados. Para isso, o método trabalha, especialmente, no desenvolvimento comportamental, aprimorando habilidades e competências, aumentando o comprometimento e eliminando atitudes e crenças bloqueadoras, que podem boicotar as realizações.

Se você também deseja fazer um planejamento de vida e conquistar seus objetivos, pessoais e profissionais, de forma extraordinária, invista em Coaching! Faça a Formação Professional & Self Coaching – PSC, desenvolva novas competências e, comece agora, a realizar seus sonhos!

Gostou do texto? Comente e compartilhe em suas redes sociais!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!