Jirsak/Depositphotos Planejamento profissional é essencial para ter sucesso na carreira

Para ter sucesso profissional não basta apenas investir em bons treinamentos, formações e no acúmulo de experiências. Construir uma trajetória exitosa é mais que isso, pois antes de tudo, é necessário fazer um bom planejamento de carreira, de modo que isso permita ao profissional, conquistar os resultados que deseja.

Muitos profissionais subestimam o poder de planejar. Assim, vão sendo levados pelas circunstâncias e não por aquilo que realmente desejam que aconteça. Daí passa algum tempo e os resultados não vem, mas sim a frustração e a sensação de perda de tempo, pois a pessoa trabalha e trabalha, porém não consegue o reconhecimento e sucesso.

Por que isso acontece? Será que a vida esta sendo injusta com o profissional? Nada disso, este é um reflexo clássico da falta de planejamento, pois como diz o ditado – “Para quem não sabe para aonde vai, qualquer caminho serve”. Entretanto, como bem sabemos, quando queremos crescer e expandir nossas possibilidades profissionais, sentir-se perdido não é o melhor sentimento.

Coaching no Planejamento de Carreira

Para ajudar os profissionais a orientarem, assertivamente, suas carreiras o processo de Coaching se destaca como uma ferramenta poderosa e efetiva e que pode, de forma rápida e planejada, ajudar o cliente a construir uma jornada profissional ascendente e positiva.

O Coaching de Carreira utiliza de técnicas e ferramentas do Coaching para apoiar o coachee (cliente) a definir suas metas e objetivos, os pontos fortes e de melhoria, bem como as ações que precisam ser tomadas para que seus alvos profissionais sejam plenamente atingidos.

Para isso, esta metodologia propõe um intenso processo de autoconhecimento, de modo que isso proporcione ao profissional identificar suas qualidades e competências, expandi-la e também eliminar crenças e comportamentos sabotadores que precisam ser eliminados definitivamente.

PSC

Além disso, o acompanhamento proporcionado pelo coach de Carreira ao seu cliente ajuda-lhe a corrigir falhas, manter o foco em seus objetivos e conquistar cada uma de suas metas de modo progresso. Este é um dos pontos altos do Coaching para profissionais, pois embora o caminho seja do cliente, é essencial que ele saiba que não estará sozinho durante esta jornada.

Planejar a carreira é visualizar como você deseja estar daqui a 5, 10 ou 20 anos, conhecer suas oportunidades e ameaças e trabalhar, efetivamente, para que esta imagem positiva se torne realidade.

Obviamente neste percurso muitas vezes será necessário alterar a rota, rever o planejamento, entretanto, por meio do Coaching de Carreira, o profissional poderá desenvolver suas capacidades e habilidades técnicas, emocionais e comportamentais. Ter todo o suporte que precisa, faz toda diferença para que o coachee possa alcançar resultados extraordinários na carreira e na vida.

Se o seu objetivo é prosperar na carreira, minha dica é invista em Coaching. Faça a Formação Professional & Self Coaching – PSC e alavanque seus resultados.