Mulher na cafeteria fazendo seu gerenciamento pessoal

GaudiLab/Shutterstock Reservar um tempo para fazer seu gerenciamento pessoal é muito importante. Entenda as razões!

Acredite – fazer um gerenciamento pessoal de forma eficiente pode mudar completamente sua vida e os seus resultados. Esta autogestão é essencial para administrar melhor tanto suas demandas pessoais, como aquelas provenientes de seu trabalho ou negócio.

Digo isso porque quanto mais organizado você está, mais próximo também fica de conquistar maior liberdade para fazer o que você gosta e para evitar enlouquecer pela constante falta tempo. Mas como fazer isso? Como é possível fazer um bom gerenciamento pessoal? É o que vamos saber!

Gerenciamento Pessoal – Como Fazer?

O primeiro passo para gerenciar melhor sua vida é compreendendo quais são suas principais demandas. Fazer este mapeamento é muito importante para visualizar de maneira geral sua rotina, analisar quais são todas as suas atividades e entender como elas impactam positiva ou negativamente em sua rotina.  Neste sentido, refletir sobre algumas questões é importante:

  • Será que o excesso de trabalho está impactando em sua saúde ou em seu relacionamento amoroso ou familiar?
  • A procrastinação faz parte de sua vida ou você costuma sempre deixar para depois a entrega de trabalhos e seus compromissos importantes?
  • Como você organiza seu dia a dia – planeja seu itinerário ou simplesmente segue junto com a maré?
  • Você tem conseguido gerenciar bem suas finanças ou tem penado para chegar ao final do mês?
  • Seus relacionamentos são positivos ou você vive sempre em conflito com seu parceiro ou parceira ou com sua família?
  • Sua rotina é marcada por uma constante correria ou você consegue se organizar seu tempo para dar conta de tudo?
  • Você se sente cansado o tempo todo e já começa a semana sonhando com o final de semana?…

Estes são alguns exemplos de perguntas importantes que você deve se fazer para conhecer melhor seu dia a dia, analisar seus comportamentos, hábitos, responsabilidades e planejar assertivamente seus compromissos pessoais e profissionais. Portanto, invista um pouco do seu tempo em sua qualidade de vida, ou seja, em identificar quais são os fatores que estão prejudicando seu gerenciamento pessoal e, em criar estratégias para transformar sua realidade.

Isso é essencial para criar formas mais eficazes de autogerenciamento, para organizar sua agenda, definir metas diárias e semanais, visualizar seus compromissos e entender onde você está errado. Será que não tem assumido demandas demais? Será que ao invés de você levar e buscar seus filhos na escola, você teria como dividir esta responsabilidade com seu parceiro ou parceira ou um parente próximo? Será que o excesso de reuniões no trabalho está comprometendo seu desempenho? Será que você tem gasto demais e comprometido sua renda? Ou que a procrastinação é realmente a maior inimiga de seu gerenciamento pessoal? Reflita!

Reflita sobre isso, sobre o que está sobrando e também faltando em sua vida.  Uma boa administração do tempo é essencial neste contexto, pois nos ajuda a cumprir com nossos compromissos profissionais e também a ter uma vida pessoal mais equilibrada e sem tantos contratempos.

PSC

Por fim, se você se sente perdido e não sabe ao certo por onde começar, uma excelente alternativa é investir no apoio de um coach e num processo de Coaching com foco num melhor gerenciamento de sua vida em todos os sentidos.