Um dos fatores principais que determinam o sucesso ou o fracasso de um projeto é se o gerenciamento de pessoas está sendo feito assertivamente. Saber como liderar e conduzir sua equipe para atingir metas em comum é o balizador do sucesso da empreitada. Por isso, quando se está à frente de projetos empresariais, é essencial saber como lidar efetivamente com o fator humano, uma vez que a relação entre as pessoas envolvidas no projeto deve ser sempre harmoniosa, respeitosa e colaborativa.

Gerenciamento de Pessoas: 4 Dicas de Como Realizá-lo Com Eficácia!

Reuni algumas dicas importantes para quem deseja fazer um gerenciamento competente de sua equipe em projetos na empresa. Continue lendo e confira:

Aprenda a Delegar Tarefas

O bom trabalho da equipe é o que irá gerar o sucesso dos projetos empresariais, então lembre os seus colaboradores disso o tempo todo. O bom líder não é aquele que possui todas as respostas e sim aquele que sabe para quem fazer cada pergunta. Conheça bem os membros da sua equipe para saber quem irá realizar com mais habilidade cada tarefa. Valorize as diferentes competências que a sua equipe possui e não concentre todo o trabalho em si mesmo. Delegue!

Desenvolva a Escuta Ativa

A ferramenta da escuta ativa torna o líder mais preparado para interagir com a sua equipe e compreender o que se passa entre os membros. Basicamente, se trata da técnica de ouvir o que as pessoas têm a dizer com atenção e sem julgamentos. Demonstre que você é uma pessoa com um canal aberto para a comunicação. A equipe virá até você para falar a respeito de problemas e em busca de soluções.

Seja um Bom Gestor de Conflitos

O segredo de um bom gerenciamento de pessoas em projetos é saber ser um gestor de conflitos. Quando se trabalha em equipe, é natural que surjam rusgas e problemas entre os membros. O papel do gerente num conflito é promover a conciliação o mais rápido possível, sem tomar partido. A equipe deve enxergar em seu líder uma pessoa forte e capaz de acabar com situações conflituosas sem alterar o tom de voz.

Trabalhe com Registros

PSC

Uma grande dificuldade no gerenciamento de pessoas em projetos é que cada um se comprometa com suas responsabilidades e erros. Para que não haja discussões desnecessárias acerca de quem deve responder por cada etapa do projeto, é interessante que o líder desenvolva a existência de registros por escrito. Ter atas das reuniões e e-mails de registro na intranet já resolve a questão.

Quem está em busca de sucesso no gerenciamento de projetos empresariais deve ter bem claro que precisará ser um bom líder. Para isso, investir em Coaching para o desenvolvimento da liderança é essencial. Um meio para isso é o Leader Coach Training, formação de desenvolvimento de gestores e lideres que desejam aprimorar sua gestão de pessoas.

Por fim, por mais que trabalhar com pessoas nem sempre seja uma tarefa simples e fácil, esta função deve ser encarada como um desafio interessante para quem gosta de liderar, pois é por meio da liderança efetiva que se conquista os grandes resultados.