© Depositphotos.com / g_studio Rapport é um termo de origem francesa que significa “relação”, e trata-se de uma técnica utilizada para gerar empatia com outra pessoa durante o diálogo.

Rapport é um termo de origem francesa, e utilizado na psicologia, que significa “relação”. Trata-se de uma técnica utilizada para gerar empatia com outra pessoa, com a intenção de estimular uma sensação de bem-estar durante o diálogo.

No processo de Coaching, o Rapport é uma das técnicas mais importantes e fundamentais, pois propicia uma relação de confiança e harmonia na qual o coachee (cliente) fica mais aberto e receptivo para interagir, trocar e receber informações.

Vale ressaltar que o Rapport pode ser utilizado em todo e qualquer ato de comunicação — seja em relações profissionais, amorosas, familiares e de amizade —, pois estimula o estabelescimento de relacionamentos saudáveis e construtivos.

Esta técnica representa uma intenção verdadeira de gerar sintonia entre as partes envolvidas em uma conversa. Não significa que o indivíduo tem obrigação de aceitar todas as opiniões do outro, mas deixa claro que compreende, honra e respeita os seus valores e sua história de vida.

Técnicas para gerar Rapport

O primeiro passo é a observação. Cada pessoa tem sua forma de receber e captar as informações, além de ver o mundo a partir de sua bagagem de vida. Nesse sentido, antes de iniciar a conversa com o indivíduo, é preciso perceber suas particularidades para conseguir se conectar com ele da melhor maneira.

Segundo passo é o Espelhamento, em que a pessoa que está gerando o Rapport reproduz o comportamento físico da outra por meio de sua linguagem corporal, como gestos, expressões faciais, respiração e postura. É fundamental manter a sutileza para que a pessoa não perceba e acabe se irritando.

Vantagens da utilização do Rapport

PSC

Gerar Rapport é uma habilidade necessária a todos aqueles que almejam estabelecer relações mais significativas, seja na vida pessoal ou profissional.

Veja abaixo algumas vantagens da utilização desta prática em seu dia a dia:

  • Relacionamentos interpessoais mais produtivos;
  • Facilidade em conhecer novas pessoas;
  • Habilidade em lidar com pessoas conflituosas;
  • Estabelecimento de confiança e reciprocidade;
  • Negociações mais fluidas;
  • Estímulo da colaboração do outro.

É importante atentar-se à sua postura corporal e gestos durante uma conversa, pois a comunicação não-verbal também interfere positivamente ou negativamente na geração do Rapport. Caso sua intenção em gerar harmonia seja percebida como algo não genuíno, o indivíduo terá o comportamento contrário do desejado: ele se bloqueará e se sentirá incomodado em dar continuidade à conversa.

Convido você a ver abaixo um maravilhoso vídeo e conhecer o poder que o Rapport possui:

Este artigo contribuiu com você? Comente e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!