Para que as empresas prosperem, mesmo em tempos de crise, é fundamental saber como fazer a gestão de projetos e reduzir os custos. Mesmo numa fase econômica mais difícil, as organizações devem se manter sua congruência empresarial, fazer seu controle de qualidade, respeitar os prazos e investir nos planos da empresa. Lembre-se que a forma organizada e bem-sucedida com que um empreendimento trabalha; são dois pontos essenciais e que atraem clientes e ajudam a fidelizá-los.

Continue lendo e descubra como a gestão de projetos impacta nos resultados da empresa em todos os sentidos, passando pela redução de custos, otimização do tempo, organização do trabalho da equipe até aumento dos rendimentos financeiros do negócio.

Gestão de Projetos Com Otimização de Custos

O segredo para conseguir manter a rotina de projetos em dia sem aumentar os custos da empresa num período de crise é investir no principal capital corporativo, os seus funcionários. Quando se tem a equipe certa motivada é muito mais fácil chegar ao sucesso. Confira, a seguir, mais dicas de como ter sucesso na gestão dos recursos.

Gestão de Projetos – Veja 5 Dicas de Como Fazer!

Veja alguns dos passos que são essenciais para a execução assertiva da gestão de projetos em sua empresa:

Escolha a Equipe Certa – 

Trabalhar com as pessoas certas nas funções mais adequadas às suas habilidades é fundamental para ter sucesso na empreitada dos seus projetos. Ao realizar um processo de admissão de novos funcionários, o gerente de projetos deve procurar por um colaborador que atenda aos pré-requisitos profissionais e pessoais. Também é essencial observar o comportamental dos indivíduos, pois isso ajuda a evitar problemas com pessoas que não se enquadram na organização.

Saiba Quais Custos Cortar – 

PSC

Otimizar a gestão de projetos é importante e deve ser focada em cortar os custos corretos. Por isso tenha cuidado para não eliminar custos que não fariam diferença, deixando outros que impactam no orçamento final. Não retire nenhum tipo de benefício financeiro da sua equipe, pois isso pode tornar os colaboradores desmotivados e menos produtivos. Pense que você não está gastando com os seus colaboradores e sim investindo em resultados.

Planejamento Para Economizar – 

Economia de verdade é usar recursos com inteligência, isto é, encontrar ferramentas que encurtam o tempo para que determinadas tarefas sejam realizadas, permitindo que os funcionários produzam mais. Observe que se trata de planejar estratégias para melhorar o trabalho e não sobrecarregar os colaboradores. Pessoas estressadas não produzem qualidade e nem quantidade.

Comunicação Interna – 

Para que uma empresa tenha melhores resultados em seus projetos é necessário que ela tenha uma equipe afinada. Isso significa que as pessoas devem ter uma boa comunicação entre si, pois o objetivo é que trabalhem juntas para atingir as metas. É necessário que as pessoas consigam se compreender mutuamente e desenvolver métodos de trabalho que equilibrem tanto os recursos financeiros como os de tempo.

Esteja Pronto Para Enfrentar as Crises – 

Ao iniciar a gestão de projetos tenha em mente que existem riscos envolvidos. Uma boa dica é listar quais são esses riscos e possíveis soluções para cada um deles caso aconteçam.

Entender a gestão de projetos e como fazer com que os resultados aconteçam é necessário para trabalhar assertivamente com os recursos que se tem, além de reduzir os custos. Aplique essas dicas no dia a dia da sua empresa e potencialize os resultados dos seus projetos.