A autoavaliação profissional é uma das principais ferramentas que o Coaching utiliza para trazer benefícios para aqueles que precisam de ajuda. Na maioria das vezes os problemas pessoais e profissionais que levam uma pessoa a procurar o coach são causados por uma falta contundente de autoconhecimento.

E por que isso acontece?

Autoavaliação Profissional: como fazer a sua

Entenda os benefícios da auto avaliação profissional e aplique-a em seu dia a dia! | Pixinooo | DepositPhotos.com

Nós estamos vivendo em uma época de tantas informações, exigências e mensagens que fica muito fácil a desconexão de uma pessoa de si mesma, fazendo com que ela se esqueça quais eram as suas principais aspirações, desejos e objetivos. Acabamos vivendo por muito tempo sem saber quem somos verdadeiramente.

A falta de conexão com as suas aspirações interiores é uma das principais fontes de frustração e arrependimento. Quando levamos uma vida inteira desconectados de quem somos acabamos sabotando todas as nossas chances de desenvolvimento.

O sucesso pode estar bem pertinho de você e talvez a única coisa que o impede de realizar os seus objetivos é o muro mental que você criou ao redor da sua personalidade, protegendo todos os seus medos e defeitos da sua consciência.

O resultado disso é, muitas vezes, um comportamento autoindulgente que impede a sua evolução pessoal e profissional, levando à sensação de estagnação na carreira e na vida pessoal.

OS BENEFÍCIOS DE UMA BOA autoavaliação profissional

PSC

Há poucas atividades que você pode fazer que produzam efeitos tão significativos para melhorar a sua vida como uma autoavaliação profissional.

Você pode achar que isso tudo é exagero e que estou falando apenas de uma ferramenta, nada mais. Mas, quero que você abra os olhos e entenda que a sua vida pode passar por uma guinada com o uso desta técnica.

Deixe-me abordar com exemplos. Uma pessoa que realiza uma boa autoavaliação profissional consegue perceber quais são os seus pontos fracos na hora de realizar o trabalho e dedicar-se a melhorá-los ou encontrar alternativas para supri-los.

Quem não se dedica a descobrir quais são seus pontos de melhoria (todos nós temos) está condenado a persistir nos mesmos erros e obter sempre o mesmo resultado.

Qual é a forma mais fácil de eliminar o que lhe incomoda, deixando-o escondido ou colocando em um ponto claro e iluminado? Você sabe qual é a opção certa.

Autoavaliar-se permite que você encontre e corrija aqueles detalhes que atrapalham a sua carreira profissional e possa assim buscar uma evolução baseada em critérios corretos.

A autoavaliação também permite que você reflita sobre os seus pontos fortes, suas habilidades e competências mais importantes.

Isso permite que você possa fazer uso das suas habilidades nos melhores momentos para aproveitar oportunidades, crescer e até mesmo suprir algumas de suas próprias deficiências.

COMO FAZER UMA BOA AUTOAVALIAÇÃO?

O que é necessário para realizar uma boa autoavaliação? Será que você pode me responder? Primeiramente, é importante contar com uma metodologia.

É importante que você liste todas as suas tarefas profissionais. Coloque num papel ou na tela do seu notebook, tablet, smartphone, não importa. Em seguida, liste todas as habilidades necessárias para desenvolver tais tarefas.

E aqui vamos chegando às partes mais importantes. Veja quais dessas habilidades você tem. Tente entender porque você não possui as demais habilidades. Como você vai fazer isso? Bem, calma, vou chegar lá.

No primeiro grupo, das suas aptidões, tente medir o nível de sua expertise através do seu desempenho no trabalho. Muitas pessoas sentem dificuldade ao avaliar o seu próprio desempenho, por isso é interessante que você peça também o feedback de pessoas próximas, como o seu gestor e colegas que trabalhem diretamente com você.

No segundo grupo, das suas faltas de aptidões, veja o que é que te impede de conseguir as habilidades que são necessárias, mas você deixou de listar na seção anterior da autoanálise.

Essa parte é a mais delicada e demanda uma boa dose de autocrítica. Para chegar até ela, é mais fácil procurar por incômodos no dia a dia de trabalho e traços na sua personalidade que não condizem com as aptidões desejadas.

Também é de extrema importância que você descreva um porquê para cada decisão que você tomou na sua autoavaliação. É preciso que você explique, para si mesmo, porque considera ter cada habilidade e justifique porque sente falta dos aspectos que listou como pontos fracos.

Depois de tudo isso, você vai perceber um quadro bem mais claro sobre si mesmo e isso é perfeito para um profissional. Faça esse mesmo processo de 6 em 6 meses. Se você achar que é pouco tempo, faça de 1 em 1 ano, o importante é que você defina uma periodicidade e se esforce para cumpri-la.

AUTOAVALIAÇÃO É SAUDÁVEL, MAS NÃO BASTA

A autoavaliação profissional é saudável e torna as pessoas mais maduras. Mesmo que você tenha atingido uma ótima e estável posição na carreira, a autoavaliação não se faz menos necessária.

Entenda que todos nós precisamos melhorar a cada dia que passa. Não há ninguém isento de um acréscimo de qualidade ou de correções que podem transformar o indivíduo em alguém cada vez mais perto do pleno.

Contudo, ela, por si só, não basta. É preciso combinar a autoavaliação com um plano de ação para que você possa, de fato, buscar as melhorias necessárias para a sua carreira.

Você pode fazer isso sozinho ou compartilhar o processo com o seu gestor, para que possam desenvolver juntos um planejamento que permita o aproveitamento das oportunidades que estão disponíveis na empresa em que você trabalha.

Sempre policie as suas atitudes, conheça a origem das suas ações e reações e saiba quais são seus pontos fortes. Seja mais saudável e maduro.

Você consegue desenvolver estas habilidades participando do curso Professional & Self Coaching – PSC. Temos a melhor metodologia de desenvolvimento pessoal e profissional do Brasil. Conheça o programa do curso e dê o primeiro passo rumo ao sucesso!