O ato de fazer anotações e registrar suas ideias no papel pode ser transformador e te levar a viver de forma muito mais produtiva e organizada. Esse hábito é positivo para manter o foco nos objetivos, ter boas ideias, se conhecer, cumprir compromissos, ser mais produtivo, os benefícios são diversos. Neste artigo darei dias para que comece a fazer anotações e consiga tirar o máximo proveito delas em todas as áreas da sua vida.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

Por Que Devo Fazer Anotações?

Diariamente, a nossa mente tem acesso a uma infinidade de informações, dos mais diferentes tipos. Por melhor que seja a sua memória, conseguir gerenciar tudo isso apenas mentalmente se torna um desafio e tanto. Além disso, pode acontecer de ter dificuldades para se desligar ao final do dia e conseguir relaxar, com medo de que se esqueça de realizar alguma atividade importante.

Vale dizer que os benefícios de fazer anotações não se resumem à organização. Outras vantagens incluem:

1 – Autoconhecimento: ao escrever sobre as experiências e sentimentos de situações que te marcaram, habilidades e dificuldades terá a oportunidade de se conhecer e entender melhor as suas emoções. É como se as palavras registradas no papel formassem um retrato da sua essência, permitindo que faça melhor uso do seu potencial e encontre formas de desenvolver o que julgar necessário.

2 – Criação de Memórias: escrever sobre momentos importantes da sua vida faz com que a lembrança se torne mais forte. Ler o que escreveu anos depois será como fazer uma incrível viagem no tempo, uma oportunidade para recordar alegrias e conquistas.

3 – Aprendizado: as anotações eternizam o conhecimento adquirido e evitam que ele se perca em meio a tantas informações na sua mente. Quando parar para ler, poderá fixar o aprendizado, reaprender ou mesmo tirar novas conclusões a respeito daquilo que registrou.

4 – Metas: registrar as metas que deseja alcançar faz com que elas saiam do campo da imaginação e comecem a se tornar palpáveis. Sempre que começar a desviar do foco, ler o que escreveu fará com que volte para o caminho e, assim, atinja os objetivos que almeja.

5 – Evitar Esquecimento: o hábito de criar listas irá evitar que se esqueça de coisas importantes, o que pode incluir tanto uma reunião no trabalho quanto comprar algum item no supermercado que esteja em falta da sua despensa.

PSC

6 – Simplicidade: por mais que existam inúmeros aplicativos e softwares para fazer anotações, nada é tão simples quanto pegar papel e caneta para escrever. Assim como outros gadgets tecnológicos, é possível carregar o seu caderno ou agenda para onde for e usá-lo a qualquer momento, com a vantagem de não precisar carregar nenhuma bateria e nem ter a necessidade de estar conectado à internet.

7 – Sem Distração: ao anotar suas ideias em um aplicativo, sempre há o risco de ser interrompido por uma notificação ou ligação. Já o papel permite que você mantenha todo o seu foco para aquele momento, sem se distrair.

Ao listar os benefícios de fazer anotações, não tenho a intenção de tirar o mérito da tecnologia, afinal ela também nos proporciona inúmeras vantagens, mas sim de mostrar que um hábito simples pode ser muito positivo e transformador. O importante é que cada um descubra como fazer anotações de forma eficaz de acordo com a sua rotina, seja utilizando apenas papel ou combinando com o uso de aplicativos e softwares.

Como Fazer Anotações de Forma Eficaz

Depois de conhecer todos os benefícios do hábito de anotar pensamentos, compromissos e metas, veja como fazer isso na prática para obter resultados extraordinários.

Anotações Para Ser Mais Produtivo

Se o seu objetivo é se tornar mais produtivo, as anotações devem ser feitas com foco nos compromissos diários. Um detalhe importante a ser considerado é que será necessário mensurar o tempo gasto em cada atividade. No início, isso pode parecer desafiante, contudo, aos poucos irá se habituar e conhecer melhor a sua rotina.

Além do tempo, outra forma de se tornar mais produtivo é classificar cada compromisso em: urgente, importante e circunstancial. Assim, conseguirá se dedicar mais ao que é realmente importante, evitando que fique para depois e se torne urgente e, também, a deixar as atividades circunstanciais, que são aquelas sem tanta importância, para lá, evitando que elas tirem o seu foco.

Anotações Para Alcançar Metas

Quando o assunto são metas, para utilizar as anotações ao se favor é importante considerar diversos detalhes que envolvem cada uma delas. Em primeiro lugar, entenda que objetivos e metas são diferentes. Enquanto o primeiro se trata apenas de uma ideia resumida do que se deseja, a segunda é algo mais detalhada, com prazo e estratégias definidas.

Nesse sentido, aumentar as vendas é um objetivo e, para que se torne uma meta, é preciso definir o valor que pretende vender, em que período de tempo e o que fará para conseguir isso. Anotar todas essas informações irá te ajudar a definir melhor as suas ações e fazer com que consiga realizar o que deseja muito mais rapidamente do que seria se deixasse a ideia vaga.

Anotações Para Autoconhecimento

Muitas pessoas acham que se conhecem, mas não têm a consciência sobre suas qualidades, seus sentimentos e emoções. Começar a registrar informações sobre si mesmo e seu comportamento é uma excelente maneira de se conhecer melhor. Alguns exemplos de anotações com esse objetivo são:

  • Listar suas habilidades e qualidades para melhorar a autoestima;
  • Escrever seu comportamento em determinadas situações como forma de encontrar pontos que podem ser desenvolvidos;
  • Anotar motivos para ter gratidão e valorizar a sua vida;
  • Registrar sentimentos e as emoções geradas por eles para desenvolver inteligência emocional.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Anotações Para Ter Boas Ideias

A mente está em constante funcionamento, o que faz com que se tenha boas ideias mesmo em momentos inesperados, como durante o banho ou logo após acordar. Uma forma de evitar que elas sejam esquecidas é manter um caderno de anotações sempre à mão, para registrá-las. Anote sem julgar se a ideia é boa ou ruim, pois, mesmo que ela não seja aproveitada ao pé da letra, pode dar início a outro pensamento e te ajudar a criar coisas incríveis.

Muitas vezes se perde tempo procurando a fórmula mágica para o sucesso, deixando de considerar ferramentas simples do dia a dia, como é o caso das anotações. Adote esse hábito e verá o quanto ele é capaz de transformar a sua vida e fazer de você uma pessoa mais produtiva, autoconfiante e organizada.

Copyright: 228406420 – https://www.shutterstock.com/pt/g/gajus