Voltar

Como Explorar seus Defeitos e Qualidades

Publicado em | 0 comentários
Defeitos e qualidades

HBRH/Shutterstock Com defeitos e qualidades, ame-se e valorize-se sempre!

Em se tratando dos nossos defeitos e qualidades, segundo o romancista francês, André Maurois – “Só podemos falar francamente sobre nossos defeitos para aqueles que reconhecem nossas qualidades.” De fato, quando as pessoas não nos conhecem muito bem, em muitos casos, o que fica do são os julgamentos, e estes nem sempre são positivos.

Todos nós temos defeitos e qualidades. A grande sacada aqui é saber usar tudo isso em favor de nossa evolução e crescimento pessoal, profissional e espiritual, pois acredite: podemos reverter tudo em prol de nossos resultados. Para isso é importante conhecer bem a si mesmo, ser realista em relação ao que precisa melhorar, mas também valorizar o que há de bom e que se destaca em você.

Se, por exemplo, as pessoas dizem que você é muito ansioso, e apenas enxergam este característica como um defeito, ponto de melhoria, no dia a dia de trabalho, você pode se reverter sendo um profissional que faz tudo com antecedência e que jamais usa a procrastinação como desculpa para não cumprir seus compromissos e entregar suas demandas.

Dicas Para Explorar seus Defeitos e Qualidades

Quais são suas maiores qualidades e defeitos? Pense um pouco e reflita onde você se destaca mais (comunicação, relacionamentos, organização, amizade, caráter, ética, personalidade, otimismo, virtudes) e em quais aspectos você ainda precisa evoluir. Uma pessoa consciente de suas capacidades e habilidades, bem como de seus gaps tem mais chances de evoluir, pois compreende quem ela é e onde pode melhorar.

Este autoconhecimento é essencial para que, por exemplo, uma mente criativa consiga colocar suas ideias em prática, para que alguém que é ansioso coloque a mão na massa e termine logo seu projeto, para que a dificuldade de comunicação verbal seja revertida numa excelente expressão escrita e para que a timidez revele alguém muito inteligente, que apenas se guarda um pouco mais, mas que tem muito a compartilhar com o mundo quando interage.

Ao dizer isso, eu quero que perceba que defeitos e qualidades: é apenas uma questão de ponto de vista.  O que para muitos pode parecer incorreto e fora de lugar, para outros é o que falta no profissional que a empresa precisa, ou no parceiro o parceira de vida. A chave é o equilíbrio, ou seja, nada de excessos, nem muitos pontos de melhoria, nem destaques demais.

O ideal é saber usar o que você tem do jeito certo, no lugar certo, no momento certo, com as pessoas certas e estar atento a como você pensa e age. Por fim, um ponto-chave final é buscar eliminar comportamentos e crenças negativas que limitam seus resultados e sabotam a sua felicidade. Pense nisso e, com defeitos e qualidades, valorize-se sempre!

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!