Mulher na praia, deitada na areia sorrindo ao lado do seu cachorro, um labrador de pelo amarelo, vivendo na prática seu desprendimento

Dean Drobot/Shutterstock O desprendimento das crenças e comportamentos limitantes é muito importante para ser mais feliz consigo mesmo

A capacidade humana de ousar o perdão e desprendimento, para resistir em certa medida é o que responde por termos sobrevivido como espécie. É também parte importante da nossa definição moral e instintiva a possibilidade de resistir ao que nos assusta e afugenta. A disposição de ir à luta, uma das mais sublimes características que se pode notar em alguém, é também forjada na capacidade de oferecer resistência ao que se considera errado ou nocivo.

Entretanto, como nos lembra o adágio, o que distingue o remédio do veneno é a dosagem e a mesma resistência que nos faz tão bem pode se virar contra nós. Pois é precisamente desse segundo caso que se trata quando nós resistimos à mudança que vem para o nosso bem.

A princípio fazer essa distinção parece algo muito simples, porque racionalmente falando todos querem aquilo que vem para o seu bem. Acontece que quase que por instinto resistimos a todas as mudanças e na hora do vamos ver essa resistência se aplica também contra aquilo que vem a nosso favor. No calor da emoção, lidar com grandes mudanças sempre suscita vários sentimentos, é sempre muito difícil apelar somente à razão e assumir a defesa intransigente do novo em detrimento do velho.

Somos invadidos por nostalgias e não é fácil debelar isso. Nosso apego à zona de conforto, àquilo que conhecemos bem, assim como nosso comodismo com o que julgamos ser parte da nossa realidade desempenham um papel importante demais para ser negligenciado. Eles falam alto na hora de nos impedir de virar o rumo e assim mudar radicalmente fica sempre tão difícil.

A Importância do Desprendimento

Muitas pessoas acabam cimentando os próprios pés no terreno onde pisam e só conseguem mudar depois de serem içadas pelo guindaste do Coaching, o que não é pouco. Contra o imobilismo da alma é preciso usar alguns expedientes. O mais eficiente deles é o desprendimento, aquela sensação típica de quem sabe que em certo momento é mais do que necessário deixar as coisas irem. Nas nossas vidas nem tudo deve ficar para semente e entender que as coisas muitas vezes têm que seguir seu rumo para que possamos seguir o nosso é das lições mais importantes que o tempo nos deixa.

E isso vale também para as pessoas. Muitas delas são passageiras em nossas vidas e não há nada de necessariamente errado nisso. É mais do que natural que seja assim. Isso nada tem a ver como tratar as pessoas como descartáveis, infelizmente algo tão comum e constante nos nossos dias. Ao contrário, é assumir que elas podem, sim, desempenhar um grande papel, mesmo que ele seja breve.

PSC

Brevidade não é sinônimo de desimportância. Assim como a demora por si só não torna nada que é negativo em positivo. Entender que algo passageiro pode ter uma grande importância nos ajuda a emprestar o devido valor ao que já foi, mas que nem por isso deixou de deixar frutos bem longevos. É útil reconhecer esse vai-e-vem da vida para que estejamos prontos para o melhor que as mudanças nos reservam, e para que não fiquemos reféns de algo que já deu o que tinha de dar e por isso precisa seguir seu rumo.

Quando ocupamos excessivamente o espaço com coisas velhas acabamos nos fechando ao que vem de novo, e esse ciclo é o que faz girar a roda da vida. Ativar esse ciclo nos mantém em sintonia com a renovação permanente da vida. A programação mental está diretamente ligada a isso, pois quando ativamos uma postura de braços abertos ao que a vida nos traz estamos aptos a colher o que ela de melhor oferece.

Remoer indefinidamente as dores do passado pode não ajudar em nada para superá-las. É aí que o desprendimento, a capacidade de deixar ir o que tem que ir, atua de maneira tão decisiva sobre nós, vagando espaços e abrindo as comportas para que coisas boas preencham todos os pontos em nossa vida, que por sua vez sempre encontra lugar para acomodar o que é positivo.