Voltar

Como Evitar Falhas de Comunicação nas Empresas

Publicado em | 0 comentários

MJgraphics/Shutterstock Para evitar falhas na comunicação é preciso incorporar novos métodos e potencializar a equipe

Segundo Peter Drucker – o pai da Administração Moderna – “Sessenta por cento de todos os problemas administrativos resultam da ineficácia da comunicação.” De fato, as falhas de comunicação nas empresas se destacam como um de seus principais gaps e deve ser foco de atenção constante por parte dos líderes.

O que mais chama atenção é que, se pensarmos bem, tudo isso poderia se evitado como medidas simples, pois a comunicação pode ser dividida apenas em dois tipos: a eficiente e a ineficiente, como ressaltou Drucker. Então, se ela não está surtindo os efeitos desejados, e mais prejudicando do que ajudando, é hora de mudar. Continue lendo e veja como!

Dicas Para Evitar Falhas de Comunicação Nas Empresas

Comunicação clara – Ter uma comunicação clara representa dar informações coesas aos seus liderados, participá-los das decisões, mudanças, esclarecer suas dúvidas e estar aberto ao diálogo. Também representa falar de forma clara tanto presencial como por meios eletrônicos como emails e telefone.

Delegue com assertividade – Para fazer isso é importante que os líderes saibam qual é o nível de maturidade dos seus liderados e, conforme for, delegue as tarefas certas para cada perfil. Digo isso porque a comunicação está em tudo, se o colaborador é mais experiente com poucas informações ele já consegue executar o trabalho. Quando é novato vai demandar maiores detalhes e instruções e maior acompanhamento do líder e, uma boa comunicação. Aprenda como delegar tarefas!

Certificação – Assegure que os seus funcionários entenderam realmente o que você disse. Sempre que comunicar algo, certifique-se de que todos compreenderam a mensagem e pergunte se alguém tem alguma dúvida ou questão a ser levantada. Certifique-se de que foi realmente entendido.

Relacionamento positivo – Desenvolva um relacionamento interpessoal positivo com seus profissionais, de modo que tanto para falar, dar feedbacks como para ouvi-los, haja abertura mútua para uma conversa produtiva e amistosa. Lembre-se que não existe comunicação sem interação.

Ouvir além das palavras – A comunicação não verbal segundo, Albert Mehrabian, pai dos estudos sobre a linguagem corporal, representa mais de 55% da expressão humana.  Portanto, é fundamental aprender a ler os sinais físicos e faciais que os colaboradores demonstram, pois dizem muito sobre seu estado emocional e pode ajudar você a se comunicar do jeito certo com eles.

Crie processos eficientes – Voltando e relembrando o guru Peter Drucker, a ineficácia é a mãe de uma comunicação falha. Por isso, crie processos eficientes; canais de comunicação efetivos; dê bons exemplos, instrua seus profissionais e os incentive a ajudar a construir e seguir bons modelos.

Isso é muito positivo, pois une as forças e ajuda a construir uma comunicabilidade cada vez melhor.  Aproveite estas dicas e construa a cada dia em sua empresa uma comunicação efetiva, poderosa e extraordinária.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!