Voltar

Como Evitar a Hostilidade no Trabalho

Publicado em | 0 comentários
Hostilidade

Guilio Fornasar/Shutterstock Eliminar comportamentos hostis é importante para manter a qualidade do ambiente de trabalho e a boa convivência entre colegas, líderes e liderados.

Sem em nenhum lugar a hostilidade é um comportamento bem-vindo, no ambiente de trabalho então ela também deve ser veementemente combatida e evitada. Digo isso porque na empresa temos que nos relacionar diariamente com pessoas diferentes e alimentar atitudes hostis acaba prejudicando a boa convivência e a consolidação dos resultados.

Neste sentido, imagine, por exemplo, uma equipe formada por profissionais que se “cutucam” o tempo todo, que não aceitam as opiniões um dos outros e que se identificam, em Off, por apelidos pejorativos. Isso não é aceitável no mundo corporativo, onde tempo é dinheiro e o profissionalismo deve estar em primeiro lugar.

Portanto, cultivar comportamentos com estes denota apenas a falta de maturidade dos colaboradores e também a ineficiência da liderança dos gestores, que jamais devem permitir que atitudes assim. Quando isso acontece é hora de rever a gestão de pessoas e eliminar tudo que esteja influenciando e levando a esta hostilidade no trabalho.

Exemplos de Comportamentos Hostis na Empresa

  • Criar ambiente de alta competição no trabalho onde as pessoas querem sempre derrubar umas as outras;
  • Fechar os canais de comunicação e não deixar que as pessoas exponham suas ideias;
  • Demonstrar constantemente preconceito de raça, cor, gênero ou credo;
  • Fazer piadas ofensivas/ bullying o tempo todo com seus colegas;
  • Usar autoridade de líder para perseguir e oprimir os liderados;
  • Fazer comentários humilhantes sobre os colegas e subordinados em público;
  • Chamar alguém por apelidos pejorativos e ofensivos;
  • Fazer fofocas e criar boatos e histórias mentirosas sobre os colegas;
  • Ter comportamentos agressivos (gritar, xingar, tratar mal, ignorar);
  • Alimentar comportamentos nocivos ao invés de reprimi-los;

E para que esta hostilidade não acabe se tornando uma constante no dia a dia dos colaboradores é muito importante que a empresa e os líderes identifiquem as fontes destes maus hábitos e elimine-as o mais rápido possível. Vamos ver então como fazer isso? Continue lendo e veja minhas dicas!

Dicas Para Acabar com a Hostilidade no Trabalho

Estimule o respeito sempre – o líder é o espelho dos seus liderados e deve ser o primeiro a dar bons exemplos. Jamais tenha comportamentos hostis, agressivos e desrespeitosos e muito menos estimule seus profissionais a tê-los. Para ter alto desempenho ninguém precisa atacar o outro ou rebaixá-lo, mas sim focar em desenvolver suas próprias competências e resultados. Incentive estas ideias e reprima os maus comportamentos.

Elimine as fontes de problema – identifique imediatamente quais os profissionais que estão “causando” problemas, bem como quais são os comportamentos negativos que eles têm e as suas consequências no ambiente de trabalho. Chame-os para uma conversa, dê os feedbacks e deixe claro que atitudes hostis não serão toleradas. Se ainda assim continuar do mesmo jeito, a solução pode ser o desligamento.

Crie um ambiente positivo – um bom ambiente de trabalho é onde os profissionais sentem-se acolhidos, respeitados e reconhecidos pela empresa. Por isso, não abra espaço para que em sua empresa tenha colaboradores que não comungam desta mesma ideia e que disseminam comportamentos venenosos, agressivos, desrespeitosos e hostilizantes. Preze pela qualidade de vida no trabalho sempre e crie um ambiente favorável à construção de resultados positivos e crescentes.

Aproveite estas dicas e coloque-as em prática agora mesmo. Não espere sua empresa “pegar fogo” para tomar uma providência efetiva para eliminar a hostilidade. Faça isso e tenho um ambiente de trabalho produtivo e prazeroso.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!