É possível despertar o perfil empreendedor nas crianças? Com certeza a resposta é sim, uma vez que, por meio de algumas atividades simples, lúdicas, criativas e diferentes, é possível despertar o lado empreendedor dos nossos filhos, sobrinhos, afilhados e alunos, por exemplo.

Grande parte das características empreendedoras não está relacionada aos negócios em si, mas a determinados comportamentos de quem possui esse perfil. Da mesma forma, muitas escolas não estão preparadas para despertar e desenvolver essas competências nas crianças.

Essas competências empreendedoras não são inatas, isto é, elas podem ser desenvolvidas ao longo da vida. Da mesma forma, elas também não são exclusivas de quem vai montar o seu próprio negócio e são muito bem valorizadas na vida pessoal e profissional. Aliás, é cada vez maior o número de anúncios de empresas que buscam jovens empreendedores.

Mas como estimular esse perfil nas crianças? Na sequência, você vai conferir algumas maneiras. Continue a leitura e saiba mais!

Dicas para estimular esse perfil nos pequenos

Quando uma pessoa com um perfil empreendedor se dispõe a mudar de maneira positiva, ela ousa ir além, ousa fazer o que é diferente, pois tem habilidade para identificar as oportunidades e tomar iniciativas por conta própria. Além disso, uma pessoa autodirigida sabe como construir boas redes de relacionamento e está sempre procurando inovar em tudo o que faz.

Algumas competências empreendedoras podem ser formadas a partir da infância e outras podem ser aprendidas em cursos ou por meio de novas experiências. Basta apenas um pouco de criatividade para criar jogos com as crianças, de modo a despertar nelas as características de um empreendedor.

1. Leve as crianças ao supermercado

PSC

Uma simples ida ao supermercado pode ser aproveitada para criar um jogo com a criança. Por exemplo: instigue-a a experimentar coisas diferentes, algo que ela nunca provou antes. Na infância, as crianças têm interesse pela experimentação, e esse é também um ótimo momento para despertar o interesse pela novidade.

O preço dessa brincadeira é que as crianças experimentarão coisas de que vão gostar, bem como coisas de que não vão gostar e que vão acabar jogando fora. Conforme forem tomando gosto pela brincadeira, novas regras podem ser incluídas, como impedi-las de jogar algo fora. A experimentação envolve correr riscos, que é um dos princípios básicos do empreendedorismo.

2. Ensine sobre finanças

Aproveitando a ida ao mercado ou ao shopping, os adultos podem utilizar a oportunidade para ensinar sobre educação financeira. Isso é importante para explicar aos pequenos sobre a importância de não gastar mais do que ganhamos, de pesquisar preços, de negociar, de pedir descontos, e por aí vai. Saber sobre finanças é essencial para qualquer empreendedor.

Nessa experiência, a criança provavelmente vai fazer perguntas sobre as moedas, as cédulas, o troco, os cartões, o que significa “à vista”, o que significa “parcelado”, o que são juros etc. Aos poucos, introduza esses conhecimentos na mente do pequeno, de modo que ele compreenda como a vida financeira funciona.

3. Estimule a imaginação e a criatividade

Empreender demanda imaginação e criatividade, não apenas para conceber produtos e serviços de qualidade, mas também para saber como vender essas ideias ao público-alvo, de preferência estabelecendo diferenciais sobre a concorrência. É claro que a criança não sabe fazer isso, mas a imaginação e a criatividade podem ser estimuladas desde cedo.

Para isso, as brincadeiras mais lúdicas de “faz de conta” são ótimas. As crianças podem inventar histórias, interpretar personagens, vestir fantasias, e por aí vai. Uma dica bacana é “brincar de empresário”, simulando reuniões, situações de venda, negociações, e por aí vai.

4. Ensine os pequenos sobre a importância de aprender com o erro

Empreender significa correr riscos e, consequentemente, ter que lidar com o erro de vez em quando. Na infância, é fundamental que a criança se sinta acolhida e amparada quando errar. Se o adulto punir severamente qualquer falha, o pequeno terá muito medo de correr esses riscos e, consequentemente, vai deixar o perfil empreendedor de lado.

Sendo assim, se a criança errar, converse com ela, explicando por que ela errou. Em seguida, explique que todo mundo erra, mas que há uma parte positiva nisso tudo, que é justamente aprender para não errar de novo. Esse processo é contínuo, fazendo parte da vida do começo ao fim. Isso torna o indivíduo mais autoconfiante e resiliente.

5. Verifique se a escola tem programas de educação financeira e empreendedorismo

Na atualidade, algumas escolas já estão incluindo na sua grade curricular as aulas de educação financeira e de empreendedorismo. Elas são muito importantes para que a criança aprenda as bases desses dois assuntos, tão essenciais à vida. Muitos adultos sofrem por não conseguirem administrar as próprias finanças ou por não conseguirem empreender, justamente porque não tiveram esse tipo de oportunidade na infância.

As aulas de empreendedorismo estimulam as crianças a ter ideias de produtos e serviços, a desenvolver a criatividade, a negociar, a criar campanhas de comunicação, a simular situações de venda, a agir com empatia, a compreender a estrutura das empresas, a desenvolver as suas competências de liderança e até mesmo a aproximá-las da vida profissional.

Já as aulas de educação financeira ajudam a criança a entender: o que é dinheiro, por que ele existe, o que são desejos e necessidades, o que é economizar, como funciona o sistema monetário brasileiro, como administrar a mesada, como negociar, o que são investimentos, o que é desigualdade social, o que são fontes de renda, o que são gastos necessários e supérfluos, como pesquisar preços, como planejar uma compra, e por aí vai.

Possibilidades ricas de aprendizado

Como podemos perceber, o trabalho conjunto entre a escola e os adultos com os quais a criança convive pode estimular o perfil empreendedor na criança. No entanto, é fundamental que isso ocorra de fora lúdica e criativa, sem forçar a criança a nada.

A ideia é que os pequenos apenas compreendam o que é o perfil empreendedor e desenvolvam algumas das suas características, de modo que, na idade adulta, tomem decisões pessoais e profissionais mais conscientes. Entre essas características, podemos citar a autoconfiança, a capacidade de correr riscos, o aprendizado com os próprios erros, a criatividade, a comunicação, o planejamento financeiro, enfim, as qualidades desenvolvidas com as atividades descritas acima.

E você, ser de luz, o que pensa sobre o estímulo do perfil empreendedor nas crianças? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!