Kzenon/Shutterstock Respeite seus clientes, são eles que fazem sua empresa crescer e se destacar no mercado

Empresário ou empreendedor – como é o seu relacionamento com o cliente? Tem ouvido e sanado suas reclamações, atendido suas sugestões e aberto um canal de comunicação, efetivo, com os seus consumidores?

Saiba que em hipótese alguma você pode deixar seu cliente de lado. Ele é o que move sua empresa e a faz crescer no mercado. Por isso, esteja sempre atento ao que seus clientes desejam, à sua forma de consumo e tente oferecer a ele, produtos e serviços, compatíveis com seus anseios e necessidades.

Empresas que sabem se relacionar bem com seus clientes, sejam eles, internos ou externos, sempre se destacam frente às demais.  Seja em seus pontos de vendas, nas fábricas, nos fornecedores ou mesmo na internet e redes sociais, estas organizações são sempre as mais bem quistas e os clientes viram fãs e seguidores de suas marcas.

Aprenda a se Relacionar com os Seus Clientes

Pare e pense por um minuto – Será que sabe lidar com as reclamações? Sabe que são oportunidades de crescimento? E será que a melhoria do seu negócio pode vir de sugestões dos seus clientes? Com certeza, aqui estão três exemplos de oportunidades de aprimoramento e expansão.

O certo é que não adianta tentar vender, produtos e serviços, que você não pode oferecer, bem como artigos que os seus consumidores não querem consumir ou comprar. É preciso existir uma demanda real e latente e, a partir daí, alguém que consiga atendê-la.

PSC

Para isso, entretanto, o empresário ou o novo empreendedor, precisam compreender o comportamento de consumo de seu cliente e preparar sua empresa para entender e atender isso, com maestria. E mais, compreender que as pessoas querem vivenciar experiências de compras diferenciadas, que lhes tragam benefícios, tangíveis e intangíveis, ou seja, que vão muito além daquela simples aquisição.

Em outras palavras, a pessoa não quer simplesmente fazer uma compra. Ela quer tomar um café que tenha aromas e sabores diferenciados e que tragam memórias afetivas de sua infância, por exemplo. Ou ainda, deseja que o atendimento numa loja seja mais personalizado, levando em conta o seu perfil, gostos, tipo físico e, especialmente, que respeite suas diferenças.

Por isso, é muito importante abrir canais de relacionamento com o cliente, do início ao fim do processo de compra e tratá-lo com o devido respeito e valor que merece. Para isso, prepare suas equipes, treine seus líderes e colaboradores, responda prontamente suas reclamações, interaja com eles nas redes sociais e, claro, inclua cursos de Coaching em seus investimentos em capacitação. Sua empresa ganha, seu cliente ganha, todos ganham com isso!

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