mente-humana

Como Começar a Entender a Mente Humana e os Nossos Comportamentos Que Não Gostamos

Por: José Roberto Marques | Blog | 13 de junho de 2018

A mente humana é fantástica e desvendá-la é dar um passo importante na busca pelo autoconhecimento e desenvolvimento da inteligência emocional. Assim, é possível descobrir a origem de sentimentos, pensamentos, crenças limitantes, enfim, reconhecer a sua própria essência. Se quer saber como entender a mente humana e, assim, transformar comportamentos que estão comprometendo o seu sucesso e a sua felicidade, continue acompanhando este artigo.

Entenda a Sua Mente e Ouse Ir Além!

Nenhum ser humano é perfeito a ponto de não ter nenhum tipo de comportamento que possa melhorar. A evolução consiste exatamente nisso, estar sempre em busca de algo que possa ser aperfeiçoado. O seu estilo de vida, sua alimentação, a forma de se relacionar, seu senso de organização, disciplina, controle emocional, são vários os aspectos que podem ser trabalhados para que se torne uma pessoa e um profissional cada vez melhor.

Quanto mais buscar entender a sua mente e os seus padrões de comportamento, mais facilmente saberá como agir para transformá-los. Nesse sentido, entender a origem da sua desorganização, por exemplo, é um grande passo na busca pela mudança dessa atitude, pois saberá o que inicia esse padrão e, então, saberá como evitá-lo. Buscar a raiz de um hábito que considera ruim é fundamental para transformá-lo de forma definitiva.

7 Dicas Poderosas de Como a Entender a Mente Humana e Evoluir

Confira, a seguir, sete dicas poderosas de como entender a mente humana e identificar os comportamentos que considera inadequados para que possa transformá-los.

1 – Atente-se aos Seus Diálogos Internos

Os chamados diálogos internos acontecem quando refletimos antes de tomar uma decisão ou depois que algo aconteceu. Se atentar a eles é necessário para que se torne consciente em relação aos pensamentos que geram os comportamentos que deseja mudar. Essa é uma etapa de grande importância, pois irá permitir que identifique, também, a ação de crenças limitantes e outros tipos de ideias que comprometem o seu desenvolvimento.

2 – Comece a Se Observar

Complementando o passo anterior, procure também se observar, da mesma maneira que faria com uma pessoa que deseja conhecer. Descubra o que te deixa feliz, triste, calmo, irritado, inseguro. Para tornar esse exercício ainda mais eficaz, anote essas informações, pois manter essa espécie de diário emocional, além de ser excelente para ter uma visão ampla do seu comportamento, é uma forma de assimilar melhor as coisas que lhe acontecem.

3 – Reconheça os Comportamentos Inadequados

Ao se atentar aos seus diálogos internos e observar seu próprio comportamento, conseguirá reconhecer todos os comportamentos prejudiciais e outros que deseja mudar. É fundamental que essa seja uma etapa de descoberta, por isso evite os julgamentos, pois a intenção aqui é a de se aceitar para melhorar e não de se culpar e se sentir inferior. Lembre-se que todos os seres humanos possuem pontos a serem aperfeiçoados, portanto isso não te torna pior do que ninguém.

4 – Encontre Atitudes Positivas Para Substituí-los

Depois de entender a sua mente e a origem dos comportamentos inadequados, chega o momento de definir quais são as atitudes positivas que irá utilizar para substituí-los. Se costuma ter reações exageradas quando sente raiva, por exemplo, encontre formas de extravasar antes de agir, como fazer exercícios de respiração, pensar em coisas positivas ou sair para caminhar ou correr. As possibilidades são inúmeras e, para escolher a melhor para o seu caso, é necessário considerar o que te ajuda a lidar positivamente com a situação que está te incomodando.

5 – Defina Metas Para Transformar Hábitos

Quando se tem um objetivo, é necessário transformá-los em uma meta, assim irá manter o foco em direção a ele e se motivar para alcançá-lo. Lembre-se de defini-lo com clareza e considerar, também, que precisa ser algo possível e que realmente traga benefícios para a sua vida. Quanto mais claro estiver em sua mente o que deseja mudar e o que irá fazer para conseguir, mais rapidamente chegará onde deseja. Entretanto, quando se trata de hábitos, é fundamental ter a consciência de que o esforço deve ser diário, até que aquela atitude se torne parte do seu comportamento.

6 – Imagine Sua Vida Após Essa Mudança

O método de visualização é extraordinário para se motivar a realizar os seus objetivos. Consiste em dedicar alguns minutos do seu dia para imaginar a sua vida após realizar a mudança de comportamento que deseja. Vá para um lugar tranquilo da sua casa onde não será interrompido, fique em uma posição confortável e comece criar cenas na sua mente, quanto mais detalhes, melhor. Ao experimentar os resultados dos seus esforços, mesmo que de forma imaginária, se sentirá muito mais forte para prosseguir.

7 – Seja Gentil Com Você

Durante um processo de mudança de comportamento, é natural passar por alguns tropeços. Se isso acontecer contigo, evite se culpar ou se sentir um fracasso, simplesmente porque você não é, e o seu esforço já faz de ti um vencedor. Uma falha não precisa significar voltar para a estaca zero, pois já caminhou muito para chegar até aqui. Portanto, pare, reflita a respeito do que te levou a agir de tal forma e continue caminhando, pois cada experiência vivida será crucial para que alcance o seu objetivo.

Acredite no Seu Poder de Transformação!

Ninguém precisa passar anos repetindo um padrão negativo de comportamento por achar que aquele é o seu destino, até porque cada um é responsável por construir a própria história. Nesse sentido, independente de quanto tempo da sua vida tenha passado repetindo uma atitude que te prejudica de alguma forma, você tem total capacidade de transformá-la. A partir do momento em que decidir assumir o controle sobre as suas ações, descobrirá o poder extraordinário que possui para se tornar a melhor versão de si mesmo.

Espero que as dicas e informações que compartilhei te ajudem a entender melhor a sua mente e a mudar o que deseja em seu comportamento. Evite adiar isso, comece se observando para identificar o que precisa trabalhar em seu interior e, então, vá fazendo pequenas mudanças, pois é através de pequenos passos que conseguirá chegar ao destino que deseja. Acredite em si e descobrirá toda a sua capacidade de ir além!

Copyright: 151102187 – https://www.shutterstock.com/pt/g/esb%20professional