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Como eliminar a postura defensiva ao receber feedback

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Postura defensiva

Wakebreakmedia/Shutterstock Assumir uma postura defensiva ao receber um feedback só prejudica seu crescimento!

Ao receber um feedback, mesmo que todas as ori­entações tenham sido seguidas (quanto à formalidade, ao consenso, à restrição do lugar, ao ouvir na essência, à intercalação entre os pontos bons e de melhoria) a pessoa pode adotar uma postura defensiva. Por isso, podemos dizer que assim como dar, receber feedback também é algo que se aprende.

“Defensivo” é o ato de defender-se, em vez de estar aberto a escutar, fazer uma autoanálise e corrigir-se (para o caso de um feedback corretivo). A postura defensiva não gera aprendizagem e, não gerando aprendizado, não gera desenvolvimento.

Sinais de uma Postura Defensiva

  • Sentir curiosidade sobre o que você precisa mudar e aprender;
  • Demonstrar interesse superficial enquanto pensa em como contestar;
  • Explicar demais e achar que, com isso, o problema irá desaparecer;
  • Justificar o problema;
  • Interromper para dar sua opinião;
  • Sentir-se criticado e desvalorizado em seu trabalho;
  • Culpar sutilmente outra pessoa;
  • Mostrar sua irritação de forma não verbal;
  • Intimidar ou atacar o mensageiro;
  • Fingir que concorda e depois falar da pessoa pelas costas;
  • Concordar, mas torcer para que o plano falhe.

Em contrapartida, existe uma postura focada na aprendizagem. Para aprender deve-se adotar uma postura aberta, a defesa e a justificativa são menos importantes que o reconhecimento e a busca por melhoria.

Em um feedback corretivo sabemos que algo errado ocorreu. Pode ser uma falha técnica ou um problema de postura ou comportamento. Há algo a ser corrigido, melhorado. Nesse caso a mudança positiva, referente ao ocorrido, é o que tem o poder de gerar mudança e apren­dizagem.

Não se aprende quando se está preocupado em se isentar da culpa – seja criando desculpas ou culpando outros – também não se aprende mostrando irritação, raiva, descontentamento e planejando vingança a possíveis culpados pelo que está ocorrendo (quando o feedback é encarado como algo ruim).

Nós aprendemos pedindo informações novas, corretas, exemplos do que seria ideal/adequado, sabendo onde ocorreu a falha, questionando sobre a postura que se espera a partir desse momento, sondando a respeito da imagem pessoal e do relacionamento com as pessoas, planejando uma nova forma de ver/fazer.

Dicas para Desenvolver uma Postura de Apren­dizagem

  • Planeje a mudança, envolva as pessoas e implemente-a;
  • Transmita entusiasmo em relação à mudança;
  • Pense em voz alta, fazendo novas associações relativas ao problema;
  • Assuma total responsabilidade;
  • Peça informações e exemplos;
  • Questione-se sobre o seu papel no problema;
  • Transmita uma curiosidade genuína;
  • Receba bem o mensageiro;
  • Resuma os pontos-chave;
  • Pareça interessado, exiba uma postura aberta;
  • Seja curioso sobre o que você precisa aprender e mudar.

Vê como  eliminar a postura defensiva e ter uma mais aberta aos feedbacks é importante? Pois bem, você é o reflexo de seus pensamentos e comportamentos. Como tal, quando resiste a receber e avaliar um feedback, consequentemente, acabará se fechando a novos aprendizados, para evoluir e crescer profissional e pessoalmente. Lembre-se disso e abra-se as oportunidades de evolução e crescimento que os feedbacks podem te trazer. Permita-se!

E se você deseja vencer esta e outras crenças limitantes em relação ao feedback e evoluir em sua carreira e vida pessoal de forma objetiva e planejada, conheça a formação Professional & Self Coaching – PSC.

 

 

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