De 0 a 10, como você avalia as diferentes áreas da sua vida pessoal? Qual é o grau de satisfação com os seus resultados? Qual é a sua avaliação de desempenho pessoal? Como você gostaria de estar neste momento? Responda a essas perguntas para que você possa refletir, por alguns instantes, sobre o seu estado atual e também sobre o estado desejado.

A avaliação de desempenho pessoal serve exatamente para que você possa mensurar os seus resultados e entender em quais áreas pode e precisa melhorar para alcançar as suas metas e objetivos e realizar os seus sonhos. Isso envolve mensurar a qualidade das suas relações familiares, afetivas e interpessoais, além de várias outras áreas da vida: saúde, lazer, estudos, vida social e questões financeiras.

Neste artigo, você vai entender o que é uma avaliação de desempenho pessoal, como pode ser feita e qual é a sua importância. Ficou curioso? Então, continue a leitura a seguir e saiba tudo sobre o assunto!

O que é uma avaliação de desempenho pessoal e qual é a sua importância?

Nas empresas, é muito que os colaboradores sejam submetidos a uma avaliação de desempenho profissional. Assim, de tempos em tempos, o gestor do departamento, geralmente com o auxílio da equipe de recursos humanos, avalia o desempenho de cada profissional. Para isso, ele define uma série de critérios: pontualidade, relacionamento interpessoal, criatividade, produtividade, comprometimento, aquisição de novos saberes, inteligência emocional, e por aí vai.

A avaliação de desempenho pessoal, por sua vez, é aquela em que o próprio indivíduo avalia a sua vida em todos os setores: saúde física, saúde mental, família, amigos, vida amorosa, espiritualidade, finanças, carreira, estudos, e por aí vai.

Assim como a avaliação de desempenho profissional evita a estagnação do indivíduo na carreira e permite que ele evolua, a avaliação de desempenho pessoal estimula as pessoas a prosperarem em todas essas áreas, o que contribui com a qualidade de vida, com o bem-estar, com o alcance dos seus objetivos em cada área e com a realização dos seus sonhos.

Como fazer uma avaliação de desempenho pessoal?

PSC

Existem muitas formas de medir a efetividade das suas ações em âmbito pessoal e elaborar uma mensuração. Caso você tenha objetivos claros, como poupar dinheiro, melhorar os seus relacionamentos familiares ou emagrecer, as métricas para avaliar o seu desempenho podem ser: a quantidade poupada, a qualidade das relações atuais com os seus parentes e o número de quilos perdidos em X tempo.

Em outras palavras, você deve definir objetivos para cada área da vida e encontrar um jeito de mensurar o quão perto/longe você está de alcançá-los. Isso não deve ser feito para desanimá-lo. Ao contrário, o objetivo é motivá-lo a crescer, percebendo que é possível encontrar resultados melhores e mais satisfação.

Como a roda da vida pode auxiliar nesse processo?

Uma ferramenta que utilizamos e sempre aplicamos com os nossos alunos aqui no Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é a Roda da Vida. Além de avaliar aspectos profissionais, ela também permite que a pessoa possa se autoavaliar, segundo o seu nível de satisfação com elementos mais pessoais, como: espiritualidade, hobbies, equilíbrio emocional, finanças, felicidade, propósito e legado — que também são essenciais ao sucesso de todo ser humano.

Essa ferramenta permite que o indivíduo atribua notas de 1 até 10 para o seu próprio desempenho em todas as áreas da vida, conforme as 4 tríades que se seguem:

  • Tríade pessoal: desenvolvimento intelectual, saúde & disposição e equilíbrio emocional;
  • Tríade profissional: recursos financeiros, contribuição social e realização & propósito;
  • Tríade de qualidade de vida: criatividade & hobbies, plenitude & felicidade e espiritualidade;
  • Tríade de relacionamentos: vida social, relacionamento amoroso e família.

É comum que a roda da vida seja utilizada em processos de coaching e até mesmo de psicoterapia, permitindo que o indivíduo conheça melhor a si mesmo e identifique onde e como pode melhorar. Ao longo desses processos, o acompanhamento da evolução das notas é uma maneira de verificar a evolução da pessoa em cada área da vida.

Como o coaching auxilia na potencialização do seu desempenho?

Sabendo quais são os seus pontos fortes e de melhoria pessoais, é o momento de contar com ferramentas efetivas. É o caso do coaching, que pode realmente lhe ajudar no seu processo evolutivo. O método, com suas técnicas e conhecimentos específicos, comprovadamente efetivos, auxilia o indivíduo na definição das suas metas e objetivos e na criação de planos de ação congruentes.

O objetivo, com isso, é que a pessoa possa alcançar a plenitude que busca na sua vida e sentir mais satisfação em ser quem é e com os resultados que obtém. O processo de coaching proporciona um profundo autoconhecimento, o que permite ao cliente identificar os pontos de insatisfação e trabalhar com as ferramentas e ações certas para eliminá-los.

Ter esse acompanhamento é essencial para que o cliente possa entender os fatores, comportamentos, crenças e emoções que limitam as suas realizações, como também para conhecer as forças, competências, talentos e habilidades pessoais que podem ajudá-lo a conquistar o seu estado desejado. Por isso, se você também busca conquistar maior autossatisfação pessoal, invista em você: invista em um processo de Self ou Life Coaching e conquiste resultados extraordinários!

E você, querida pessoa, tem feito avaliações periódicas de desempenho pessoal? Quais são as áreas em que você pode melhorar? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!