Voltar

Como Elaborar um Simulado de Entrevista de Emprego

Publicado em | 0 comentários

kzenon/Shutterstock O Simulado de entrevista de emprego é importante para que os profissionais de RH posam fazer seleções mais efetivas

A entrevista de trabalho é o ponto alto de todo processo de contratação de novos colaboradores de uma empresa. Por isso, o simulado de entrevista de emprego, mostra como, do início ao fim, este método de avaliação deve ser muito bem pensando pelos gestores de RH.

Este cuidado consiste em pensar estrategicamente em cada etapa desta ação e, em tudo que será avaliado em cada candidato, de acordo com a função e área de atuação. Isto é importante porque cada cargo tem suas especificidades, alguns exigem maior demonstração das habilidades técnicas enquanto que noutros, as competências comportamentais são mais vistas.

Um simulado de entrevista de emprego, realizado pelos profissionais de Recursos Humanos, permite verificar a efetividade de cada estágio, escolher as ferramentas assertivas e corrigir possíveis falhas no processo de seleção e contratação.

Etapas do Simulado de Entrevista de Emprego

Definição das Perguntas – Definir quais os questionamentos pessoais e profissionais serão feitos aos candidatos; é essencial para traçar seu perfil e conhecer melhor suas história de vida, sua forma de se comunicar, habilidades verbais e suas experiências profissionais.

Definição de Ferramentas – Escolher as ferramentas que serão utilizadas para fazer o mapeamento comportamental dos candidatos (Disc, Coaching Assessment) e avaliar se as suas características são as mais adequadas para a função também é essencial.

Escolha das Dinâmicas – Quais dinâmicas de grupo serão aplicadas e quais os objetivos de cada uma delas. Testar a liderança, habilidades de comunicação, lógica, integração, relacionamento interpessoal? Fazer a escolha certa é essencial para fazer uma avaliação justa e congruente.

Definir as Fases da Entrevista – Isto consiste em definir se o RH fará todo o processo de contratação ou se o gestor da área irá participar, em algum momento, da seleção, fazendo sua própria entrevista pessoalmente com cada candidato ao cargo em aberto.

Simulação Prática – Definidos todos estes componentes importantes é hora de estruturar como se dará todas estas ações, na prática. Para isso, se revezando, os profissionais de RH podem simular, no papel de entrevistador e de entrevistados, e verificar se tudo está de acordo com os objetivos pleiteados para cada entrevista de emprego.

Constatado que está tudo certo e que o processo correrá conforme o esperado, basta registrar cada etapa dos modelos de entrevista que serão adotados. Assim, independente de quem for realizar a seleção, todos terão a orientação exata de comomo proceder e das ferramentas e dinâmicas que deve utilizar em cada momento.

Por fim, seja você um profissional de Recursos Humanos ou um candidato a um novo emprego, independente do tipo de entrevista, busquem estar sempre bem preparados. Boa sorte!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!