Voltar

Como elaborar um plano de gestão de pessoas

Publicado em | 0 comentários

© Depositphotos.com / ivosar O plano de gestão de pessoas é um conjunto de metas, estratégias, procedimentos, diretrizes e normas estabelecidas para uma empresa.

Um plano de gestão de pessoas, também conhecido como planejamento estratégico de Recursos Humanos, é um conjunto de metas, estratégias, procedimentos, diretrizes e normas estabelecidas para uma empresa, com o objetivo de levá-la a alcançar seus os objetivos. Ele mostra como o departamento de RH pode colaborar com o alcance dos resultados corporativos e estimular o desenvolvimento e as conquistas dos colaboradores e equipes.

Um plano de gestão de recursos humanos deve conter informações como a quantidade de funcionários da instituição, função de cada colaborador dentro organização, estrutura organizacional e hierárquica da empresa, planos de cargos, salários e benefícios oferecidos, processos de recrutamento e seleção e políticas de desenvolvimento de profissionais.

Tipos de planos de gestão de pessoas

Existem diversos tipos de planos de gestão de pessoas, sendo que alguns envolvem toda a empresa e outros tratam de departamentos e áreas específicas. Confira três tipos e o que eles significam:

Plano de Sucessão

Determinação e observação dos profissionais e colaboradores que poderão ocupar cargos de chefia e grande responsabilidade.

Plano de Carreira

Planejamento de carreira do profissional, desde sua formação inicial até o cargo que pretende ocupar dentro de uma mesma empresa.

Plano de desenvolvimento

Análise e identificação das qualificações e exigências determinadas pela empresa para a ocupação de cargos e funções no meio corporativo.

Dicas de como montar o plano de Gestão de Pessoas

Confira o passo o passo de como elaborar um plano de gestão de pessoas eficaz e assertivo:

Análise do momento

O primeiro passo é fazer uma análise detalhada e precisa sobre a atual situação do departamento de recursos humanos, identificando as principais falhas, dificuldades e pontos a serem melhorados.

Identificação das necessidades

Em seguida, é necessário descobrir as reais necessidades da gestão de pessoas, que devem ser sanadas por meio do planejamento estratégico.

Aplicação e determinação das estratégias

Após identificar as necessidades, é hora de formular e implantar as estratégias que serão executadas no plano.

Avaliação e controle

Na última fase, deve-se avaliar e controlar o que foi implementado, além de analisar se os resultados esperados estão sendo conquistados com eficácia e assertividade.

Clique aqui e faça o download do passo a passo de como elaborar o planejamento de gestão de pessoas.

E você, já elaborou um plano de recursos humanos? Que outros pontos considera importantes para a criação deste documento? Contribua deixando o seu comentário!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!