Voltar

Como Elaborar um Planejamento Financeiro para Empresas

Publicado em | 0 comentários

Zadorozhnyi Viktor/Shutterstock Fazer um bom planejamento financeiro da empresa é fundamental para seu crescimento constante e sustentável

É fato: nenhum negócio sobrevive muito tempo se não tiver um bom planejamento financeiro. Por isso, é fundamental que todo empresário ou empreendedor, que esteja iniciando sua empresa, tenha isto em mente e, antes de assumir dívidas, planeje bem a administração de seu capital.

Mas como fazer isso? Como montar um planejamento financeiro? Como conseguir dinheiro para investir no crescimento da empresa? Estas são lacunas frequentes do universo empresarial, pois ter recursos é uma das partes mais importantes de qualquer negócio, seja ele: pequeno, médio ou de grande porte.

Pensando nisso, trouxe dicas poderosas para que você, empreendedor, possa aprender a fazer um bom planejamento financeiro em sua empresa e mantê-la financeiramente saudável e sustentável. Continue lendo e confira!

Dicas Para fazer um Bom Planejamento Financeiro do Negócio

Projete seus Gastos – Saber o quanto sua empresa gasta em cada fase de suas operações: produção; venda/compra; estoque; logística; infraestrutura física; pagamentos de funcionários e fornecedores, entre outros: é muito importante para fazer uma gestão de custos e investimentos, de forma realista, e definir estratégias efetivas para gerir seus recursos de modo otimizado.

Identifique sua Contas a Pagar e a Receber – Para administrar bem os cofres de sua empresa, é Fundamental saber o quanto sai e o quanto entra todos os meses. Se estiver saindo mais do que entrando, é sinal de que algo está errado, de que ou seus custos de produção e infraestrutura estão muito altos ou que seus produtos ou serviços não estão indo bem. Esteja atento a estas informações, pois elas são o termômetro financeiro de sua organização.

Contrate Especialistas - Caso você não tenha conhecimento nem experiência em relação a questões financeiras, eu sugiro que contrate um serviço de consultoria especializada. Estes consultores ajudarão você, empresário, a compreender melhor seu negócio, financeiramente falando; mostrarão boas oportunidades de financiamento e investimento; chances de melhoria e irão te ajudar implantar ações, métodos e ferramentas de controle e gestão do dinheiro que realmente eliminem problemas e ajudem na administração efetiva da sua empresa.

Corte Gastos Supérfluos – Pense sempre onde, quando e como sua empresa pode cortar despesas desnecessárias. Será que não é hora de mudar um fornecedor e conseguir outro com preços melhores? E as luzes, precisam ficar todas acesas 24 horas? Você precisa de todo o papel que usa por mês? E as descargas e torneiras, há um modo de desperdiçarem menos água? Observe ao ser redor, veja onde pode cortar gastos, pois muitas vezes, pequenas mudanças na forma de consumir os recursos trazem grandes retornos e economia para seu bolso.

Planeje seus Investimentos – Saber quando vai ter que investir, mais ou menos, dinheiro do seu capital e planejar suas aplicações em curto, médio e longo prazo é essencial. Isso possibilita a você, se preparar melhor para as saídas no caixa, evita ser pego de surpresa e também que isso prejudique o fluxo normal da empresa e interfira, negativamente, nos resultados.

Invista em você – Quanto mais preparado você estiver para administrar seu negócio e gerenciar seu dinheiro, melhores serão os resultados. Por isso, mais até do que saber fazer planejamentos, você deve ter as habilidades necessárias para conduzir uma empresa assertivamente.

Para isso, minha dica é: Invista na Formação Business And Executive Coaching- BEC; e com auxílio do Coaching, esta fantástica metodologia, usada em empresas de todo mundo; desenvolva nossas competências, maximize sua visão do negócio, obtenha ferramentas de gerenciamento e aprenda como expandir as possibilidades do seu empreendimento.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!