Voltar

Como Educar a Higiene Pessoal no Trabalho?

Publicado em | 0 comentários

Goran Bogicevic/Shutterstock Colaborar para a Higiene no Trabalho é papel tanto das empresas como de seus colaboradores

Sua empresa é um local limpo, agradável? Sua infraestrutura atende bem aos colaboradores e clientes? E como você colabora para a sua manutenção? Pois bem, inicio fazendo estes questionamentos porque a higiene pessoal no trabalho é um dos fatores essenciais ao alcance de resultados.

Digo isso porque um ambiente saudável está diretamente relacionado às formas de higiene nele aplicadas. Para isso, não basta apenas a empresa cuidar da limpeza e de sua manutenção, todos os seus profissionais também devem fazer sua parte e colaborar para isso.

Mas como fazer sua parte neste processo? Simples, evitando, por exemplo, fazer refeições em sua mesa de trabalho e acumular nela resíduos de alimentos, utilizando as dependências comuns da organização (salas, banheiros, copas) de forma educada, sem jogar papel higiênico fora do local corretou ou ainda sem deixar copos de café abandonados por todo lugar.

Por que Falar em Higiene Pessoal no Trabalho?

Parece uma questão óbvia e até mesmo redundante falar em higiene pessoal no trabalho, nos dias de hoje, mas acredite – em se tratando da gestão de pessoas este ainda é um dos principais gargalos em seus processos. Isso ocorre porque as pessoas têm origens, hábitos e comportamentos distintos e, por isso, entendem e fazem de diferentes formas sua limpeza e, muitas vezes, nem fazem.

Outras entendem que se há uma pessoa na organização designada para cuidar da higiene do local, então não é preciso se preocupar com isso. Entretanto, como o nome mesmo sugere, estamos falando na higiene pessoal, que culmina coletiva, mas ainda assim, não é a mesma coisa. Por isso, faça sua parte e cuide para que seu local de trabalho e as áreas compartilhadas também estejam sempre em excelentes condições de uso.

Dicas Para Cuidar da Higiene Pessoal no Trabalho

Mantenha a Limpeza – Tanto nos banheiros como em salas de reunião, copa, cozinha colabore para que o ambiente esteja sempre limpo. Para isso, evite deixar objetos fora do lugar ou deixar suas coisas em locais inapropriados.

Fique Atento aos seus Hábitos – Saiba que tantos os bons como os maus hábitos podem servir de exemplo para seus colegas. Invista em boas práticas, faça o melhor para que seus comportamentos sejam seguidos e, assim, o ambiente de trabalho seja mais saudável e cada vez melhor.

Corrija Maus Comportamentos – Numa empresa todos os seus membros são responsáveis por zelar pela qualidade do ambiente. Por isso, quando vir colegas fazendo coisas que vão contra isso, procure alertar e orientá-los sobre as melhores práticas.

Como podemos perceber com pequenas atitudes, seja enquanto líderes ou colaboradores, todos nós podemos colaborar positivamente para a evolução contínua do nosso ambiente organizacional. Assim, tanto nos quesitos básicos de higiene pessoal como no alcance das metas e objetivos da empresa, podemos juntos alcançar resultados extraordinários em nosso trabalho. Colabore!

Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe conhecimento!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!