Andery_Popov/Shutterstock Fazer um planejamento financeiro é o primeiro passo para começar a economizar e conquistar os objetivos em longo prazo

Segundo Nelson Mandela – “O dinheiro não cria o sucesso, mas sim a liberdade de criar o sucesso.” Acredito nestas palavras e mais ainda que economizar dinheiro é uma das maneiras mais eficazes para transformarmos nossos sonhos e objetivos em realidade.

Não por acaso este é um alvos recorrentes das pessoas, com metas bem definidas, pois estes indivíduos tem a consciência de que poupar em curto, médio e longo prazo; são as melhores alternativas para tangibilizar seus projetos pessoais e profissionais. Porém, neste contexto, também sempre aparece uma dúvida comum – Como economizar dinheiro em um ano?

Esta é a resposta que vou trazer neste artigo. Continue lendo e saiba como organizar suas finanças, definir seus objetivos e economizar seu dinheiro. Leia e saiba mais!

Dicas Para Economizar Dinheiro Em Um Ano

Defina Sua meta – Quando definimos claramente nossas metas e as motivações para realizá-las, nós nos sentimos mais confiantes e seguros para economizar parte de nossa renda em benefício da realização destes projetos. Viajar para o exterior, dar entrada na casa própria ou no primeiro carro, realizar a festa de casamento, fazer uma formação em Coaching: são exemplos de objetivos que nos motivam a poupar.

Saiba “Valor” do seu Sonho – Quando vai custar realizar este alvo? Qual o valor que você deverá economizar mensalmente para que no final de 12 meses você tenha o montante necessário para concretizar seu sonho? Informe-se sobre os valores reais, inclua as variações que podem ocorrer neste período e defina o valor, em dinheiro, que você precisará guardar. Ex: R$500, R$1000.

Plano de Ações – Esta é uma parte fundamental ao seu sucesso, porque é por meio da definição do seu plano de ações que você saberá exatamente como irá acumular o dinheiro necessário. Na prática, o plano de ações indicará as ações necessárias para que você consiga reter parte de sua renda, como por exemplo: cortar gastos supérfluos, evitar compras no cartão de crédito, não fazer crediários ou poupar X% de dinheiro mensalmente.

PSC

Tenha um Plano B – Se apenas o seu salário fixo não é o suficiente para você conquistar seu objetivo, pense em estratégias (pedir um aumento) ou em fazer atividades alternativas que possam complementar sua renda e trazer um dinheiro extra para você investir em seu sonho.

Organize suas Finanças – Antes de começar a economizar, organize todas as suas contas, as saídas e entradas de dinheiro e coloque numa planilha de gastos mensais todas as suas despesas. Isso vai dar a você uma visão geral de sua vida financeira e ajudará a planejar melhor seus investimentos.

Comece Agora – Feito tudo isso é hora de colocar em prática seu planejamento de ações e começar a economizar a porcentagem necessária para que, ao final de um ano, você tenha a quantia necessária para realizar seu sonho. Para manter sua motivação sempre em alta, coloque um lembrete, com a imagem do seu objetivo, como plano de fundo do seu celular, do computador e que fique sempre visível.

Acompanhe seu Desenvolvimento – Todo mês verifique o valor já acumulado, caso esteja de acordo com o seu planejamento financeiro, anime-se e comemore. Caso esteja abaixo do esperado, busque reorganizar suas finanças e honrar o compromisso mensal com a realização de sua meta.

E se você quer aprender uma forma mais rápida e mais acelerada de potencializar seus resultados pessoais, profissionais e também financeiros, invista em seu desenvolvimento por meio do Coaching. Faça a formação Professional & Self Coaching – PSC; aprimore suas habilidades e competências emocionais e comportamentais e impulsione seus resultados de modo extraordinário.