Andresr/Shutterstock Qualidade de vida inclui Educação, Saúde , Emprego e Segurança de excelência

Esta é uma pergunta que tem duas respostas: uma antes e outra depois da crise econômica e política pela qual nosso país está passando. Assim, podemos dizer, sem erro, que há dois ou três anos o brasileiro desfrutava de uma qualidade de vida maior, tinha mais oportunidades de emprego e de geração de renda.

Já hoje, além de segundo a pesquisa do Numbeo, o Brasil figurar na 70º posição no ranking da qualidade de vida, no mundo; também há quase 10 milhões de desempregados e, em muitas famílias, o poder aquisitivo caiu drasticamente.

Pensando nisso, segundo a definição da Wikipédia, Qualidade de Vida diz respeito ao conjunto de condições que contribuem para o bem físico e espiritual dos indivíduos em sociedade. Logicamente não apenas o dinheiro contribui para isso, mas com certeza, a falta deste elemento também é um dos fatores que mais afetam a qualidade de vida brasileira, pois historicamente nosso país é marcado por grandes desigualdades sociais e financeiras.

Saiba como cultivar melhores relações pessoais e profissionais!
Baixe agora meu ebook “Tudo Sobre Coaching”!
É um Presente!

Qualidade de Vida Vai Além de Dinheiro

Poder ter condições para sustentar nossa família é essencial, entretanto, devemos pensar a qualidade de vida não apenas no que tangem os fatores externos, relativos às condições de vida dos indivíduos, uma vez que o bem-estar físico, emocional e espiritual também contribui decisivamente para que nos sintamos empoderados e capazes de realizar nossos objetivos e sonhos.

Isso tem muito a ver com nosso autoconhecimento, mas também com as condições de vida oferecidas à população. Quando ela tem acesso à Educação, Saúde e Segurança de qualidade, por exemplo, notoriamente, sua qualidade de vida é maior, como acontece nos países desenvolvidos.

PSC

Do contrário, como é o caso do Brasil, onde a população é sistematicamente desassistida, vemos os índices de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza ainda se destacando, como também a desigualdade na distribuição da renda. Além disso, em decorrência de uma educação ineficiente e da falta de assistência médica, também vemos diminuir as chances dos indivíduos terem sua qualidade de vida melhorada.

Quer saber como está a sua felicidade nas áreas: profissional, pessoal, qualidade de vida e relacionamento?
Clique aqui e faça nosso teste.

Como Aumentar a Qualidade de Vida da População

Este é um discurso que vem sendo repetido há anos, em nosso país, porém como em muitas áreas ainda estamos, anos luz atrasados, repetir que Educação e Saúde são fundamentais, é essencial.

Digo isso porque para que haja o reconhecimento da necessidade de investir na melhoria das condições de vida do brasileiro, temos que defender o direito da população, por estes, que são recursos básicos, para garantir e aumentar a qualidade de vida de todos nós.

Pense nisso. Lute por seus direitos e construa um país melhor!