Dragon Images/Shutterstock Criatividade e domínio da linguagem escrita são pontos fundamentais na redação de tema livre

Se você passou por alguns processos seletivos, certamente, já deve ter feito uma redação tema livre. Caso ainda não, saiba que esta também é uma das formas utilizadas pelos recrutadores para avaliar os candidatos durante uma entrevista de emprego.

Pode não ser vestibular ou Enem, mas assim como quando pleiteamos uma vaga na universidade, os critérios de avaliação da redação para um trabalho novo são bem parecidos. Itens como coesão textual, linguagem escrita, gramática, capacidade de raciocínio, clareza e objetividade são avaliados como forma de saber se o profissional possui real domínio da língua escrita.

Neste sentido, uma dica importante é usar a redação para falar de assuntos que o candidato goste e domine (hobbies, esporte, música, cinema, carreira…) ou mesmo de sua trajetória profissional (início, locais de trabalho, funções e resultados, por exemplo). O texto geralmente deve ter pelo menos vinte linhas e discorrer de forma sucinta, mas detalhada sobre o tema escolhido.

Caso sinta-se seguro o profissional pode escolher um tema que tenha mais a ver com a vaga para qual se candidatou. Isso permite mostrar ao recrutador seus conhecimentos técnicos e práticos, nesta área, o que, se feito de maneira coesa e assertiva, pode potencializar suas chances de contratação.

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa poderosa metodologia!

Dicas Para Escrever Uma Boa Redação de Tema Livre

  • Atenção aos Erros de Português – Os erros de Português são um dos principais vilões dos candidatos em processos seletivos. Por isso, preste bastante atenção ao escrever, se tiver dúvidas em relação a alguma palavra, use sinônimos mais simples. Nestes casos, não adianta tentar usar palavras rebuscadas, é preciso estar atento às informações e à qualidade do texto.
  • Mantenha o Foco no Tema – Por melhor que sua história de vida ou tema escolhido seja, defina o foco de sua redação, discorra até o fim sobre isso, sem desviar-se do assunto. Se por exemplo, deseja falar sobre seu intercâmbio fora do país, concentre-se nas experiências profissionais, nos aprendizados de vida e busque conectá-las com sua carreira e a vaga para qual está concorrendo.
  • Seja Criativo – Use sua criatividade para sair do comum e criar um texto correto, mas que evidencie sua forma de pensar diferenciada. Sua criatividade pode se refletir na forma de apresentar o texto, na criação de histórias autorais ou na inclusão de referências bibliográficas por exemplo. Mostre que você tem potencial e que sabe utilizar seus conhecimentos para conquistar o que deseja.
PSC

Vale lembrar ainda que nos casos onde o selecionador usa o método da Grafologia para avaliar o perfil comportamental do candidato, o que será avaliado não será sua redação em si, mas sim a sua forma de escrita, ou seja, a forma como escreve cada letra.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Entretanto, nos casos onde apenas o texto é avaliado, é sempre importante estar atento, pois quanto mais assertiva for sua redação de tema livre, maiores serão suas chances de sucesso.

E se você realmente deseja potencializar sua empregabilidade e aumentar as chances de ser contratado, invista no desenvolvimento de novas competências e habilidades técnicas e comportamentais. Invista no Professional & Self Coaching – PSC e maximize os resultados em sua carreira e vida!