Você diria que é uma pessoa que possui autoconsciência desenvolvida? Será que você realmente sabe quem é e quais são as suas emoções? Um indivíduo que possui autoconsciência emocional tem conhecimento a respeito do que sente e de que maneira esses sentimentos afetam positiva e negativamente o seu desempenho profissional, bem como sua vida pessoal. Por isso, aprender a olhar para dentro de si é uma estratégia inteligente na construção de um caminho de sucesso.

Por mais que este não seja um dos exercícios mais fáceis de se praticar na vida, é preciso que nos esforcemos ao máximo para desenvolver o nosso autoconhecimento, pois, somente assim teremos a oportunidade de dar início ao nosso processo de evolução contínua.

E com esta introdução, convido você a me acompanhar nessa leitura, para conferir as super dicas que preparei, para que você comece agora mesmo o desenvolvimento da sua autoconsciência emocional. Continue comigo e confira!

O autoconhecimento é essencial para manter um bom nível de satisfação com a vida.
Conheça a si mesmo! Faça o nosso teste e descubra como está a sua felicidade agora!

Autoconsciência: Fundamento da Inteligência Emocional

A chamada autoconsciência emocional é o principal fundamento da Inteligência Emocional, pois somente um indivíduo que conhece as suas próprias emoções é capaz de compreender como pode mudar a sua forma de agir, para ter melhores resultados. 

Grande parte das pessoas acha que sabe como são e como as outras as vêem, mas, na realidade, não chegam nem perto. Ter a capacidade de ler a si mesmo faz toda a diferença no seu dia a dia e na forma de se relacionar com o outro e o mundo.

PSC

Por esta razão, é fundamental que todos nós encontremos maneiras de trabalhar a nossa autoconsciência emocional, pois, fazendo isso, as chances de alcançarmos o sucesso em todos os âmbitos de nossa existência aumentarão de forma considerável. 

6 Dicas para Desenvolver sua Autoconsciência Emocional

Agora que você tem o conhecimento do que é autoconsciência emocional vai gostar de conferir as dicas que listei, para que desenvolva essa capacidade. Confira:

1 – Analise o Seu Comportamento

Para saber de que maneira as suas emoções afetam a sua vida pessoal e profissional é importante conhecê-las muito bem. Você só saberá como se sente em cada situação, a partir da análise do seu comportamento em cada uma delas. Preste mais atenção no que tira você do seu eixo de tranquilidade e o que te faz sentir-se bem consigo mesmo.

Em seguida, analise friamente de que maneira as atitudes que você tomou em cada momento influenciaram nos resultados que você obteve ao longo de sua vida. Quais atitudes foram assertivas? Quais poderiam ter sido diferentes, para obter uma resposta mais positiva? A partir dessa avaliação você poderá mudar comportamentos, bem como sentimentos prejudiciais para a sua evolução.

2 – Tente Controlar as Emoções Impulsivas

Agir pelo impulso é sempre problemático. Não pensar antes de tomar uma atitude pode fazer com que você faça algo, que fará com que você se arrependa posteriormente. Se você já percebeu que entra em situações difíceis, porque não pensa direito antes de tomar decisões, estabeleça o controle das suas emoções. 

Não responda a algo no impulso, dê a si mesmo um tempo para pensar e avaliar cada questão com inteligência e sensatez. Você perceberá que, com o treinamento e autocontrole emocional, será muito mais fácil identificar qual o caminho certo e qual caminho não seguir.

3 – Pratique a Empatia

Uma forma interessante de desenvolver autoconsciência emocional é aprender a se colocar no lugar do outro, a empatia. Devemos estar atentos não só às nossas próprias emoções, mas também aos sentimentos que movem as ações daqueles que nos cercam. Observar é uma maneira de aprender mais sobre inteligência emocional, além de fortalecer nossa capacidade de adaptação a diferentes cenários.

4 – Mantenha o Foco no Tempo Presente

Este é um exercício importante para quem deseja trabalhar a autoconsciência emocional. Isso porque, quando conseguimos nos manter focados no tempo presente, conseguimos desenvolver a habilidade de prestar atenção, não só nos acontecimentos ao nosso redor, mas também em tudo aquilo que se passa internamente conosco. 

Sensações, sentimentos, emoções, pensamentos, entre outros pontos que envolvem o nosso ser, ficam mais nítidos e, assim, passamos a nos atentar, cada vez mais, para a forma como reagimos emocionalmente ao universo que nos rodeia. 

5 – Anote!

A escrita é também um exercício extraordinário de auto-observação. Ao colocarmos no papel tudo aquilo que sentimos, nas mais variadas situações do nosso dia a dia, temos a oportunidade de analisar todas as nossas reações. Com isso,  passamos a entender, com profundidade, o que precisamos potencializar emocionalmente e o que devemos deixar para trás. Dessa forma, conseguimos alcançar nossas metas, sonhos, objetivos, e também nos relacionar cada vez melhor com todos com quem convivemos. 

6 – Converse com as pessoas ao seu redor

As pessoas que fazem parte do nosso dia a dia e nas quais confiamos podem ser excelentes fontes de aprendizado neste processo de autodesenvolvimento. Por isso, a nossa dica é que você converse com seus amigos e familiares, principalmente, procurando entender como eles o enxergam. Absorva aquilo que fizer sentido e que for positivo para você. 

Fazendo isso, você também terá uma chance de se entender melhor, além de implementar melhorias necessárias para o seu crescimento pessoal.

A autoconsciência emocional é uma ferramenta importante para quem deseja ter controle sobre as suas emoções e a forma como elas afetam o seu desempenho no dia a dia. Trata-se de uma característica importante que pode ser desenvolvida, com foco e comprometimento. Por isso, inclua essas dicas em sua vida e observe os resultados.

E lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer de compartilhar este conteúdo com seus amigos e familiares, para que eles também entendam o poder de transformação da autoconsciência emocional em nossas vidas. 

Imagem: Zeljkodan/Shutterstock