Voltar

Como definir os indicadores de desempenho organizacional

Publicado em | 0 comentários

© Depositphotos.com / iqoncept Os indicadores de desempenho asseguram que todas as atividades da organização estão buscando os objetivos almejados pela emrpesa.

Se você não mede algo, você não pode entender o processo. Se você não entende o processo, você não consegue aperfeiçoá-lo.”

A frase acima, dita por Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, salienta bem a importância dos indicadores de desempenho e produtividade para empresas e organizações.

Estes indicadores nada mais são do que dados numéricos contabilizados e utilizados para medir processos, demandas ou trabalhos de uma determinada empresa ou instituição, e têm como objetivo assegurar que todas as atividades da organização trabalhem juntos em prol da conquista de todos os objetivos almejados.

Para defini-los, quatro etapas são importantes:
Elaboração de planos de ações – é nesta etapa que a empresa determina todos os objetivos e metas que pretende conquistar;
Mensuração – nesta fase do processo, são reunidos e mensurados todos os índices da empresa a partir da coleta de dados;
Avaliação dos resultados – nesta etapa, os indicadores anteriores são comparados com os dados colhidos recentemente;
Feedback de dados – aqui é dado o retorno sobre todos os processos e demandas e, caso seja necessário, são elaborados novos planos de ação e objetivos, além de analisar as partes do processo que precisam ser avaliadas ou melhoradas.

Modelos de indicadores de desempenho organizacional

Confira os principais tipos de indicadores de desempenho e produtividade organizacional:

Indicador de estratégia

Este modelo de indicador serve para avaliar o quanto a empresa está na direção da realização de suas metas e objetivos. Ela permite, ainda, repensar novas estratégias para o aprimoramento dos processos internos.

Indicador de qualidade

Este indicador tem como foco o produto ou serviço oferecido pela empresa e, principalmente, a satisfação dos clientes. Ele avalia como o produto da empresa é visto pelos consumidores e o que pode ser melhorado para que atenda às expectativas deles.

Indicador de capacidade

Este indicador avalia a capacidade da empresa de atender as necessidades e expectativas de seus clientes e a eficácia dos produtos ou serviços na visão dos clientes internos e externos.

Indicador de produtividade

Como o próprio nome sugere, neste indicador são avaliadas a performance e produtividade dos profissionais encarregados da produção dos produtos ou serviços que uma determinada empresa oferece.

E você, que outros indicadores você utiliza em seu dia a dia para avaliar o desempenho organizacional? Deixe seu comentário e compartilhe comigo!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!