Voltar

Como Cultivar uma Mente Imaginativa?

Publicado em | 0 comentários

Conheça a Teoria de Bob Deutsch sobre a importância de estimular nossa Mente Imaginativa | Depositphotos blinkblink

Recentemente assisti ao TED do antropólogo cognitivo e Ph.D, Bob Deutsch, que me chamou bastante atenção ao abordar o tema – Mente Imaginativa. Na palestra, o Dr. Deutsch defende a importância de ampliarmos a percepção sobre informações, sentimentos, como também evidencia a necessidade de aguçar a nossa curiosidade/criatividade e buscar novos entendimentos sobre nossa história, os fatos e o mundo à nossa volta.

Para Bob, hoje existem dois elementos que tornam o mundo ainda mais complexo: um é a velocidade das mudanças e outro o volume de informações a que estamos submetidos diariamente. Segundo ele, é como se a todo o momento passado e futuro estivessem se encontrando. O nosso desafio está em conectar tantas informações e encontrar algum sentido nelas.

Entretanto, se o mundo é muito rápido, muito complexo e muito competitivo, fica a grande questão – Como lidar com tudo isso? Bob recorre à frase do cantor americano, Bruce Springsteen para exemplificar sua resposta. “Se você consegue manter vivo no seu coração, bem como em sua mente, duas coisas contraditórias, ao mesmo tempo, se isso não te deixar louco, vai te deixar forte!”.

Mas Como Tornar Simples um Mundo Tão Complexo?

Embora, no mundo corporativo, como em outras áreas do conhecimento humano, a coleta de dados seja uma das principais fontes de elucidação, Bob afirma, em sua palestra, que os dados não significam necessariamente grandes ideias, percepções ou trazem as respostas que buscamos para os nossos dilemas da vida. É preciso ir além.

A cada dia, as coisas avançam um pouco mais, melhoram e pioram ao mesmo tempo. Por isso, para o antropólogo, é fundamental perceber esta complexidade e desenvolver uma mente imaginativa, que possibilite maior autoconhecimento e entender como tudo isso se relaciona com o nosso contexto e sentimentos.

Para nos ajudar a lidar melhor com toda esta complexidade, o Ph.D Bob Deutsch, apresenta as 5 Capacidades da Mente Humana que devem ser desenvolvidas por todos nós. São elas:

  1. Viver o Sentimento – Existem pesquisas que apontam que as pessoas estão se sentindo cada vez mais desconfortáveis ao entrarem em contato com seus próprios sentimentos, mesmo que por alguns minutos. Uma das implicações é menos criatividade, pois sentimentos são pontos de partida de estimulação para ideias. Outra coisa, muito importante também, é que quanto menos você é capaz de sentir os seus próprios sentimentos, menos ainda será capaz de sentir os sentimentos das outras pessoas. Então, de certo modo, isso faz o mundo um lugar mais perigoso”, alerta Bob.
  1. Ser Curioso – “Abra o capuz da vida e veja o que está por baixo, não aquilo que te falaram que está por baixo, mas aquilo que você descobriu estar por baixo.” Isso é o que pesquisador chama de explorar, sair da zona de conforto e buscar perceber, através dos próprios sentimentos, as coisas que lhe são mais interessantes, curiosas ou mesmo repulsivas.
  1. Estar Aberto – Esta disponibilidade, segundo Bob, é um convite a surpreender-se com o novo, a aprender de forma diferente, a construir novos caminhos, sem necessariamente, seguir uma lógica ou sequência formal e distinta. A ideia é deixar fluir, entender que existem os dois lados (razão e emoção), e ainda assim, se permitir viver, o sentimento e a objetividade, ao mesmo tempo, sem fazer uma separação.
  1. Utilizar Metáforas – “Conectar Ideias; essa é a real essência da utilização de metáforas. Você faz conexões, associações e lincagens entre coisas que, logicamente, não combinam”, explica Bob. O pesquisador afirma ainda, que de forma consciente ou inconsciente, nossa mente é capaz de fazer ligações que nos permitem observar, como as coisas se relacionam; se ajudam mutuamente e evoluem a partir desta junção.
  1. Entender o Paradoxo – Mesmo quando as coisas parecerem muito complexas e contraditórias; busque um entendimento, ao invés de deixá-las de lado. Procure encontrar o que há em comum nas ideias que parecem contraditórias. Perceba a dinâmica, os argumentos, dados, teorias e explicações em que se baseiam cada uma e tente conectá-las.

Estar engajado com estas 5 Capacidades, auxilia a que nos tornemos pessoas mais imaginativas. Mas, o que isso significa na prática?

Segundo o especialista, cultivar a mente imaginativa significa honrar e respeitar a própria história, buscar viver, verdadeiramente, os próprios sentimentos; fazer de cada dia uma oportunidade real de fazer novas descobertas e se permitir observar, o que está acontecendo com você e, com mundo à sua volta, de forma mais profunda e menos superficial.

“Uma vez que você se conecta com estas cinco essências, isso se torna um hábito, e é divertido. Faz com que você se sinta vivo, e isso é realmente necessário nesse mundo de hoje”, conclui Dr. Bob Deutsch.

Para assistir ao TED sobre Mente Imaginativa, inserimos a legenda no vídeo especialmente para você. Veja a palestra completa:

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!