Recentemente, assisti ao TED do antropólogo cognitivo e PhD Bob Deutsch, que me chamou bastante atenção ao abordar o tema “mente Imaginativa”. Na palestra, o Dr. Deutsch defende a importância de ampliarmos a percepção sobre informações e sentimentos, como também evidencia a necessidade de aguçar a nossa curiosidade/criatividade e buscar novos entendimentos sobre a nossa história, os fatos e o mundo à nossa volta.

Para Deutsch, hoje existem dois elementos que tornam o mundo ainda mais complexo: um é a velocidade das mudanças, e o outro é o volume de informações a que estamos submetidos diariamente. Segundo ele, é como se a todo o momento passado e futuro estivessem se encontrando. O nosso desafio está em conectar tantas informações e encontrar algum sentido nelas.

Entretanto, se o mundo é muito rápido, muito complexo e muito competitivo, fica a grande questão: como lidar com tudo isso? Deutsch recorre à frase do cantor americano Bruce Springsteen para exemplificar a sua resposta. “Se você consegue manter vivo no seu coração, bem como em sua mente, duas coisas contraditórias, ao mesmo tempo, se isso não te deixar louco, vai te deixar forte!”.

Mas como tornar simples um mundo tão complexo?

Ainda que, no mundo corporativo, como em outras áreas do conhecimento humano, a coleta de dados seja uma das principais fontes de elucidação, Deutsch afirma, na sua palestra, que os dados não significam necessariamente grandes ideias e percepções ou trazem as respostas que buscamos para os nossos dilemas da vida. É preciso ir além, compreendendo o que está nas entrelinhas, ou seja, a informação que não aparece explicitamente, mas que pode ser identificada pela experiência.

A cada dia, as coisas avançam um pouco mais, melhoram e pioram ao mesmo tempo. Por isso, para o antropólogo, é fundamental perceber essa complexidade e desenvolver uma mente imaginativa, que possibilite maior autoconhecimento e entender como tudo isso se relaciona com o nosso contexto e com os nossos sentimentos.

As 5 capacidades da mente humana

Para nos ajudar a lidar melhor com toda essa complexidade, o PhD Bob Deutsch apresenta as 5 capacidades da mente humana que devem ser desenvolvidas por todos nós. São características que abordam a nossa compreensão do mundo, a nossa introspecção, a nossa relação com o outro e a nossa abertura a diferentes experiências de vida.

1. Viver o sentimento

PSC

Existem pesquisas que apontam que as pessoas estão se sentindo cada vez mais desconfortáveis ao entrarem em contato com seus próprios sentimentos, mesmo que por alguns minutos. Uma das implicações é menos criatividade, pois sentimentos são pontos de partida para a estimulação de ideias.

Outra coisa muito importante também é que quanto menos você é capaz de viver os seus próprios sentimentos, menos ainda será capaz de perceber os sentimentos das outras pessoas. Então, de certo modo, isso faz o mundo um lugar mais perigoso”, alerta Bob.

2. Ser curioso

“Abra o capuz da vida e veja o que está por baixo, não aquilo que te falaram que está por baixo, mas aquilo que você descobriu estar por baixo.” Isso é o que pesquisador chama de explorar, sair da zona de conforto e buscar perceber, por meio dos próprios sentimentos, as coisas que lhe são mais interessantes, curiosas, ou mesmo repulsivas. Uma mente imaginativa depende do nosso repertório, ou seja, daquilo que lemos, assistimos e vivenciamos. Por isso, é importante acumular experiências.

3. Estar aberto

Essa disponibilidade, segundo Bob, é um convite a surpreender-se com o novo, a aprender de forma diferente e a construir novos caminhos, sem necessariamente, seguir uma lógica ou sequência formal e distinta. A ideia é deixar fluir, entender que existem os dois lados (razão e emoção) e, ainda assim, permitir-se viver o sentimento e a objetividade, ao mesmo tempo, sem fazer uma separação. Estar aberto é também combater os próprios preconceitos e dar uma chance de experimentar o que é novo.

4. Utilizar metáforas

“Conectar ideias: essa é a real essência da utilização de metáforas. Você faz conexões, associações e ‘lincagens’ entre coisas que, logicamente, não combinam”, explica Bob. O pesquisador afirma, ainda, que, de forma consciente ou inconsciente, a nossa mente é capaz de fazer ligações que nos permitem observar como as coisas se relacionam, se ajudam mutuamente e evoluem a partir desta junção. O conhecimento é não apenas o acumulo de informações, mas também a maneira como as conectamos.

5. Entender o paradoxo

Mesmo quando as coisas parecerem muito complexas e contraditórias, busque um entendimento, em vez de deixá-las de lado. Procure encontrar o que há em comum nas ideias que parecem contraditórias. Perceba a dinâmica, os argumentos, os dados, as teorias e as explicações em que se baseiam cada ideia e tente conectá-las. A vida é assim mesmo: noções opostas convivem umas com as outras ao mesmo tempo, o que se vê no trabalho, nos relacionamentos, na família, na espiritualidade, e por aí vai.

Estar engajado com essas 5 capacidades, permite que nos tornemos pessoas mais imaginativas. Mas o que isso significa na prática?

Segundo o especialista, cultivar a mente imaginativa significa honrar e respeitar a própria história; buscar viver, verdadeiramente, os próprios sentimentos; fazer de cada dia uma oportunidade real de fazer novas descobertas e permitir-se observar o que está acontecendo com você e com mundo à sua volta, de forma mais profunda e menos superficial. Ser imaginativo não é inventar a realidade, mas percebê-la por meio dos fatos e conectá-los com o desenvolvimento da própria inteligência.

“Uma vez que você se conecta com essas 5 essências, isso se torna um hábito, e é divertido. Faz com que você se sinta vivo, e isso é realmente necessário nesse mundo de hoje”, conclui o Dr. Bob Deutsch.

Gostou deste conteúdo? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!