Voltar

Como cuidar de sua imagem pessoal no ambiente de trabalho

Publicado em | 0 comentários

© Depositphotos.com / racorn A imagem pessoal no ambiente de trabalho exige um cuidado único para quem quer se destacar e crescer na carreira.

A imagem pessoal no ambiente de trabalho requer um cuidado especial para quem pretende se destacar e subir na carreira. Mesmo para aqueles que ainda estão em período de estágio ou fazem trabalho temporário, é válido dar atenção à imagem, à postura e aos hábitos dentro da empresa, pois isso pode levar à contratação.

Será que você está sendo um colega de equipe agradável? Será que as pessoas gostam de trabalhar com você? Será que as pessoas enxergam seu sucesso como algo bem-vindo e merecido? Tudo isso pode ser compreendido de acordo com o marketing pessoal que você precisa desenvolver.

Relações e comportamento no ambiente de trabalho

Suas relações e atitudes dentro do ambiente de trabalho são determinantes para a imagem que as pessoas têm de você dentro da empresa. Por isso, é importante que você esteja atento a alguns aspectos do seu modo de tratar as outras pessoas e se relacionar com elas.

Quando for conversar com alguém no trabalho, por exemplo, sempre mantenha um tom agradável, neutro e que não passe nenhuma negatividade. Outro ponto importante é não julgar os outros, pois atitudes como fazer muitas críticas, ironias e fofocas prejudicam bastante o carisma e a relação com os colegas.

A principal dica para que você se saia bem no relacionamento com os profissionais da empresa é: esteja sempre atento aos assuntos que discute. Por exemplo, evite falar de política se souber que pode causar discussões, rompimentos e divisões entre os colegas. Esse equilíbrio realmente garante a você uma base para poder se destacar sem que nada lhe prejudique.

A aparência e a imagem pessoal no ambiente de trabalho

Todo mundo sabe que a aparência é um quesito importante para a imagem de um profissional. E isso acontece por vários motivos, principalmente ao fato de que uma aparência bem cuidada demonstra a atenção que a pessoa dá a detalhes, um ponto importante para para a imagem pessoal dentro das empresas. Se a pessoa é disciplinada o suficiente para cuidar do cabelo, unhas, barba, roupas, diariamente, dá-se a entender que ela terá este mesmo cuidado com as atividades profissionais que lhe são impostas. Uma boa aparência reflete a natureza cuidadosa e detalhista da pessoa, que não se atém à sua comodidade.

Como construir uma imagem profissional

É importante ressaltar que uma boa imagem pessoal no ambiente de trabalho é algo que leva certo tempo para ser construída. Mesmo quando estiver bem estabelecida, qualquer deslize pode prejudicá-la e ter um resultado contrário ao desejado.

Sua imagem não é você, mas como as pessoas o enxergam. Sendo assim, tão importante quanto aprimorar suas habilidades e competências, é deixá-las em evidência para os seus colegas e superiores.

Autoavaliação

Essa é a ferramenta mais importante para a construção de uma imagem profissional. Primeiro, faça uma lista com suas principais habilidades e competências, sendo justo e sincero. Em seguida, tente refletir sobre quais delas são reconhecidas por quem está ao seu redor. Com as respostas, tente criar formas de evidenciar aquelas pelas quais você é raramente lembrado. Aproveite e use essa metodologia para descobrir quais são os seus pontos de melhoria e invista neles.

Comunicação

Desenvolver uma comunicação assertiva é fundamental para uma boa imagem pessoal e profissional. Essa é uma ótima ferramenta para evidenciar suas habilidades e competências, porém, é importante saber dosar, alguém se só fala de si mostra-se petulante e arrogante. Lembre-se que um diálogo não é um discurso, tão importante quanto ter algo para falar é saber ouvir. Manter contato visual e não se distrair é fundamental para uma comunicação assertiva. Além disso, evite o uso de gírias e palavras de baixo calão no ambiente de trabalho.

O corpo também fala

Você não se comunica apenas por meio de palavras, mas pela postura e gestos. Sentar-se de maneira desleixada pode comunicar aos outros que você não dá a devida importância ao trabalho que realiza. Também é bom sempre evitar estar com os braços cruzados.

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!