Voltar

Como Criar uma Proposta de Recrutamento e Seleção?

Publicado em | 0 comentários

Studio G/Shutterstock Ao criar uma proposta de recrutamento e seleção a empresa define e alinha as metas e objetivos de suas contratações

Todo profissional de Recursos Humanos, seja de uma empresa ou consultoria especializada, deve ter em mente como criar uma proposta de recrutamento e seleção que realmente atenda os objetivos da organização. Em outras palavras, ao montar este planejamento, é preciso dispor de todas as informações para que se selecione e contrate os candidatos certos para as áreas e vagas certas.

Proposta de Recrutamento e Seleção com Job Description

Neste contexto, se destaca o importante papel do “job description”, a descrição detalhada do trabalho, na tradução do Inglês para nossa língua. Esta ferramenta permite definir, assertivamente, a função, o departamento e atribuições do novo colaborador, bem como quais são as competências, habilidades, conhecimentos e experiências exigidas para a vaga.

Além disso, deve trazer qual o valor do salário a ser pago, benefícios sociais oferecidos e também a carga horária de trabalho. Ter este job description completo ajuda os recrutadores a darem um direcionamento mais eficaz ao processo de seleção e torná-lo mais produtivo e qualificado.

Como bem diz o ditado: melhor caminha, quem sabe para onde vai. No dia a dia de uma empresa não é diferente, pois é preciso criar processos cada vez mais assertivos, que ajudem a selecionar os melhores profissionais, com bem menos tempo e menos custos também.

Ressalto tudo isso porque muitas organizações ignoram a importância de construir uma proposta de recrutamento e seleção mais detalhada e específica. Por isso mesmo, acabam perdendo seu tempo e repetindo seguidamente erros na forma de captação e contratação de seus profissionais.

Descrições de vagas com salários incompatíveis com a área ou profissão, indefinição de departamento, exigência de um colaborador para muitas funções em apenas um cargo, apresentação de vaga para estagiário, com salário de estagiário, mas com tarefas de um profissional experiente: são alguns dos principais fatores que afugentam os bons profissionais e torna a empresa uma má referência no mercado. Fique atento!

Quanto mais clara e coesa for sua descrição de cargos, funções, exigências, qualificações, benefícios e salários, por exemplo, melhor também será seu processo de recrutamento e seleção. Busque fazer isso de modo que apenas os profissionais com as habilidades buscadas se interessem pelas vagas e de forma que a empresa seja capaz de reter os talentos oferecendo condições de trabalho compatíveis com seu cargo e atribuições.

Quer os melhores? Ofereça o melhor também! Construa processos positivos, uma equipe de alto desempenho, que traga produtividade, tenha motivação e gere lucratividade. Para isso, contrate colaboradores gabaritados e que realmente agreguem valor e diferenciais competitivos à sua empresa. Isso fará toda diferença!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!