Todo profissional de recursos humanos, que pode ser de uma empresa ou de uma consultoria especializada, deve ter em mente como criar uma proposta de recrutamento e seleção que realmente atenda aos objetivos da organização. Em outras palavras, ao montar esse planejamento, é preciso dispor de todas as informações para que seja possível selecionar e contratar os candidatos certos para as áreas e vagas certas.

Neste artigo, você vai compreender o que é uma proposta de recrutamento e seleção, qual é a sua importância e como ela deve ser elaborada. Para saber mais sobre o assunto, é só dar continuidade à leitura a seguir!

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”,
é um presente!

O que é uma proposta de recrutamento e seleção?

A proposta de recrutamento e seleção é um documento que basicamente determina as características gerais do cargo aberto e da pessoa que deverá ocupá-lo. Deve conter também uma explicação passo a passo sobre as etapas do processo seletivo.

Nesse contexto, se destaca o importante papel do job description, a descrição detalhada do trabalho, na tradução do inglês para a nossa língua. Essa ferramenta permite definir, de forma clara e eficaz, a função que está vaga, o departamento e as atribuições do novo colaborador. Determina também quais são as competências, habilidades, conhecimentos e experiências exigidas para a vaga — traços comportamentais, domínio de programas e ferramentas, fluência em idiomas etc.

Essa proposta deve ressaltar também qual é o valor do salário a ser pago, os benefícios sociais oferecidos e também a carga horária de trabalho. Ter esse job description completo ajuda os recrutadores a dar um direcionamento mais eficaz ao processo de seleção e torná-lo mais produtivo e qualificado.

Por que esse documento é importante?

PSC

Como bem diz o ditado: “melhor caminha, quem sabe para onde vai”. No dia a dia de uma empresa, não é diferente, pois é preciso criar processos cada vez mais eficazes, que ajudem a selecionar os melhores profissionais, com bem menos tempo e menos custos também.

Ressaltamos tudo isso porque muitas organizações ignoram a importância de construir uma proposta de recrutamento e seleção mais detalhada e específica. Por isso mesmo, acabam perdendo o seu tempo e repetindo seguidamente erros na forma de captação e contratação dos seus profissionais.

Descrições de vagas com salários incompatíveis com a área ou profissão, indefinição de departamento, exigência de um colaborador para muitas funções em apenas um cargo e apresentação equivocada de vagas para estagiário (com salário de estagiário, mas com tarefas de um profissional experiente!) são alguns dos principais fatores que afugentam os bons profissionais e tornam a empresa uma má referência no mercado. Fique atento!

Quanto mais clara e coesa for a sua descrição de cargos, funções, exigências, qualificações, benefícios e salários, por exemplo, melhor também será seu processo de recrutamento e seleção. Busque fazer isso de modo que apenas os profissionais com as habilidades buscadas se interessem pelas vagas e de forma que a empresa seja capaz de reter esses talentos, oferecendo condições de trabalho compatíveis com o cargo e as suas atribuições.

4 dicas para elaborar uma proposta de recrutamento e seleção de maneira eficaz

Agora que você já sabe o que é uma proposta de recrutamento e seleção e conhece a sua importância para as empresas, é hora de conferir 4 dicas fundamentais para criar essa proposta de forma eficaz e estratégica.

1. Verifique as vagas abertas e mapeie as competências necessárias

O primeiro passo para construir uma boa proposta de recrutamento e seleção é verificar as vagas abertas e reunir todas as informações referentes a elas. Para isso, os profissionais de recursos humanos devem se reunir com os gestores dos departamentos dessas vagas. Isso permitirá que eles descubram o cargo em questão, as competências técnicas e comportamentais esperadas do profissional, as atribuições diárias, os pré-requisitos da vaga, bem como o salário e os benefícios a serem pagos.

2. Redija o job description detalhadamente

Em posse de todas as informações acima, é hora de organizá-las e redigir o job description, ou seja, a descrição da vaga. Para isso, crie o texto com muita clareza, dividindo-o em tópicos claros e específicos: dados da empresa, nome do cargo e do departamento, salário e benefícios, atribuições da vaga, pré-requisitos e características desejáveis. Por fim, faça uma revisão do texto, verificando se ele está informativo e persuasivo, como toda vaga deve ser. Apresente-o ao gestor do cargo.

3. Determine as etapas do processo seletivo

A proposta de recrutamento e seleção deve conter não apenas o descritivo da vaga, mas também o detalhamento de todas as etapas que farão parte do processo seletivo. Em geral, esses processos são compostos pelas análises de currículo, entrevistas com profissionais de RH, entrevistas com os gestores da área, testes individuais (tanto comportamentais como de competências técnicas), dinâmicas de grupo, entre outros. É importante descrever cada etapa, definindo a ordem, métodos, datas e locais.

4. Defina os métodos de recrutamento e avaliação dos candidatos

Por fim, é necessário definir como os candidatos serão recrutados, isto é, em quais canais de comunicação a vaga será anunciada — sites parceiros, portais de vagas, redes sociais, intranet (em caso de seleção interna), e por aí vai. Também é essencial estabelecer critérios para avaliar os candidatos em cada etapa da seleção, de modo a garantir que realmente seja contratado o profissional mais adequado, isto é, que seja mais compatível — tanto com a empresa como com a vaga em questão.

Quer os melhores profissionais? Ofereça o melhor também! Construa processos positivos e obtenha uma equipe de alto desempenho, que traga produtividade, tenha motivação e gere lucratividade. Para isso, contrate colaboradores gabaritados e que realmente agreguem valor e diferenciais competitivos à sua empresa. Isso fará toda a diferença, por meio de uma proposta de recrutamento e seleção sólida!

Gostou deste conteúdo? Então, contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!